Publicidade

O mercado de motos está em franco crescimento no Brasil. Assim, todos os dias surgem lançamentos, novas marcas e estilos, o que acaba gerando algumas dúvidas nos consumidores – especialmente aos que estão começando agora a pilotar ou em busca de sua primeira moto. Afinal, como escolher entre uma moto, motoneta ou scooter? Saiba qual a melhor para você.

 

Motoneta ou scooter: qual comprar?

Atualmente, existem ao menos 11 categorias de motocicletas nas ruas e lojas do país, dos mais variados tamanhos, propósitos e preços. E, entre elas, as scooter e motonetas. Econômicas, leves, urbanas e fáceis de pilotar, elas estão fazendo cada vez mais sucesso, mas possuem características próprias que as tornam ainda mais eficientes para usos distintos. Então não se deixe confudir pelas semelhanças no visual.

Yamaha Crypton é uma motoneta

Bora entender o que é uma motoneta e saber em quais pontos ela pode ser melhor que uma scooter?

Publicidade

 

 

Definição de motoneta

Se você quer saber o que é uma motoneta, chegou a hora. Primeiro, vamos usar uma definição ‘oficial’, da Abraciclo (Associação Brasileira de Fabricantes de Motos, Ciclomotores e Similares). Para a entidade, motoneta é um ‘motociclo underborne, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático’. Um detalhamento quase sinônimo ao das scooter. Para a Associação, uma scooter é ‘motociclo de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto’.

honda biz é motoneta e não motocicleta

A Biz é um exemplo perfeito de motoneta, categoria também chamada de cub

Publicidade

Agora, em português. Uma motoneta é uma motocicleta de baixa cilindrada, onde o piloto fica na posição sentada (como se estivesse numa cadeira), ao invés de montada (como num cavalo ou motos ‘tradicionais’). Assim, o piloto não tem o tanque entre pernas e seus joelhos podem se tocar – o que é possível graças ao tipo específico de chassi, chamado de underborne.

Também chamada de cub, seu câmbio costuma ser semiautomático, dispensando o uso da embreagem na hora de trocar as marchas – graças ao que, tecnicamente, é chamado de embreagem centrífuga. Então, sim! A Biz é motoneta. Aliás, pense sempre nela. Quando quiser saber como é uma motoneta, pense na Honda Biz, o modelo mais vendido da categoria aqui no Brasil.

 

 

Publicidade

 

O que é uma scooter

Visualmente, a scooter é bem semelhante à motoneta. Especialmente pela posição de pilotagem sentada, onde não há tanque de combustível entre as pernas do piloto. Além disso, tal qual a cub, ela é pequena, urbana e repleta de carenagens plásticas.

pcx é uma scooter honda

Visualmente parecida com a motoneta, a scooter se diferencia pelo câmbio (automático), tamanho das rodas (menores) e nível de itens de série

A principal diferença está no câmbio. Ele é automático, dispensando a troca de marchas – como nos carros. Ou seja, na motoneta você passa as marchas apenas com o pé (sem puxar a embreagem com a mão esquerda), enquanto na scooter não é preciso fazer troca alguma.

Além disso, as scooter costumam ser melhor equipadas e com acabamento mais refinado que as cub. E, naturalmente, mais caras. Modelos como Honda PCX, Yamaha Neo e Suzuki Burgman são exemplos de scooter à venda no mercado de 0km ou usadas.

 

 

Importância de escolher a certa

Para ficar satisfeito, o cliente, digo, motociclista, precisa escolher com sabedoria. Precisa conhecer as características e diferenças entre scooter e motoneta para saber qual será melhor para o seu tipo de uso. Bora saber qual lhe atenderá melhor?

 

Comparação entre motoneta e scooter

Vantagens da motoneta

A motoneta é mais simples que a scooter, então sua primeira vantagem é o preço menor. Com funcionamento simplificado e carenagens mais leves, geralmente é ainda mais econômica que uma scooter – em nossos testes, a Biz e a Pop passaram dos 60 km por litro ao rodar na cidade! E ainda costuma ter comodidades como espaço sob o banco e gancho para levar mochila.

nex 115 também é motoneta

As motonetas são mais simples e econômicas que as scooter. E há opções além da Honda Biz. Por exemplo, Haojue Nex 115 e Yamaha Crypton

• Preço menor

• Desempenho e economia

• Fácil de pilotar (não precisa de embreagem para passar as marchas)

• Comodidades (como espaço sob o banco e porta trecos)

• Manutenção acessível, graças ao conjunto simplificado

 

Desvantagens da motoneta

Como é pensada para as cidades, a motoneta costuma ter um desempenho limitado e não é uma moto indicada para fazer viagens ou pegar a estrada. Além disso, possui acabamento menos refinado e itens de série mais básicos. É uma ótima opção para deslocamentos, não para conforto ou ‘ostentar’.

