Publicidade

Foi em um ambiente rubro que o Circuito Internacional de Sepang recebeu a 17ª etapa do Campeonato do Mundo de MotoGP™ e viu Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) conquistar a segunda vitória do ano à frente de Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) e do italiano Valentino Rossi.

Dani Pedrosa vence de ponta a ponta o Grande Prêmio da Malásia

Dani Pedrosa vence de ponta a ponta o Grande Prêmio da Malásia

Pedrosa assumiu a ponta logo na largada, seguido por Márquez, Rossi, os pilotos da Ducati Team Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, e Lorenzo. Mas Lorenzo não tardou a superar os homens da marca italiana para chegar a quarto e colar na roda de Rossi. Entretanto, Pedrosa imprimia forte ritmo desde o início, enquanto Lorenzo passava Rossi para chegar a terceiro. Já Iannone ficava fora por problema técnico, na mesma altura em que Lorenzo marcava a melhor volta.

Com as primeiras posições definidas para Pedrosa e Lorenzo, a luta que roubava as atenções era entre Márquez e Rossi pela terceira posição. Ambos trocaram de posições algumas vezes com a tensão crescendo ao máximo, com ultrapassagens impossíveis, toques e gestos do italiano para o espanhol.

Publicidade
Rossi encara Márquez e o empurra para fora da trajetória, momentos antes da queda do piloto da Honda

Rossi encara Márquez e o empurra para fora da trajetória, momentos antes da queda do piloto da Honda

Uma volta depois Rossi tocou em Márquez, que acabou caindo. A Direção de Corrida anunciou desde logo a investigação do incidente após a prova. Enquanto tudo isto acontecia, Pedrosa mantinha-se na primeira posição com Lorenzo a apenas um segundo. Rossi corria então sozinho em terceiro, a seis segundos de Lorenzo, e com Smith, Crutchlow e Petrucci ocupando as sexta à oitava posições.

Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3), Cal Crutchlow (LCR Honda) e Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing) foram os nomes que se seguiram, com Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar MotoGP), o colega de equipe Maverick Viñales, Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3) e Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini) a completarem o Top 10.

Sem mais alterações na liderança, Pedrosa conseguiu vitória tranquila, à frente dos únicos dois pilotos que podem ainda conquistar o título, com Lorenzo reduzindo a diferença para Rossi para sete pontos antes da última corrida da temporada. Na geral Rossi continua a liderar, com 308 pontos, seguido de Lorenzo com 305 e Márquez com 222. Entretanto, Lorenzo está praticamente com o título de 2015 garantido pois com a punição recebida por Rossi – largar em último do grid – dificilmente ele conseguirá sustentar a vantagem que o separa de Pedrosa.

Publicidade

Sobre o incidente entre Rossi e Márquez

Rossi vai largar em último em Valência e vê reduzidas as suas chances de conquistar o 10º título na MotoGP™

Rossi é punido e vai largar em último do grid em Valência e vê reduzidas as suas chances de conquistar o 10º título na MotoGP™

Rossi acabou a corrida malaia em 3º e continua na frente da classificação do campeonato com sete pontos de vantagem sobre Lorenzo, depois de intensa batalha com Marc Márquez (Repsol Honda Team). O espanhol acabou no chão e a Direção de Prova penalizou Rossi com três pontos na sua licença. Isto faz com que Rossi largue na próxima e última corrida da temporada, em Valência, na última posição do grid. Enquanto isso, Jorge Lorenzo foi segundo e deixa Sepang a sete pontos de Rossi.

Valentino Rossi: “Infelizmente perdi muito tempo lutando com o Marc. Na Curva 14 tentei abrir a linha para escolher uma trajetória melhor para que ele tivesse de frear um pouco porque o Marc estava pilotando apenas para me criar problemas. Por azar, veio até mim e penso que fui tocado por ele. É uma pena porque creio que numa corrida normal podia ter alcançado o Jorge e assim perdi alguns pontos. Em Valência será ainda mais difícil”.

Publicidade
Márquez: "Como é possível um piloto atingir outro e mesmo assim receber pontos?"

Márquez: “Como é possível um piloto atingir outro e mesmo assim receber pontos?”

Marc Márquez: “Ouvi a moto do Rossi e depois vi que ele estava encostado, olhando para mim, e depois ele reduziu muito a velocidade. Estava aguardando porque naquela altura não havia mais nada a fazer e depois vi que com a perna ele empurrou o meu braço e o meu freio fazendo com que a roda da frente bloqueasse e eu caí. Caí e tenho zero pontos e o Valentino ainda vai correr em Valência. Mas, sabem, o que sinto é que este incidente de corrida não é um incidente de corrida. Como é possível um piloto atingir outro e mesmo assim receber pontos?”

Situação do campeonato faltando apenas uma etapa:

MotoGP_campeonato_25_10

Banner GP Dorna