Publicidade

Quem nunca sonhou em acelerar uma moto de rally? Imagine se for uma legítima, projetada cuidadosamente para encarar as maiores competições off road do mundo. Mas o enredo pode ficar ainda melhor. E se ela fosse inspirada na atual campeã do Dakar e estiver homolagada para andar nas ruas?

Demais, não? A fabricante espanhola GasGas está desenvolvendo uma versão para produção em larga escala da sua 450, campeã do Dakar 2022. Saiba mais sobre o modelo e prepare o cartão de crédito.

GasGas terá moto de rally à venda 

A marca GasGas pertence à empresa-mãe KTM Pierer Mobility desde 2020. Os austríacos são conhecidos principalmente pelos seus modelos de motocross e enduro e a própria KTM lançou uma 450 Rally Factory Replica há algum tempo. Agora, parece que os espanhóis recém campeões vão seguir a onda da fabricante que tem nada menos que 18 títulos no Dakar.

gasgas trabalha em nova moto de rally

Modelos de teste foram flagrados na Espanha

Publicidade

Vários protótipos de uma GasGas – para uso em estrada e off-road – foram vistos em testes perto de Barcelona, equipados com um novo motor KTM 400cc. Não chega a ser novidade, uma vez que a empresa chefe já anunciou o desejo de expandir a gama da marca subsidiária.

Em uma primeira vista, parece que o projeto flagrado em testes se trata de uma pequena Adventure -Touring. Uma moto movida pelo referido novo motor moncilíndrico, que também será usado nas próximas KTM 390 Duke e Husqvarna Vitpilen 401. Sim, a Husqvarna também é uma subsidiária dos austríacos…

testes da nova moto de rally da gasgas

Modelo visto é cotado como a GasGas 400 Adventure

 

Publicidade

Veja também:

GasGas 400 Adventure Dakar

Aparentemente, o estilo deste protótipo pretende remeter diretamente à moto de rally, com a qual a GasGas venceu o último Dakar. O design moderno, com uma frente acentuadamente ascendente e para-brisas bastante alto, denunciam a estratégia aparente.

moto de rally das gasgas

Modelo parece inspirado diretamente nas motos que competem no Dakar

Porém, o que mais chama a atenção é a proposta do modelo. Enquanto motos como a BMW G 310 GS (disponível no Brasil) e a KTM 390 Adventure são modelos de uso misto mais adequadas a estradas pavimentadas, a GasGas 400 vem mais focada no uso off-road.

Publicidade

A prova disso é a roda dianteira de 21 polegadas vista no protótipo – coisa rara nesta classe. A GasGas ainda escalou os pneus Metzeler com sulcos profundos e garfo invertido, junto de um robusto braço oscilante. Já o assento parece ter vindo da trail ES 700 – moto que virá ao Brasil em breve em pequeno lote.

GasGas lançou recentemente no mercado a SM 700 e ES 700

Mais do que isso, a GasGas 400 Adventure provavelmente será o modelo de referência para a nova linha de design da marca. Isso porque, outros modelos futuros devem ser lançados em breve. Falando nisso, com base no estado de desenvolvimento do protótipo, podemos especular que o início da produção pode ocorrer em 2024.

moto de rally gasgas

Aqui a GasGas ‘oficial de rali’ em ação nas mãos de Sam Sunderland, campeão do Dakar em 2017 (KTM) e 2022 (GasGas)

Atualmente, a GasGas conta com uma fábrica recém-construída, perto de Barcelona – ​​destinada apenas à produção de motos de teste. Enquanto isso, a classe das 400cc com seus modelos irmãos Husqvarna e KTM provavelmente deve sair da casa da parceira Bajaj em Pune, na Índia.

 

Nova moto de rally no Brasil

Vamos aos poucos, pois esta moto de rally sequer chegou à sua versão de produção em série. Por enquanto é apenas um protótipo, em fase final de desenvolvimento.

moto de rally ktm 450

Esta é a ‘Race Replica’ desenvolvida pela KTM há algum tempo, basicamente uma moto de rally à disposição de compradores comuns. Agora é a vez da GasGas

Depois de seu lançamento a marca deve anunciar alguns mercados que receberão a novidade, incluindo muitos territórios na Europa e América do Norte. A boa notícia é que a WM Racing, empresa que representa a marca aqui, parece bem interessada em trazer lançamentos da GasGas ao país. Quem sabe vejamos mais esta novidade por aqui.

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]