Publicidade

Afinal, qual a velocidade máxima atingida por uma moto na MotoGP, a principal categoria da motovelocidade mundial? Uma nova resposta surgiu para essa pergunta recentemente e ela pode lhe impressionar! Veja o novo recorde, que pertence a um piloto da ‘nova safra’ da competição e não a ícones do esporte como Valentino Rossi, Marc Márquez, Casey Stoner ou Jorge Lorenzo.

Velocidade máxima! Novo recorde na MotoGP

No assunto velocidade, os fãs da MotoGP não estão tendo do que reclamar na temporada 2023. Isso porque foi na etapa de Mugello, na Itália que o piloto sul-africano Brad Binder alcançou o recorde de velocidade da categoria. A bordo de sua KTM, o número 33 alcançou incríveis 366,1 km/h na pista.

MotoGP velocidade máxima

Velocidade máxima! Brad Binder estabeleceu um novo recorde para as motos da MotoGP

Certamente, as retas do circuito de Mugello ajudaram o piloto a atingir essa marca, mas também uma punição dos organizadores da prova. Afinal, Binder se envolveu em um toque com Marc Márquez, mandando o espanhol para o asfalto, e recebeu uma punição de volta longa e acabou caindo no meio do pelotão. Com uma moto veloz, o piloto se aproveitou do vácuo das motos à frente para alcançar essa velocidade histórica na reta.

Publicidade
brad binder piloto ktm motogp

Único sul-africano na MotoGP, Binder tem 27 anos, foi campeão Mundial de Moto3 em 2016 e possui 17 vitórias (2 na MotoGP)

Para quem não lembra, o vácuo é quando um piloto à frente quebra o atrito do ar, deixando um espaço livre desse atrito para o piloto que vem logo atrás. O próprio Brad Binder comentou sobre o caso: “Nossa moto é rápida. Você pode ultrapassar pilotos no final da reta. Isso é algo que eu posso aproveitar, o que é fantástico. Tive vácuos muito bons. Eu estava voltando e tinha motos na minha frente durante toda a corrida. Eu tinha cones de aspiração perfeitos”.

Veja também:

Evolução das motos na MotoGP em 2023

A nova marca de Brad Binder supera a de Jorge Martin em 3 km/h, quando o piloto atingiu 363 km/h no ano passado com sua Ducati. Porém, esse recorde não é um fato isolado na KTM, uma vez que com a evolução dos motores, mecânica e aerodinâmica, todas as equipes estão alcançando velocidades históricas. De modo que Aprilia, Honda e Yamaha passaram dos 360km/h pela primeira vez, também nesta temporada.

Publicidade

A categoria nunca esteve tão rápida em toda a sua história

Por fim, Enea Bastianini também alcançou uma velocidade recorde, com 364,1 km/h em Mugello, ficando agora com o segundo lugar nessa disputa. Para saber como está a disputa pelo título 2023 e como a organização pretende equilibrar o jogo que hoje pende para a Ducati, clique aqui.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.