Publicidade

Depois de um MotoGP recheado de emoções na Indonésia, as atenções agora se voltam para Phillip Island. De 19 a 22 de outubro, a Austrália será o palco da 16ª etapa da temporada 2023. Na reta final da competição, a disputa pelo título de pilotos permanece acirrada e promete muitas surpresas nesta pista conhecida por ser ‘traiçoeira’.

MotoGP na Austrália (Circuito Philip Island)

Philip Island carrega uma rica tradição na motovelocidade. O circuito recebe corridas desde a década de 1930, consolidando a Austrália como um polo da categoria. Naturalmente, para muitos o australiano e bicampeão de MotoGP Casey Stoner é o rei de Philip Island. Com 6 vitórias, ele superou ícones como Valentino Rossi e Marc Márquez. Mas, quando se trata da volta mais rápida, Márquez ainda mantém sua marca de 1’28.108.

Assim, a pista tem um design único. Suas curvas de alta velocidade e contornos mais arredondados permitem que os pilotos imprimam um ritmo acelerado. Já a reta principal, com 900 metros, é um trecho que possibilita boas ultrapassagens. Ainda mais porque os pilotos entram na reta após uma curva de alta velocidade, com o giro alto do motor.

Circuito de Philip Island, MotoGP da Austrália

Publicidade

Francesco Bagnaia abre vantagem contra Jorge Martín

A etapa antreior, disputada em Mandalika, foi um turbilhão de emoções. Ainda no sábado, Francesco Bagnaia (Ducati) teve um dia difícil, caindo no Q1 da classificação e abrindo caminho para Jorge Martín (Pramac, Ducati) tomar a liderança do campeonato. Mas o domingo, as coisas foram diferentes e mesmo com Martin fora da corrida, Bagnaia mostrou equilíbrio de campeão para voltar a vencer e se garantir no topo da tabela, por pelo menos mais uma rodada.

Agora, depois de 15 corridas, o placar mostra Bagnaia com 18 pontos de vantagem. Atualmente, o italiano da Ducati Team soma 346 pontos, enquanto Martín está com 328. Bezzecchi (Mooney V46) ainda ocupa a terceira posição, com 283 pontos. Por fim, fechando o top 5, temos Brad Binder (KTM) com 211 pontos e Aleix Espargaró (Aprilia) com 177.

Diogo Moreira faz história na Moto3

No entanto, se na MotoGP tudo permanece igual, na Moto3 foi dia de Diogo Moreira fazer história na Indonésia. O brasileiro de 19 anos venceu sua primeira corrida no Mundial de Motovelocidade, tirando o Brasil de uma fila de 18 anos sem vitórias nas categorias principais. Agora, o paulista se prepara para novas provas pela Moto3 e está com o contrato assinado para a Moto2 em 2024. Veja detalhes dessa conquista aqui.

Publicidade

Veja também:

Programação e horários da MotoGP da Austrália

Quinta-Feira (treinos livres):

19h – Moto3
19h50 – Moto2
20h45 – MotoGP
23h15 – Moto3

Publicidade

Sexta-Feira (treinos livres):
00h05 – Moto2
1h – MotoGP
18h40 – Moto3
19h25 – Moto2
20h10– MotoGP

Sexta-feira (classificatórios):
20h50 – MotoGP
22h50 – Moto3
23h45 – MotoG2

Sábado (corridas):
1h – MotoGP (corrida sprint)
21h – Moto3
22h15 – Moto2

Domingo (corridas):
00h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.