Quem nunca sonhou em acelerar uma moto de rally? Imagine se for uma legítima, projetada cuidadosamente para encarar as maiores competições off road do mundo. Mas o enredo pode ficar ainda melhor. E se ela fosse inspirada na atual campeã do Dakar e estiver homolagada para andar nas ruas?
Demais, não? A fabricante espanhola GasGas está desenvolvendo uma versão para produção em larga escala da sua 450, campeã do Dakar 2022. Saiba mais sobre o modelo e prepare o cartão de crédito.
GasGas terá moto de rally à venda
A marca GasGas pertence à empresa-mãe KTM Pierer Mobility desde 2020. Os austríacos são conhecidos principalmente pelos seus modelos de motocross e enduro e a própria KTM lançou uma 450 Rally Factory Replica há algum tempo. Agora, parece que os espanhóis recém campeões vão seguir a onda da fabricante que tem nada menos que 18 títulos no Dakar.
Vários protótipos de uma GasGas – para uso em estrada e off-road – foram vistos em testes perto de Barcelona, equipados com um novo motor KTM 400cc. Não chega a ser novidade, uma vez que a empresa chefe já anunciou o desejo de expandir a gama da marca subsidiária.
Em uma primeira vista, parece que o projeto flagrado em testes se trata de uma pequena Adventure -Touring. Uma moto movida pelo referido novo motor moncilíndrico, que também será usado nas próximas KTM 390 Duke e Husqvarna Vitpilen 401. Sim, a Husqvarna também é uma subsidiária dos austríacos…
Veja também:
- Nova ‘XT 660 da GasGas’ virá ao Brasil; veja data e preço
- Criar sua própria Motard: paixão por exclusividade
- GasGas vence Dakar 2022 ao bater Honda, KTM e Yamaha
GasGas 400 Adventure Dakar
Aparentemente, o estilo deste protótipo pretende remeter diretamente à moto de rally, com a qual a GasGas venceu o último Dakar. O design moderno, com uma frente acentuadamente ascendente e para-brisas bastante alto, denunciam a estratégia aparente.
Porém, o que mais chama a atenção é a proposta do modelo. Enquanto motos como a BMW G 310 GS (disponível no Brasil) e a KTM 390 Adventure são modelos de uso misto mais adequadas a estradas pavimentadas, a GasGas 400 vem mais focada no uso off-road.
A prova disso é a roda dianteira de 21 polegadas vista no protótipo – coisa rara nesta classe. A GasGas ainda escalou os pneus Metzeler com sulcos profundos e garfo invertido, junto de um robusto braço oscilante. Já o assento parece ter vindo da trail ES 700 – moto que virá ao Brasil em breve em pequeno lote.
Mais do que isso, a GasGas 400 Adventure provavelmente será o modelo de referência para a nova linha de design da marca. Isso porque, outros modelos futuros devem ser lançados em breve. Falando nisso, com base no estado de desenvolvimento do protótipo, podemos especular que o início da produção pode ocorrer em 2024.
Atualmente, a GasGas conta com uma fábrica recém-construída, perto de Barcelona – destinada apenas à produção de motos de teste. Enquanto isso, a classe das 400cc com seus modelos irmãos Husqvarna e KTM provavelmente deve sair da casa da parceira Bajaj em Pune, na Índia.
Nova moto de rally no Brasil
Vamos aos poucos, pois esta moto de rally sequer chegou à sua versão de produção em série. Por enquanto é apenas um protótipo, em fase final de desenvolvimento.
Depois de seu lançamento a marca deve anunciar alguns mercados que receberão a novidade, incluindo muitos territórios na Europa e América do Norte. A boa notícia é que a WM Racing, empresa que representa a marca aqui, parece bem interessada em trazer lançamentos da GasGas ao país. Quem sabe vejamos mais esta novidade por aqui.