Uma nova Yamaha lançada na Europa parece vinda direto dos anos 1980. A mais nova descendente da família de clássicas XSR une o poderoso motor da MT-09 ao visual completamente retrô. Saiba tudo sobre essa máquina que parece coisa do “De Volta para o Futuro”.
Nova Yamaha parece vinda direto dos anos 1980
A nova Yamaha XSR 900 GP ganha destaque pela sua aparência e cores. A moto nasce inspirada na icônica YZR 500 pilotada por nomes como Eddie Lawson e Wayne Rainey, campeã Mundial de Motovelocidade na década de 1980. No entanto, trata-se de um modelo combinando um design nostálgico com a mais recente tecnologia.
Desta forma, a XSR900 GP é baseada na XSR 900 padrão, uma versão movida pelo popular motor triplo da MT-09 da Yamaha. Além disso, a GP tem garfo invertido e amortecedor traseiro totalmente ajustáveis, da KYB.
Sob a carenagem retrô está um painel TFT de 5 polegadas, entre os clip-ons da GP, derivado da nova Yamaha Tracer 9 GT +. Outros recursos modernos incluem um quickshifter e conjunto completo de auxílios eletrônicos ao piloto, incluindo três modos predefinidos.
Contudo, a nova Yamaha XSR900 GP mantém a referência ao passado com o uso do chassi ao estilo Deltabox, como a velha TZR 250. Entretanto, o chassi traseiro é novo e a haste de direção agora é de alumínio.
Há também um novo assento completo, com a “corcunda” na traseira. Além disso, a moto exibe espaços para numeração em estilo retrô e novos painéis laterais. E para completar o visual, uma carenagem inferior estará disponível como um extra opcional.
Veja também:
- Yamaha clássica: a nova XSR 900
- Motos que queremos no Brasil: Yamaha XSR 700
- XSR 900 Abarth: a moto mais linda que você verá hoje
Modelo já desfilou em evento antes…
A ideia da XSR vestida com meia carenagem, no estilo dos anos 1980, não é totalmente nova. Esse design já foi sugerido pela moto-conceito DB40 da Yamaha, mostrada no Goodwood Festival of Speed deste ano.
Contudo, curiosamente, a XSR900 GP manteve na frente o pequeno farol de ‘módulo de lente compacto’, como visto no conceito. A solução deixa o feixe de luz embutido no “nariz” da moto, para enfatizar sua aparência atrevida e retrô.
Serão oferecidas duas cores para a XSR 900 GP: a Legend Red vista nas fotos e a Power Grey. No entanto, preço e disponibilidade ainda não foram revelados. Estima-se um valor em torno de 13 mil euros – mais de R$ 68 mil em conversão direta. Atualmente, a XSR padrão custa aproximadamente 11.600 euros.