A Harley-Davidson trabalha no desenvolvimento de uma moto ‘pequena’ desde 2019 e há novidades. Nesta semana, vazaram fotos da ‘nova Harley 300’, que deixam claro que houve uma mudança de estratégia na concepção do modelo.
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Para entender o caso vamos retroceder dois anos. Em meados de 2019 a H-D estabeleceu parceria com a chinesa Qianjiang para a criação de uma moto de ‘baixa’ cilindrada, destinada especialmente aos mercados emergentes – como alguns da Ásia e, quem sabe, o nosso. A princípio ela teria motor de dois cilindros em linha, arrefecimento a líquido e até chassi em treliça, tudo muito distante da tradicional identidade americana.
Um novo projeto
Porém, as novas imagens apontam para um caminho bastante diferente. O projeto passou a adotar um motor de dois cilindros em V, arquitetura que é marca assinada da Harley, e visual inspirado na linha Sportster da marca – da qual deriva a Iron 883, por exemplo. Há, inclusive, guidão baixo, escapamento duplo, assento único, pedaleiras ligeiramente avançadas e muito tons foscos na pintura.
As fotos da nova Harley 300 vazaram dos registros de homologação ao mercado chinês, ou seja, retratam uma moto muito próxima da que chegará às concessionárias em breve. Até então o modelo é chamado de ‘SRV300’.
Potência e peso da nova Harley
Os dados também informam sobre peso e potência da novidade. São 163 kg e 35,3 cv de potência máxima, gerada pelo propulsor arrefecido a líquido e com 296 cm³, o que aponta para uma moto leve, ágil e ‘esperta’, uma concorrente à altura da Meteor 350, lançada pela Royal Enfield em 2020. Além disso, é equipada com rodas de 16 polegadas na frente e 15 atrás, assim como com freios ABS.
As imagens deixam claro que a estratégia da Harley com sua nova moto de entrada mudou radicalmente, migrando do que era praticamente uma naked para um modelo com linhas clássicas, com ‘assinatura’ da H-D. Isto pode estar diretamente ligado ao seu novo planejamento, o Rewire, que opta pelo conservadorismo e por focar em áreas nas quais a empresa já atua. Ele substitui o audacioso More Roads to Harley-Davidson, que originou produtos como a Pan America e LiveWire, sua primeira big trail e moto elétrica, respectivamente.
Nova Harley 300 no Brasil
Por enquanto ainda não há qualquer indício de que a novidade venha ao Brasil. Entretanto, nesta semana a subsidiária local enviou um comunicado à imprensa reiterando seu ‘compromisso com o país’, o que condiz com sua confirmação antecipada no Salão Duas Rodas 2021, que se deu quase dez meses antes do evento abrir seus portões. Ou seja, o Brasil segue parecendo um mercado interessante à companhia americana.
Além disso, com o fim da linha Sportster o preço de seus modelos de entrada por aqui dispararam, dos cerca de R$ 50 mil de uma Iron 883 aos quase R$ 90 mil de uma Fat Bob. Neste cenário, uma moto realmente de entrada, com preço bem abaixo disso, seria crucial para atrair novos consumidores e assim a empresa poderia cativá-los e convencê-los, quem sabe em algum tempo, a investir mais para ter ‘uma Harley maior’. Ou seja, a nova 300 é importante para a manutenção da marca, também, no Brasil. Quem sabe ela venha em breve.