Seis meses depois de ser apresentada ao público durante o Salão Duas Rodas, a nova Next 300 chega ao mercado ainda este mês. As concessionárias recebem as primeiras unidades do modelo já na segunda quinzena de maio. Segundo a Dafra, o lançamento reafirma o posicionamento da marca “de atender nichos específicos de mercado, como já tem feito com sucesso entre os scooters, com produtos de alta tecnologia e qualidade”.
Não há mistérios em torno do modelo: a Dafra Next 300 2018 manteve a mesma receita da antecessora, a Next 250, mas com cilindrada aompliada para 278 cm³ e outras novidades. A alimentação por injeção eletrônica e a venerada refrigeração líquida do propulsor continuam lá. A moto gera agora 27 cv de potência máxima, a 9.500 rpm (ante 25 cv a 7.500 rpm da Next 250). Curiosamente, o torque baixou um pouco, de 2.75 kgf.m a 6.500 rpm para 2,65 kgf.m, na versão de 300 cilindradas. O câmbio segue com seis marchas. O preço é R$ 14.590,00 + frete (de R$ 400,00, segundo a Dafra).
Além do motor de 27 cv, o que mais mudou na Dafra Next 300
Os freios também mudaram. A Next 300 chega equipada com sistema FH-CBS, que distribui a força de frenagem para as duas rodas, com regulagem em 4 níveis e pinça radial. Disponibilizar uma versão com ABS não está nos planos da marca, que considera “que 80% das motos vendidas na categoria não possuem sistema de frenagem ABS ou CBS”. Por falar no segmento, a Next 300 encara principalmente a líder de vendas Honda CB Twister e a renovada Yamaha Fazer 250, também apresentada no Salão Duas Rodas. A missão dessa Dafra é dar continuidade ao histórico de sucesso da Next 250, que vendeu mais de 12 mil unidades, embalada pela sua boa ciclística e motor vigoroso.
COMPARATIVO STREET 250 – 300 cc |
|||
DAFRA NEXT 300 |
HONDA CB TWISTER |
YAMAHA FAZER 250 |
|
CILINDRADA | 278 cc | 249,5 cc | 249,5 cc |
PESO SECO | 167 kg | 135 kg (ABS: 137 kg) | 149 kg (líquido, com ABS) |
POTÊNCIA MÁXIMA | 27 cv, a 9.500 rpm | 22,4 cv a 7.500 rpm (gasolina) | 21,3 cv, 8.000 rpm (gasolina) |
TORQUE | 2,65 kgf.m, a 6.500 rpm | 2,24 kgf.m, a 6.000 rpm (gasolina) | 2,1 kgf.m, a 6.500 rpm (gasolina) |
PREÇO SUGERIDO | R$ 14.590,00 | R$ 13.990,00 | R$ 14.990,00 |
As outras mudanças são estéticas – e sutis. Basicamente, há novas cores e grafismos, que buscam reforçar a vocação esportiva da street. A Next 300 será vendida em vermelho e preto, com o objetivo de emplacar 1.000 motocicletas nos primeiros 12 meses. Segundo o gerente nacional de marcas da Dafra, José Ricardo Siqueira, “o mercado passa a contar com a evolução de um modelo de muito sucesso, com excelente performance e ótima tecnologia de sistemas de freio, atendendo às demandas por mais segurança, com preço extremamente competitivo, reforçando o posicionamento da marca e o compromisso com a retomada do mercado de motocicletas”.
Já o diretor de engenharia da marca, Victor Trisotto, vê a Next como um moto ‘consagrada por sua qualidade, sobretudo pela durabilidade e excelente consumo de combustível’. “Sobre essa plataforma aprovada pelos clientes na Next 250, que de tão satisfeitos criaram motoclubes dedicados ao modelo, é que acredito na evolução do produto. Sobre a mesma robusta e aprovada motorização, evoluímos a cilindrada de modo a aumentar a potência. Dessa forma, afirmo que a Next 300 tem os atributos necessários para manter a fidelidade dos atuais e conquistar novos clientes”, garante. Para finalizar: a Apache RTR 200, outro modelo que roubou atenções no stand da marca no Salão Duas Rodas, ainda não tem data para chegar às lojas. Sobre ela, a Dafra informou que se posicionará ‘apenas no lançamento do modelo’. Estamos aguardando!
FICHA TÉCNICA DAFRA NEXT 300 |
|
MOTOR |
|
Tipo | Monocilíndrico, 4 tempos, SOHC, refrigeração líquida, injeção eletrônica |
Cilindrada | 278 cm³ |
Potência máxima | 27 cv @ 9.250 rpm |
Torque máximo | 2.65 kgf.m @ 6.500 rpm |
Sistema de partida | Elétrica |
Transmissão | 6 velocidades |
CHASSI, FREIOS E SUSPENSÕES |
|
Chassi | Diamond |
Suspensão dianteira | Telescópica – 125 mm |
Suspensão traseira | Braço oscilante, monoamortecida – 110 mm |
Freio dianteiro | Disco 287mm |
Freio traseiro | Disco 220mm |
Rodas | Liga leve aro 17″ |
Pneu dianteiro | 110/70 – 17 sem câmara |
Pneu traseiro | 130/70 – 17 sem câmara |
Sistema de freios | FH-CBS |
DIMENSÕES |
|
Altura | 1.050 mm |
Largura | 790 mm |
Comprimento | 2.005 mm |
Entre eixos | 1.335 mm |
Altura mínima do solo | 170 mm |
Altura do banco | 790 mm |
Peso seco | 167 kg |
Tanque | 14 litros |
Combustível | Gasolina |