• Precisa passar as marchas

• Compartimento pequeno sob o banco

• Poucos itens de série (como luzes em LED, tomada USB e smartkey)

 

Vantagens da scooter

Sinônimo de mobilidade urbana com estilo, a scooter é a categoria de motos mais vendida da Europa e está crescendo rapidamente no Brasil. Elas são modernas, estilosas, bem equipadas e podem até ter segmentos ainda mais específicos, como a Honda ADV 150, uma scooter preparada para aventuras leves.

As scooter são melhor equipadas. Geralmente, oferecem muito espaço sob o banco e vários itens de tecnologia

• Não precisa passar as marchas (câmbio automático CVT)

• Segurança (costuma ter itens como freio ABS e luzes em LED)

• Grande espaço sob o banco

• Bem equipadas (podendo ter sistema start stop, partida sem chave, iluminação full-LED, conectividade com smartphone e mais)

• Muitas opções de marcas, modelos, usos e preços (indo de R$ 10 mil a mais de R$ 100 mil)

 

Desvantagens da scooter

Com rodas pequenas e muitas carenagens, as scooter podem sofrer mais nas ruas esburacadas de grandes cidades brasileiras. Além disso, seu preço costuma ser bem acima de motocicletas da mesma cilindrada, enquanto o desempenho é limitado – tal qual nas cub’s.

• Preço elevado

• Menores, as suspensões podem prejudicar o conforto em estradas ruins

• Alto custo de algumas peças, como as grandes carenagens laterais

Veja também:

 

Uso ideal de cada veículo

Motoneta: melhor para quem?

Tanto a motoneta quanto a scooter são projetadas ao uso nas cidades. Como dissemos, são leves, econômicas e com recursos que aumentam a praticidade – como porta objetos e câmbio semiautomático, ou até automático. São fáceis de pilotar, de montar e de estacionar.

A motoneta é melhor que a scooter para quem está com o orçamento limitado, uma vez que costuma ter preço inferior e manutenção mais simples e barata. Com rodas maiores, também tende a oferecer mais conforto em locais de asfalto ruim. Para fechar, as cub’s costumam ter motor bicombustível (flex) e ser ainda mais econômicas que as scooter.

espaço sob o banco da motoneta biz

Uma motoneta como a Biz é ideal para quem precisa de uma moto econômica, prática, barata de manter e não se importa em trocar as marchas

 

Scooter: melhor para quem?

Como dissemos, as scooter são mais refinadas que as motonetas. Assim, agradam quem valoriza design e qualidade no acabamento. Além disso, são ainda mais fáceis de pilotar, graças ao eficiente e robusto câmbio automático CVT.

E também ganham pontos na comodidade e tecnologia. Modelos como a Yamaha Nmax 160 (assista ao teste completo) têm recursos como grande espaço sob o banco, luzes em LED, freios ABS, painel digital, tomada 12v para carregar o celular, conectividade com smartphone e partida sem chave (smartkey). Ou seja, são mais indicadas para quem valoriza tecnologia e praticidade.

Mais modernas e equipadas, as scooter são costumam ser mais refinadas – repare no belo painel da Honda PCX.

 

 

Consumo de combustível e desempenho

Motoneta ou scooter, qual a mais econômica?

Mais leves e com funcionamento mais simples, as motonetas costumam ser mais econômicas. Em nosso teste, a Honda Biz 125 fez mais de 60 km por litro em diversos momentos, especialmente na cidade. Porém, isso não significa que as scooter são ‘beberronas’. Em nossa última avaliação, a Yamaha Neo 125 rodou 49 km por litro, por exemplo. Ou seja, ótimas marcas nas duas categorias.

A economia da motoneta é imbatível. Em nossos testes, a Biz 125 fez mais de 60 km por litro em várias situações e medições. Mas as scooter vêm logo atrás, com consumo entre 40 e 50 km/litro

 

Desempenho: qual anda mais

No quesito desempenho, nova vantagem para as motonetas. Isso porque seu câmbio simplificado tem funcionamento parecido com o de uma ‘moto normal’ e, também, sua aceleração e velocidade final. Já o câmbio CVT das scooter privilegia a suavidade, conforto e economia, entregando menos fôlego para altas velocidades. Mas, claro, estas características irão variar entre modelos e marcas.

 

Manutenção e custos

Qual mais barata de manter, motoneta ou scooter?

Via de regra, tanto as scooter quanto as motonetas costumam ser motos de mecânica robusta, que dificilmente vão para a oficina ou apresentam problemas complexos. Ou seja, são opções de fácil manutenção.

motoneta honda biz na oficina

Antes de comprar uma moto, é preciso lembrar que você terá custos com manutenção. Eles cabem no seu bolso?

Mais refinadas, as scooter tendem a exigir um pouco mais do bolso, mas nada assustador. E isso acontece graças às próprias características do estilo, como pneus mais largos e sem câmara (porém, mais estáveis) e óleo de especificidade superior (mas trocas mais espaçadas).

