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Demorou, mas finalmente os scooter conquistaram o gosto do brasileiro. Além da praticidade de veículos leves e automáticos, eles também oferecem comodidade, com equipamentos muitas vezes ausentes em motos ‘tradicionais’ muito maiores ou mais caras (como o clássico caso do smartkey, disponível em vários scooter e ausente em muitas motos grandes). E quando falamos dos modelos mais vendidos do Brasil, qual scooter é melhor: Honda PCX ou Yamaha NMax?

Qual o melhor: novo PCX 2023 ou Yamaha NMax?

O Honda PCX é o scooter mais vendido do Brasil, emplacando cerca de 30 mil unidades por ano. Para diminuir a margem, em 2020 o rival NMax ganhou atualizações importantes, que agora foram rebatidas pelo PCX 2023. Com tantas idas e vindas, qual ficou melhor?

pcx ou nmax - honda é mais forte

Em 2023 o PCX ganhou motor de 160cc, tal qual o NMax. A missão era clara: torná-lo o mais potente da categoria, ainda que por meio cavalo de diferença

Isso porque o PCX também renovou sua geração com motor de 160 cc mais potente. Desta forma, agora o modelo da Honda ficou a par do Yamaha NMax – que também é um 160 cc. Com isso, agora que o comparativo ficou mais apertado, nada melhor vermos mais a fundo  seus conjuntos e lista de equipamentos.

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Motor e conjunto

O Honda PCX 2023 agora conta com um novo monocilíndrico de 156,9 cm³, com arrefecimento a líquido e comando simples no cabeçote e 4 válvulas. Um propulsor que entrega 16 cv de potência e 1,50 kgfm de torque – veja ele em detalhes aqui. É o mais potente da categoria.

Mas o NMax o segue de perto. O Yamaha é movido por um monocilíndrico de 155 cm³, com arrefecimento a líquido e comando simples variável no cabeçote e 4 válvulas. Uma usina que desenvolve 15,4 cv de potência e 1,40 kgfm de torque.

Yamaha NMax

NMax ganhou fama de ser mais confortável e potente em 2020, quando passou por uma atualização importante. Porém, em 2022 foi a vez da Honda se movimentar

Ambos contam com câmbio automático do tipo CVT. No entanto, o modelo da Honda é mais leve (126 kg) e leva mais combustível – tem tanque com capacidade para 8 litros. O scooter Yamaha pesa 131 kg e tem reservatório para 7,1 litros.

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O PCX 2023 agora tem roda traseira de 13 polegadas – se igualou ao rival. Na dianteira o scooter segue com roda de aro 14 e o NMax com roda 13. Ambos tem suspensão dianteira com garfo telescópico e traseira com duplo amortecedor.

A diferença fica por conta do curso de suspensão: PCX com 100 mm nas duas rodas e NMax com 100 mm na dianteira e apenas 86 mm na traseira.

Além de novo visual, PCX 2023 agora tem motor de 160cc e roda de aro 13 na frente – assim como o NMax

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PCX ou NMax: qual o melhor equipado?

O PCX 160 2023 chega equipado com partida elétrica, rodas de liga leve, cavalete central e painel de instrumentos digital. O pacote ainda inclui tomada USB, iluminação full-LED, alarme, sistema start stop e chave presencial. Outra novidade de 2023 é o controle de tração nas versões ABS e DLX.

Além disso, o scooter da Honda chega na opção com freios a disco e sistema combinado (CBS) e também ABS. A versão topo de linha DLX oferece banco e acabamentos na cor marrom.

pcx e nmax - qual o melhor

PCX e NMax oferecem painel digital, tomada, computador de bordo, freio ABS, smartkey, luzes em LED e sistema start stop. O Honda ainda conta com alarme e controle de tração

 

Novamente, o Yamaha não fica muito longe. Ten partida elétrica, rodas de liga leve, cavalete central, painel de instrumentos digital e tomada 12V. A iluminação também tem farol e lanterna traseira em LEDs, sistema start stop e chave presencial. Há apenas versão com ABS.

PCX 2023 ou Yamaha NMax: preço

Comparativo disputado. Se apenas 0,6 cv separam a potência dos dois scooter e a lista de itens de série tem diversos componentes em comum, o preço é igualmente próximo.

preço dos pcx e nmax

Apesar dos preços sugeridos convidativos (chegando à casa dos R$ 15 mil, inclusive), nas concessionárias tanto o PCX quanto o NMax custam mais de R$ 20 mil

Segundo os preços sugeridos das fabricantes, o PCX custa R$ 15.460 na versão de entrada CBS, R$ 17 mil na ABS e R$ 17.400 na DLX. Já o NMax sairia por R$ 19.690, em versão única com ABS. Porém, segundo a tabela Fipe, nas concessionárias o Yamaha custa R$ 21.821 em média, enquanto o Honda já passava dos R$ 20.400 na versão 2022, de 150 cc (a nova ainda não foi aferida).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]