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Se você estava ansioso para saber o preço, desempenho e relação custo benefício das novas Kawasaki elétricas, contenha as expectativas. Isso porque recentemente a marca revelou os preços das novidades, que custam mais que uma Ninja ou Z 400, mesmo com entrega muito inferior. Saiba quanto custam e o que oferecem.

Novas Kawasaki elétricas 

As novas Kawasaki elétricas são a Ninja e-1 e a Z e-1. Apesar da base mecânica herdada das atuais 400cc/250cc, prometem desempenho equivalente a modelos 125 cc a combustão. Elas chegaram primeiro a mercados como o dos Estados Unidos. Visualmente, cada uma segue a linguagem de design de suas respectivas famílias.

Ninja e-1 é uma das novas Kawasaki elétricas 

Modelo Ninja e-1 herda o visual (e muito mais) da Ninja 400. Mas não o desempenho

Mas por baixo das carenagens, ambas as motos são movidas pelo mesmo motor elétrico, de 5 quilowatts (cerca de 6,7 cavalos de potência). Esse propulsor ainda é capaz de produzir potência de pico de 9 kW (ou cerca de 12 cv). Ou seja, nem perto dos 48 cv entregues pelas Ninja e Z 400. Já a velocidade máxima é de 94 km/h reais, segundo a marca. Bem abaixo das ‘irmãs’ a combustão, que podem beirar os 190 km/h.

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Z e-1 é uma das Kawasaki elétricas 

Z e-1 é a versão elétrica de uma tradicional Z da marca. Mas não espere o mesmo comportamento apimentado

No entanto, as Ninja e-1 e Z e-1 tem outras coisas interessantes, como a utilização da energia regenerativa da desaceleração. Além disso, ambas são alimentadas por um par de baterias removíveis. As unidades podem ser carregadas conectadas em tomada doméstica ou utilizando uma estação de acoplamento. Uma carga completa de cada bateria leva aproximadamente 3,7 horas.

O curioso é que as luzes e o painel de instrumentos são alimentados por uma bateria separada de 12 volts, assim como as populares motos a combustão. Totalmente carregadas, as Kawasaki elétricas tem autonomia de apenas 66 km. Para comparação, as Ninja 400 e Z 400 podem facilmente rodar mais de 300 km sem abastecer.

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Conjunto e tecnologia

Ambas as Kawasaki elétricas têm quadro de treliça de aço, suspensão dianteira telescópica de 41 mm e configuração Uni-Trak de link inferior com pré-carga ajustável na traseira. Os freios são a disco com ABS como item padrão. Já as rodas são de liga leve de 17 polegadas. Ou seja, sua base deriva diretamente das Ninja e Z a combustão.

velocidade motos elétricas kawasaki

Com função e-Boost (que dura apenas 15 segundos), as motos elétricas alcançam sua maior velocidade: 94 km/h

Além disso, Ninja e-1 e Z e-1 vêm com dois modos de potência e uma função e-Boost. O modo Eco amplia o alcance da moto, através de uma resposta de potência mais suave e uma velocidade máxima de 58 km/h. O modo Estrada tem velocidade máxima de 83 km/h.

E a função e-Boost permite aproveitar, brevemente, a potência extra para uma aceleração mais forte e uma velocidade máxima mais alta. Esta função nos modos Eco e Road move a moto até os 94 km/h. No entanto, o e-Boost dura apenas 15 segundos, para evitar o superaquecimento segundo a Kawasaki…

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As Kawasaki elétricas custam mais que Ninja 400

A Kawasaki oferecerá as motos elétricas em vários mercados. Portanto, o preço e a disponibilidade podem variar. Nos EUA, a Ninja e-1 começa com um preço sugerido de 7.599 Dólares (R$ 39.300 em conversão direta). Enquanto a Z e-1 parte de 7.299 Dólares (R$ 37.700). Ou seja, até 43% mais caras que as Ninja 400 e Z 400. Por lá, os modelos custam respectivamente 5.299 e 5.399 dólares.

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Em países como os Estados Unidos, as novas motos elétricas da Kawasaki custam até 40% mais que as Ninja e Z padrão. Não há previsão dos modelos virem ao Brasil

Por fim, nos EUA, a marca está recebendo pedidos das elétricas até 30 de novembro de 2023 ou até que a produção das motos se esgote. Espera-se que a fabricante comece as entregas aos clientes de dezembro de 2023 a junho de 2024. Ainda não há previsão dos modelos virem ao Brasil, onde ainda aguardamos as ZX-4R e Eliminator 450, anunciadas em junho.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]