Quer ter uma noção de quanto custa manter uma motoneta ou scooter? É possível ter uma base pelos modelos Yamaha, que contam com Revisão Preço Fixo. As revisões (na concessionária) de uma Neo 125, por exemplo, custam de R$ 108 a R$ 750, totalizando cerca de R$ 2.780 ao final de 18 mil km (ou 42 meses). Ou seja, menos de R$ 70 por mês – valor que não inclui a troca de componentes, como pneus e cabos.

Para ter uma noção de preço, esta é a tabela Revisão Preço Fixo da Neo 125. Segundo a Yamaha, o motociclista irá gastar cerca de R$ 70 por mês em revisões

Conforto e praticidade

Ergonomia e conforto das motonetas

Se as motonetas mandam bem no custo de manutenção, economia e desempenho, o mesmo pode ser dito no conforto? Dentro das limitações de uma moto leve e urbana, sim.

O conforto da motoneta é beneficiado pela posição de pilotagem, com punhos abaixo da altura do peito e pernas a quase 90 graus. Ou seja, uma postura relaxada, natural, como se o piloto realmente estivesse sentado na cadeira da sala de casa. Além disso, as rodas grandes costumam ‘engolir’ os buracos com facilidade, diminuindo incômodos e trancos.

posição de pilotagem da motoneta é confortavel

Repare na posição de pilotagem da motoneta. É confortável, natural, como se o piloto estivesse sentado numa cadeira

 

Ergonomia e conforto em scooters

Quando o assunto é conforto e ergonomia, as scooters têm um pulo do gato. Enquanto as motonetas são ‘todas iguais’, as scooters possuem dois tipos específicos de assoalho (onde ficam os pés), entregando uma posição de pilotagem diferente em cada um.

As scooter podem ter, basicamente, dois tipos de assoalhos. E cada um garante uma posiçaõ de pilotagem diferente

Existem os modelos de assoalho plano (como Neo, Elite, SH, Burgman) onde a posição é ereta e bem próxima a das cubs. Mas também há scooters com assoalho curvo, onde as duas plataformas dos pés ficam separadas. Isso significa que há mais espaço para esticar as pernas ou posições para deixar os pés, possibilitando até uma pilotagem ‘meio custom’, com os pés bem avançados para a frente. É o caso da NMax, PCX e ADV 150, por exemplo.

Em modelos como a NMax e a PCX, o motociclista tem uma longa plataforma para os pés

Além disso, as scooter costumam ter rodas pequenas (de 12 ou até 10 polegadas), que agradam em vias bem asfaltadas, mas sofrem em buracos. Já nas suspensões predominam cursos menores, onde impactos mais fortes são repassados ao piloto e, especialmente, ao garupa. Ou seja, são ótimas para ‘asfalto liso’, mas desconfortáveis em vias esburacadas.

 

Conclusão

Resumo das principais diferenças

E aí, pegou todas as diferenças entre motoneta e scooter? Já escolheu qual a melhor para o seu uso ou realidade no momento? Se ainda ficou alguma dúvida, bora esclarecer agora, num super resumo.

Scooter é uma categoria específica de motocicleta, caracterizada pela posição de pilotagem sentada (e não montada) e câmbio automático. Urbanas e modernas, costumam ser equipadas com vários itens de série voltados à tecnologia e praticidade. São econômicas, divertidas e muito fáceis de pilotar – basta acelerar e frear usando as mãos, como uma bicicleta. Exemplo: Honda PCX, Yamaha Neo.

As scooter estão em alta! Há modelos de várias marcas, estilos e preços. Até opções levemente aventureiras, com suspensões reforçadas, como a Honda ADV 150

Já as motonetas (também chamadas de cub) estão no meio do caminho entre motos e scooters. Têm posição de pilotagem sentada (como nas scooter), mas o motor e câmbio possuem o mesmo funcionamento das motos ‘tradicionais’ – com a facilidade da embreagem centrífuga, que dispensa o uso da embreagem para passar as marchas. São mais simples que as scooter, porém, mais robustas, baratas e econômicas. Exemplo: Honda Biz, Yamaha Crypton.

motoneta é econômica e fácil de pilotar

Meio termo entre as ‘motos tradicionais’ e as scooter, as motonetas fazem sucesso no Brasil há mais de 20 anos

 

Qual é melhor comprar: motoneta ou scooter?

Quer uma dica infalível para acertar na escolha entre motoneta e scooter? Lá vai: não pense em qual a melhor para comprar, mas sim na sua necessidade de uso. Coloque o ‘porque comprar‘ antes do ‘quem comprar‘ e você irá naturalmente pender para um dos dois lados.

Precisa de uma moto prática, mas que seja robusta, super econômica e de fácil manutenção? Uma verdadeira ‘guerreira’ que vai lhe acompanhar todos os dias? Então a escolha natural é uma motoneta.

Sua necessidade e se locomover dentro de uma grande cidade, com trânsito caótico e toda comodidade (como não precisar trocas as marchas) é bem vinda? E curte tecnologia, como partida sem chave e até sistema de conectividade? Talvez seja interessante fazer um test ride numa scooter. Pense em suas preferências, e aproveite toda a economia e praticidade que só uma motoneta ou scooter podem oferecer!

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza