Publicidade

Enquanto no cinema o personagem de Tom Cruise ‘Maverick’ guia a ‘motos comuns’ da Kawasaki, em breve teremos no futuro modelos bem mais radicais. Que voam! Nesta semana surgiu uma nova moto voadora com visual inspirado em aviões caça e que parece uma máquina saída do filme Top Gun.

Misto de avião caça – a moto voadora

Quem já parou para ver as máquinas do filme Top Gun, motos potentes e caças supersônicos, talvez não tenha pensado em uma fusão destes modelos. No entanto, alguém pensou! A Mayman Aviation apresentou nos Estados Unidos o projeto da moto voadora Speeder Air Utility Vehicle (AUV).

moto voadora parece ter saído de top gun

Moto voadora pode atingir velocidade máxima de 320 km/h com passageiro e parece ter saído de Top Gun

A Speeder AUV já vem sendo desenvolvida há algum tempo e deve chegar ao mercado em 2024. Nasceu como uma iniciativa da JetPack Aviation, especializada em trajes voadores e que já figurou na nossa lista de motos voadoras no mercado. No entanto, a empresa criou uma nova marca para focar especificamente em modelos VTOLs, a Mayman Aviation.

Publicidade

Para quem não sabe, VTOL (vertical take-off and landing) são veículos que podem pousar e decolar na vertical. E quando estas curiosas máquinas podem levar uma ou duas pessoas, são chamadas moto voadoras. No geral elas não tem rodas, uma exceção é a Lazareth LMV 496.

moto voadora pode atingir 6 mil metros de altura

Speeder já nomeou outro projeto, ainda parte da empresa Jetpack

Moto elétrica atinge mais de 800 km/h!

Segundo a Mayman Aviation, a Speeder AUV pode chegar a uma absurda velocidade máxima de 320 km/h com um piloto. No entanto, a empresa não vai focar somente no transporte para pessoas. Os americanos pretendem oferecer versões de carga do modelo.

No novo filme Top Gun, Tom Cruise pilota aviões que passam dos 2 mil km/h.. A moto voadora promete ser igualmente impressionante, atingindo até 800 km/h

Publicidade

Configurada para levar apenas materiais, como um drone, a marca promete velocidade máxima de insanos 800 km/h. Pode não ser os 2.485 km/h do F-14 Tomcat de Maverick em Top Gun, mas é próximo de um Boeing 737 que, por exemplo, opera no Brasil na confortável velocidade de cruzeiro de 966 km/h.

Como a moto voadora vai fazer tudo isso? O modelo deve ser impulsionado por 8 turbo-jatos e atinge altitude máxima de 20 mil pés (cerca de 6.000 metros). A capacidade de carga da máquina vai poder variar de 270 a 450 kg e terá um raio de alcance de 420 km – isso sem necessidade de reabastecimento.

 

Veja também:

Publicidade
moto voadora vai chegar ao mercado em 2024

Tim Draper, principal investidor montado na moto voadora, junto do CEO da Mayman Aerospace, David Mayman

Quando chega no mercado?

Tudo parece muito impressionante, no entanto a moto voadora ainda não voou… Segundo a fabricante, os testes com o protótipo começam a partir de outubro, mas ainda sem o piloto. O modelo vai ser comandado de forma remota, como um drone.

Um piloto só deve subir nos ares com a moto no último trimestre de 2024. A Mayman informa que já trabalha junto à FAA (Adminstração Federal de Aviação dos EUA) para certificar o modelo para voo.

Além disso, a marca mira entre os potenciais clientes as forças armadas e equipes de resgate. Empresas de entrega e curiosos motociclistas também devem ser parte da clientela. Mas até lá, a moto voadora terá que ter recebido certificações e autorizações para andar em áreas públicas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]