Publicidade

A MotoGP chega à 15° etapa de 20 do total, em uma corrida que promete não só acirrar a disputa pela liderança, como também marca a volta da lenda Marc Márquez. O espanhol que havia anunciado que só retornaria no próximo ano, se recuperou bem da cirurgia e dos dias 16 a 18 de setembro, acelera no MotoGP de Aragón.

MotoGP de Aragón – Circuito Motorland

Assim, a MotoGP se despede da Europa, mais uma vez na Espanha. Será a terceira edição em solo espanhol, que já contou com corridas em Jerez de La Fronteira e na Catalunha. A princípio, o circuito Motorland não prioriza tanto assim os motores. Isso porque o traçado conta com setores de curvas que exigem mais pilotagem do que aceleração.

No entanto, por ser a MotoGP, as curvas 10 e 16 viram verdadeiros parques de diversão onde as curvas de média, que começam e terminam em retas, proporcionam bons pontos de ultrapassagem.

Publicidade

O circuito estreou na MotoGP em 2010 com a vitória do australiano Casey Stoner, que viria vencer também no ano seguinte. De lá pra cá, uma avalanche de espanhóis dominou a etapa de Aragon, até 2021, onde o italiano Francesco Bagnaia venceu a corrida.

Circuito Motorland:

Último vencedor: Francesco Bagnaia
Extensão: 5.9078m
Curvas: 16
Volta mais rápida: 1:48.089 (Franco Morbidelli, Yamaha 2020)
Maior vencedor: Marc Márquez, 6 vitórias

Quem segura Bagnaia?

O Italiano Francesco Bagnaia conquistou a quarta vitória consecutiva na última etapa de San Marino. Com isso, o piloto da Ducati que vinha numa crescente no campeonato, assumiu de vez a vice-liderança e agora terá cinco corridas à caça do líder Fabio Quartararo (Yamaha).

O francês Fabio Quartararo foi o 5° colocado em San Marino e viu a diferença cair para 30 pontos em relação à Bagnaia. A outra má notícia é que a próxima etapa será em Aragon, onde Bagnaia é o atual vencedor. Embora 30 pontos ainda seja uma margem confortável, o desempenho recente do italiano certamente assusta os concorrentes.

Publicidade

Classificação geral após 14 etapas da MotoGP

1 – Fabio Quartararo 211 (pontos)
2 – Francesco Bagnaia, 181
3 – Aleix Espargaro, 178
4 – Enea Bastianini, 138
5 – Johann, 125
6 – Jack Miller, 123
7 – Brad Binder, 115
8 – Maverick Viñales, 101
9 – Alex Rins, 101
10 – Jorge Martin, 94
11 – Miguel Oliveira, 90
12 – Luca Marini, 82
13 – Joan Mir, 77
14 – Marco Bezzecchi, 68
15 – Márc Marquez, 60

Marc Márquez retorna no MotoGP de Aragón

O Espanhol Marc Márquez retorna à MotoGP após quatro meses. O piloto teve que se ausentar para realizar uma cirurgia no braço. A princípio, a volta às pistas estava programada só para o ano que vem. No entanto, o piloto em comum acordo com a sua equipe médica decidiu voltar mais cedo para adquirir quilometragem para a próxima temporada. Uma vez que, o título da categoria já não é mais possível.

MotoGP de Aragón

Publicidade

O piloto já havia corrido nos testes em Misano na Itália, mas alegou ter “sofrido mais do que curtido” a experiência. Contudo, a equipe julgou importante esse retorno antecipado como parte do tratamento do atleta.

“Nas curvas para a esquerda, eu sinto que estou em uma posição mais natural do que antes. Nas à direita, senti falta de força naquelas que precisei forçar mais. No setor rápido, eu estava perdendo décimos porque não tenho estabilidade ainda”.

Mesmo com dificuldades, Márc Marquez estará no grid desse fim de semana, em um momento especial, retornando à MotoGP correndo em casa e no circuito de Motorland, onde é o maior vencedor da história.

“Fazer isso em Aragón, na frente os fãs, é impagável. Tenho certeza de que o apoio de vocês me ajudará a dar conta de todo o fim de semana. Mal posso esperar por sexta-feira”.

 

Veja também:

Programação e horários da MotoGP de Aragón

Sexta-Feira (treinos livres):
4h – Moto3
4h55 – MotoGP
5h55 – Moto2
8h15 – Moto3
9h10 – MotoGP
10h10 – Moto2

Sábado (treinos livres):
4h – Moto3
5h55 – Moto2
4h55 – MotoGP

8h30 – MotoGP

Sábado (classificatórios)
7h35 – Moto3
9h10 – MotoGP
10h10 – Moto2

Domingo (corridas):
6h – Moto3
7h20 – Moto2
9h – MotoGP

 

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.