Tem lançamento na área! A Honda apresentou a nova geração da Elite 125, sua scooter de entrada que foi completamente renovada. Mas será que as novidades são suficientes para deixar a concorrente Yamaha Neo 125 para trás? Qual scooter barata é a melhor? Compare!
Scooter barata: nova Elite 125 e Neo 125
A nova Elite é, de fato, uma nova moto. A versão 2025 da scooter barata da Honda foi apresentada nesta semana, tomando como base a Dio 125, amplamente difundida no exterior. Assim, nada tem a ver com a Elite que estava nas lojas desde 2020 – exceto o nome, claro.
O modelo está mais leve e mais comprido, trazendo a ideia de ‘moto maior‘. Também tem equipamentos inéditos, como o Idling Stop (sistema start stop da Honda) e a função eco no painel digital. E o visual também é novo, claro.
Já a Neo é conhecida de todos. Scooter Yamaha mais vendida do Brasil, a pequena chegou por aqui no fim de 2016, já como modelo 2017. Além de ser o modelo mais barato da marca, também agrada pela facilidade de pilotar e visual futurista, com grande farol em LED. Bora para o comparativo?
1. Potência, qual a melhor scooter 125?
O comparativo entre Neo e Elite 125 começa com vantagem para a Yamaha. A veterana Neo segue com o motor mais potente da categoria, entregando 9,8 cv de potência e 1 kgf.m de torque.
A Honda vem logo atrás. A nova Elite produz 8,2 cv de potência e os mesmos 1 kgf.m de torque – aliás, 1 cv a menos que a antiga geração. Porém, conta com tecnologia eSP, que promete um funcionamento mais suave ao motor.
2. A mais fácil de pilotar
Estas duas scooter barata são super fáceis de guiar. Ambas são leves, com assento baixo e câmbio automático CVT. Ou seja, é só acelerar, frear e ser feliz. Aliás, os freios são acionados com as manetes nas mãos, assim como nas bicicletas.
Neste quesito, um empate. Por um lado, a Yamaha leva vantagem por pesar menos, prometendo ser mais fácil de manobrar em baixas velocidades e manobrar. Já por outro, a Honda é a única a oferecer o cômodo freio de estacionamento. Se você acha que ele é desnecessário, espere até estacionar num declive.
3. Itens de série: qual scooter barata é mais completa?
Momento de falar dos itens de série! Como são modelos de entrada, estas duas scooter 125 não oferecem os mesmos recursos vistos um degrau acima, em modelos como PCX e NMax. Então esqueça freios ABS, conectividade com smarphone ou partida sem chave (smartkey), por exemplo.
Porém, ainda são bem equipadas. Ambas têm painel digital com função ECO (que indica a pilotagem econômica), farol em LED, gancho na carenagem para levar mochila e freios combinados. Vantagem para a Honda, que possui idling stop – sistema que desliga o motor em semáforos e o religa ao tocar do acelerador, para mais economia na cidade.
4. Consumo e desempenho
Aqui, mais um quesito onde as duas scooter são muito próximas. Segundo dados de homologação da Elite 125, aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnolgia, a scooter Honda faz 49,9 km por litro na cidade. Já a velocidade final é de 89 km/h reais (cerca de 95 km/h no painel).
Curiosamente, a Neo 125 também fez 49 km por litro em nosso teste completo. E a velocidade final real foi de 90 km/h, aferidos no GPS. Ou seja, mais um ponto em que é impossível dizer qual a melhor sem acabar pendendo para algum dos lados. Empate.
Veja também:
- Mais econômica de todas? Nova scooter promete fazer 100 km por litro
- Nem Honda, nem Shineray; já tem outra scooter adventure nas lojas!
5. Preço e pós-venda: qual a scooter comprar?
Por fim, o preço! E no quesito valor, pequena vantagem para a Yamaha. Afinal, a Neo 125 tem preço sugerido de R$ 12.790 e oferece 4 anos de garantia. Para fechar, participa do programa Revisão Preço Fixo.
Porém, a renovada Honda não fica muito atrás. A diferença de preço é menos de R$ 200, uma vez que a Elite 125 custa R$ 12.966. Já a garantia é de 3 anos, com mão de obra e óleo gratuitos em algumas revisões. Porém, supera a Neo em um ponto: tem mais cores à disposição do consumidor.