Publicidade

A Harley-Davidson trabalha no desenvolvimento de uma moto ‘pequena’ desde 2019 e há novidades. Nesta semana, vazaram fotos da ‘nova Harley 300’, que deixam claro que houve uma mudança de estratégia na concepção do modelo.

A nova Harley 300 parece enfim chegar à sua forma definitiva. Modelo mudou quase que completamente, incluindo o motor – agora em V, finalmente

Para entender o caso vamos retroceder dois anos. Em meados de 2019 a H-D estabeleceu parceria com a chinesa Qianjiang para a criação de uma moto de ‘baixa’ cilindrada, destinada especialmente aos mercados emergentes – como alguns da Ásia e, quem sabe, o nosso. A princípio ela teria motor de dois cilindros em linha, arrefecimento a líquido e até chassi em treliça, tudo muito distante da tradicional identidade americana.

Um novo projeto

Porém, as novas imagens apontam para um caminho bastante diferente. O projeto passou a adotar um motor de dois cilindros em V, arquitetura que é marca assinada da Harley, e visual inspirado na linha Sportster da marca – da qual deriva a Iron 883, por exemplo. Há, inclusive, guidão baixo, escapamento duplo, assento único, pedaleiras ligeiramente avançadas e muito tons foscos na pintura.

Publicidade

Antigo projeto era chamado de Harley 338R, com motor de cilindros em linha, chassi de treliça e outros elementos que em nada remetem à marca

As fotos da nova Harley 300 vazaram dos registros de homologação ao mercado chinês, ou seja, retratam uma moto muito próxima da que chegará às concessionárias em breve. Até então o modelo é chamado de ‘SRV300’.

Nova Harley é bem mais ‘purista’, com design próximo ao da Iron 883. Conta também com suspensão invertida e motor arrefecido a líquido

Potência e peso da nova Harley

Os dados também informam sobre peso e potência da novidade. São 163 kg e 35,3 cv de potência máxima, gerada pelo propulsor arrefecido a líquido e com 296 cm³, o que aponta para uma moto leve, ágil e ‘esperta’, uma concorrente à altura da Meteor 350, lançada pela Royal Enfield em 2020. Além disso, é equipada com rodas de 16 polegadas na frente e 15 atrás, assim como com freios ABS.

Publicidade

Parceira de desenvolvimento da Harley, chinesa Qianjiang registrou o modelo no mercado local como SRV300

As imagens deixam claro que a estratégia da Harley com sua nova moto de entrada mudou radicalmente, migrando do que era praticamente uma naked para um modelo com linhas clássicas, com ‘assinatura’ da H-D. Isto pode estar diretamente ligado ao seu novo planejamento, o Rewire, que opta pelo conservadorismo e por focar em áreas nas quais a empresa já atua. Ele substitui o audacioso More Roads to Harley-Davidson, que originou produtos como a Pan America e LiveWire, sua primeira big trail e moto elétrica, respectivamente.

Nova Harley 300 no Brasil

Por enquanto ainda não há qualquer indício de que a novidade venha ao Brasil. Entretanto, nesta semana a subsidiária local enviou um comunicado à imprensa reiterando seu ‘compromisso com o país’, o que condiz com sua confirmação antecipada no Salão Duas Rodas 2021, que se deu quase dez meses antes do evento abrir seus portões. Ou seja, o Brasil segue parecendo um mercado interessante à companhia americana.

Com a aposentadoria da família Sportster o modelo ‘de entrada’ passou a ser a Fat Bob, com preço na casa dos R$ 90 mil. Uma moto ‘pequena’, acessível, é mais interessante do que nunca à companhia

Publicidade

Além disso, com o fim da linha Sportster o preço de seus modelos de entrada por aqui dispararam, dos cerca de R$ 50 mil de uma Iron 883 aos quase R$ 90 mil de uma Fat Bob. Neste cenário, uma moto realmente de entrada, com preço bem abaixo disso, seria crucial para atrair novos consumidores e assim a empresa poderia cativá-los e convencê-los, quem sabe em algum tempo, a investir mais para ter ‘uma Harley maior’. Ou seja, a nova 300 é importante para a manutenção da marca, também, no Brasil. Quem sabe ela venha em breve.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza