Publicidade

Há muitos motivos para ter uma moto elétrica, mas a pequena autonomia e demora para carregar a bateria ainda fazem muitos motociclistas desistirem da ideia. Talvez seja por isso que um grupo de engenheiros está trabalhando num novo sistema, que promete carregá-las em apenas 10 minutos… sendo que hoje isso pode levar até 6 horas?! Já pensou?

Moto elétrica que carrega rápido

O mercado das motos elétricas vem crescendo e ganhando espaço no coração dos motociclistas. Por esse motivo, as marcas e engenheiros estão se empenhando cada vez mais no desenvolvimento de produtos que atendam essa demanda de uma forma eficaz.

Uma das tecnologias que está sendo desenvolvida são as baterias EV de alta densidade e que podem ser recarregadas em apenas 10 minutos. Imagina o quanto isso facilitará a vida dos adeptos às duas rodas! 

Baterias EV que podem ser carregadas em apenas 10 minutos?

Baterias EV que podem ser carregadas em apenas 10 minutos?

Publicidade

 

Um dos grupos que está trabalhando no assunto é formado por engenheiros e liderado por Chao-Yang Wang, da Universidade da Pensilvânia. Aliás, lá em 2016 esse mesmo grupo desenvolveu um sistema de modulação térmica para resolver o problema do baixo desempenho das baterias de lítio em climas frios. Isso é baseado em uma folha de níquel que aquece rapidamente a bateria em condições bem frias, e possibilita que ela continue funcionando corretamente.

Motos elétricas

Como funciona a bateria

Esse método foi usado por eles em 2019 para carregar um protótipo de bateria de lítio em altas temperaturas, o que poderia causar deterioração. Porém, a bateria foi aquecida de forma breve – em apenas 30 segundos – pelo uso de uma fina folha de níquel através da qual os elétrons passam antes de serem imediatamente resfriados novamente. Esse método não resultou na deterioração da bateria, permitindo que ela pudesse ter carregamento mais veloz por causa das altas temperaturas.

Publicidade

Por meio desse método, foi possível entender que uma bateria de veículo elétrico pode ser totalmente carregada em menos de 10 minutos e ainda fornecer um alcance de 200 a 300 milhas, o equivalente à 320 a 480 km, em média. Uau!

motos elétricas

Veja mais:

Então, o que eles fizeram foi combinar o tempo de carregamento veloz de um outro protótipo de bateria aumentando a densidade de energia. O elemento de aquecimento de folha de níquel é mais uma vez usado para facilitar os tempos de carregamento mais rápidos e a versão mais recente tem uma densidade de energia de 265 Wh/kg, uma melhoria em relação aos 209 Wh/kg da iteração anterior. Os cientistas relatam que essa densidade de energia e tempo de carregamento rápido são uma combinação jamais vista e pode trazer oportunidades de design interessantes para os futuros veículos elétricos.

Publicidade

motos elétricas

Dessa forma, torna-se possível que a bateria de uma moto elétrica seja carregada até 70% em uma média de 10 minutos, para 2.000 ciclos. Todos esperam que essa tecnologia de bateria possibilite baterias mais em conta, menores, mais eficazes e que podem ser recarregadas rapidamente para manter os veículos elétricos rodando por mais tempo.

 

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.