A BMW Motorrad é famosa por suas motos aventureiras, suas poderosas superesportivas e até por suas bem equipadas scooter. Mas uma BMW de motocross parece novidade! Nem todo mundo lembra, mas a BMW já adentrou no mundo das competições de MX… E a razão de poucos saberem disso foi porque o projeto não se desenvolveu como a marca gostaria! Confira mais detalhes dessa curiosa história.
A BMW fez uma ‘Husqvarna motocross’ e falhou…
O mundo do motocross está cheio de ideias criativas e inovadoras. A Yamaha, por exemplo, já construiu um modelo com tração nas duas rodas. Não foi um sucesso, mas também não chega a ser um caso tão grande de desapontamento quanto a G450X foi para a BMW…
Para quem não sabe, a G450X foi produzida pela BMW em uma época em que a marca Husqvarna pertencia à empresa alemã. O modelo apresentava um design muito específico, explorando bastante a concentração de massas ao redor do centro de gravidade.
Desta forma, a moto possuía o tanque de gasolina sob o assento, de forma a liberar o local tradicional para a caixa de ar, bateria e o corpo do acelerador. Assim, facilitava a manutenção do filtro de ar, que era fixado por dois grampos sob a lateral direita da frente da moto.
Foi uma criação com grande dedicação por parte dos engenheiros da marca. Diga-se de passagem, o motor BMW foi projetado na Alemanha, mas construído em Taiwan pela Kymco. Sim, a mesma referência global em scooters e que disponibiliza produtos aqui no Brasil, representada pela JTZ…
Um conjunto peculiar!
Voltando à BMW motocross, a G450X tinha um sistema de injeção de combustível em circuito fechado que, segundo proprietários, parava com facilidade. A roda dentada do contra-eixo foi montada na linha do pivô do braço oscilante, chamado de sistema de tração coaxial.
Já o motor foi inclinado para a frente 30 graus e a pequena embreagem foi montada próxima do virabrequim. No entanto, o motor foi pendurado sob uma estrutura no estilo treliça, onde estava vulnerável, e o referido virabrequim girava para trás. Não foi uma boa receita!
O propulsor era um monocilíndrico de 4 tempos, de 449 cm³, entregando potência de 41 cv a 7.000 rpm e torque de 4.4 kgf-m a 6.500 rpm – junto da caixa de 5 velocidades. Nem o garfo invertido Marzocchi, com curso de 300 mm, e o conjunto Öhlins na traseira salvou a moto!
Um super piloto poderia salvar a BMW de motocross?
Ok, a G450X estava sofrendo com vários problemas de projeto, impactando negativamente sua aceitação no mercado. Além disso, colocava em xeque a qualidade do produto. Era hora de agir. Que tal contratar um dos melhores pilotos do mundo para competir com a moto, mostrando suas qualidades?
Também não deu certo. Em 2009, a BMW contratou o bicampeão mundial de Enduro, David Knight, para guiar a recém-lançada G450X. Mas após resultados decepcionantes na primeira metade do ano e de dificuldades para se ajustar à motocicleta, David solicitou que fosse dispensado do contrato. Segundo a BMW, antes do início da temporada, o piloto fez vários testes na G 450 X, mas no decorrer das corridas ficou nítido que homem e máquina não harmonizaram…
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Despedida do mercado
Após a fracassada incursão, a BMW saiu do mercado de motos off-road no final de 2010. Mas como a marca ainda possuía a Husqvarna na época… e coube à empresa sueca a missão de utilizar o motor taiwanês no modelo motard TX449, de 2011 a 2014.
Para 2011, a BMW deixou também para a Husqvarna a missão de fazer uma outra versão de motocross, a TC449. Nada disso parece ter feito sucesso e a gigante KTM comprou a Husqvarna em 2013, fazendo questão de abrir mão de todas as propriedades intelectuais de motocross da alemã!
Atualmente, a G450X é apenas um modelo diferente e curioso. Por que não dizer uma peça rara e curiosa aos fãs de motards aqui no Brasil?! E os raros exemplares são vendidos a peso de ouro aqui no país, embora tenham uma história infame no mundo das competições.