Publicidade

Um motor de moto maluco V8 de 1200cc promete vir movido à hidrogênio! Esse projeto ousado e curioso nasceu na Austrália, com a Salt Motorcycles. Descubra mais sobre a viabilidade dessa ideia.

Motor de moto doido! V8, 1200cc e movido à hidrogênio

A Salt Motorcycles revelou originalmente seu motor V8 em outubro de 2021. Na época, os engenheiros estavam testando tamanhos de diâmetro e curso para otimizar o desempenho, mantendo a largura de 350 milímetros (13,8 polegadas) do propulsor. E diga-se de passagem, lutando contra o peso de 48 kg da unidade.

Motor V8 deveria passar por uma transição de combustíveis, mas agora dever ser um projeto exclusivo para hidrogênio

Inicialmente, o proprietário da marca, Brenden James, planejava alimentar o V8 de 1.200 cc com gasolina convencional. Mas, à medida que as restrições de emissões de poluentes devem ser mais rígidas nos próximos anos, a Salt faria a transição da poderosa usina para biocombustível. Isso, antes de converter a unidade para ser movida a hidrogênio!

Publicidade

No entanto, parece que os planos mudaram… Em vez de seguir essa mudança gradual para fontes de energia mais limpas, a marca desenvolverá o V8 para funcionar exclusivamente com hidrogênio no futuro. Como tudo isso será feito ainda é um mistério.

Como o time da Salt vai desenvolver e realizar o projeto ainda é motivo de muito estudo

Veja também:

Hidrogênio é aposta do australiano

James, dono da Salt, também é fundador e presidente da Line Hydrogen, empresa que planeja a construção de unidades de produção de energia solar e hidrogênio. Com isso, não é de surpreender que o empresário tenha a intenção de criar uma motocicleta movida a hidrogênio.

Publicidade

Atualmente o único modelo de produção da Salt é ironicamente uma simpática moto de dois tempos ‘Twostroke’

No entanto, o desafio da produção do modelo de moto não é a única peça do quebra-cabeça. Como todo mundo sabe, os condutores ainda precisarão abastecer em algum momento da jornada. Portanto, estabelecer uma infraestrutura de combustível de hidrogênio também afeta a viabilidade do curioso motor V8.

Atualmente, a Salt Motorcycles, com sede em Brisbane, Austrália, oferece apenas um modelo, a Salt Twostroke. A motocicleta é feita sob encomenda, baseada na mecânica da KTM 300 EXC TPI e vestindo um visual ao estilo café racer, custando 39.990 dólares australianos – cerca de R$ 140 mil em conversão direta.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]