Publicidade

Todos conhecemos a rivalidade entre as marcas japonesas Yamaha e Honda no mundo das motocicletas. E também, claro, entre a Honda e a Toyota no mundo dos carros. Como isso poderia ficar ainda mais competitivo? Vamos lembrar quando duas destas gigantes se juntaram contra a outra titã!

Yamaha e Toyota: todos contra a Honda!

A Yamaha já construiu inúmeras coisas, desde instrumentos musicais até as suas famosas motocicletas. Mas em alguns momentos da sua história, o departamento de engenharia da marca também ajudou no desenvolvimento de automóveis.

E um dos trabalhos mais notáveis nesse campo foi em colaboração com a Toyota. Isso mesmo! Ainda em 1967, o belo e raro carro 2000 GT da Toyota tinha sob o capô um motor de seis cilindros em linha, com cabeçote fabricado por ninguém menos que a parceira Yamaha.

Marcas japonesas trabalharam juntas para criarem um dos primeiros superesportivos da terra do sol nascente

Publicidade

Mas como você já deve desconfiar, a ligação entre as marcas não ficou só no passado… Em 2001, a Toyota anunciou a compra de 5% das ações da Yamaha Motors. O objetivo, entre outras coisas, era viabilizar seu projeto de montar uma equipe de Fórmula 1.

Na época, o negócio permitiu o acesso à tecnologia acumulada pela Yamaha entre 1989 e 1997 – período em que disputou 116 corridas como fornecedora de motores para equipes como a Tyrrell e Arrows.

E apesar da Yamaha nunca ter obtido uma vitória na categoria, o motor da fabricante foi o precursor da tendência de compactação dos propulsores, que foi seguida com sucesso pela multicampeã Mercedes naquele final de década de 90.

Yamaha vinha aperfeiçoando motores para a F1 desde o final da década de 80

Publicidade

Japoneses não tiveram sucesso

Com a união Toyota/Yamaha visando a F1, a marca de motos também pode usufruir da utilização da rede de concessionárias da empresa de carros, para a venda de motocicletas. Sim, foi um golpe na arqui-rival em comum, a Honda.

Aliás, um dos motivos declarados da Toyota bancar um projeto de equipe própria na F-1 era justamente em função da volta da Honda à categoria como fornecedora de motores. Como você já deve saber, as duas empresas são fortes concorrentes no mercado de automóveis no Japão, na Europa e nos EUA.

A Toyota munida da colaboração com a Yamaha disputou corridas contra a rival em comum Honda

Colocando mais lenha na fogueira, a Yamaha, por sua vez, tem a Honda como principal concorrente no mercado de motocicletas – disputa que acontece até os dias de hoje no Mundial de Motovelocidade (MotoGP).

Publicidade

No entanto, na F1 o projeto da Toyota e Yamaha saiu pela culatra e o time retirou-se de forma súbita da categoria ao final de 2009, sem nenhuma vitória. A Honda foi mais a frente, adquiriu uma equipe própria em 2005, mas se retirou da classe um ano antes da rival, com apenas 3 vitórias.

Veja também:

Novo motor da Toyota e Yamaha projeta mais rivalidade futura com a Honda

Rivalidade volta com tudo!

O tempo passou, mas a parceria Yamaha e Toyota contra a Honda parece que segue viva! Ainda em 2021, a dupla de fabricantes anunciou planos para desenvolverem em conjunto um motor V8 de 5 litros – movido inteiramente a hidrogênio.

Até agora, a novidade ainda reserva surpresas quanto às suas aplicações futuras, no mercado ao no mundo das pistas. No entanto, mais uma vez será de fato mais uma arma contra a conterrânea Honda.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]