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As quatro grandes fabricantes de motocicletas do Japão anunciaram que vão desenvolver cooperativamente motores movidos a hidrogênio. Isso mesmo, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha se reuniram para anunciar a formação da HySE “Hydrogen Small Mobility and Engine Technology”. Confira os planos para a moto a hidrogênio!

Big four japonês em torno da moto a hidrogênio

Tal como o The Big Four das bandas de metal: Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer – o Big Four das fabricantes de motos: Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha é gigante em participação de mercado.

Mas além dos quatro maiores fabricantes japoneses de motos, a Kawasaki Heavy Industries Limited e a Toyota Motor Corporation também se juntarão à HySE como membros especiais. Tudo isso para criar o motor da moto a hidrogênio! E de acordo com os planos estabelecidos pela HySE, a Honda vai liderar a pesquisa e o desenvolvimento.

O presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka (extrema esquerda) e o presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki (centro, direita) anunciaram o estabelecimento da associação de pesquisa em tecnologia de motores a hidrogênio, em Tóquio na manhã do dia 17

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Já a Suzuki deverá conduzir um estudo de elementos sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade de motores movidos a hidrogênio. Enquanto isso, a Yamaha e a Kawasaki Motors conduzirão pesquisas práticas de desempenho e confiabilidade no mundo real.

Além disso, a Yamaha vai estudar os requisitos necessários para desenvolver um sistema de reabastecimento de hidrogênio. Por fim, a Kawasaki Motors vai analisar equipamentos auxiliares necessários para os sistemas de abastecimento de combustível, como tanques necessários para a distribuição de hidrogênio.

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Modelo movido a hidrogênio já vem sendo objeto de pesquisa a algum tempo, com marcas como a Kawasaki

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Incentivo ao hidrogênio nos EUA

O denominado hidrogênio limpo – também chamado de hidrogênio verde – é teoricamente possível. Uma alternativa à eletrificação de veículos, mas que no passado se apresentou proibitivamente cara de produzir. No entanto, agora, maneiras menos dispendiosas podem trazem novamente a possibilidades do hidrogênio.

Além disso, de acordo com o Conselho de Defesa de Recursos Nacionais dos EUA, a implementação do enorme crédito fiscal sobre o hidrogênio pode ser um divisor de águas em termos de incentivo ao desenvolvimento de hidrogênio limpo. Tudo isso como parte da Lei de Redução da Inflação de 2022 do país norte-americano.

No entanto, mesmo com o incentivo, toda essa novidade deve atender às diretrizes do Departamento de Energia e a Receita Federal dos EUA. E é aí que o desafio se torna mais complicado. Isso porque, emissões poluentes não vêm apenas dos escapamentos, mas de todas as fases da produção! Ou seja, todo o processo de fabricação de uma moto ainda precisa ser revisto.

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Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]