Publicidade

Mais uma notícia da tradicional Harley-Davidson. Nesta semana, a montadora confirmou o fim da produção da família Sportster para o Brasil. Dessa forma, a informação circula ao mesmo tempo em que a empresa se viu obrigada a reajustar os preços de seu lineup – que chegou a ter atualizações acima dos R$ 20 mil em alguns modelos.

Fim da produção da Iron 883. Modelo era (e ainda será enquanto tiver estoque) o mais acessível da marca no Brasil

Aliás, a flutuação da taxa de câmbio (com o dólar ultrapassando a casa dos R$ 5) foi um dos principais fatores responsáveis pelo fim da linha no nosso país. Assim, suas motos seguirão nas concessionárias apenas como modelo 2020, enquanto durarem os estoques, sem receber novidades a partir do próximo ano.

Sportster são o primeiro degrau na Harley

Atualmente, a família Sporster é representada por apenas dois modelos, as Iron 883 e Iron 1200. Com preços partindo dos R$ 49.590 e R$ 54.590, respectivamente, elas são as motocicletas mais acessíveis da marca no Brasil.

Publicidade

Últimas unidades da Iron 1200 partem dos R$ 54.590

Portanto, as Iron vinham cumprindo o papel de facilitar o acesso ao universo da marca. Assim, as duas estavam entre os três modelos mais vendidos da marca. Em 2019, foram emplacadas 820 Fat Bob, 745 Iron 883 e 546 Iron 1200.

Diferente das Softail, que receberam diversas atualizações em 2018, a linha Sportster da Harley ainda é equipada com o motor Evolution. Assim, produz 6,93 kgf.m de torque máximo na 883 e 9,79 kgf.m na 1200.

A icônica Fat Boy passará a ser o modelo de entrada da marca, logo acima dos R$ 75 mil

Publicidade

Harley pós-Sporter

Naturalmente, pôr fim à produção das Sportster causará impacto nos negócios da marca. Afinal, a família representou 1.291 dos 6.083 emplacamentos da Harley em 2019 – ou 21% do total de novas motos da marca na rua.

Além disso, a estratégia denominada Rewire substituiu a More Roads To Harley-Davidson ainda em 2020. Assim, o novo posicionamento aposta no conservadorismo para encarar os novos tempos difíceis ao invés de levar a Harley para mercados até então inexplorados, como o das bigtrail ou das naked.

Com nova estratégia, a Harley será mais conservadora em sua atuação em nível mundial. Assim, projetos como a Pan America ainda nem chegaram às lojas e já estão extintos

Portanto, a marca deverá apostar em modelos já conhecidos e responsáveis por bons números de vendas, como as Fat Boy e Fat Bob. Na família Softail, que será a mais acessível da marca assim que as últimas Sporster forem vendidas, os preços partem dos R$ 76.100 da Fat Bob e chegam aos R$ 92.875 da Fat Boy 114 em cor custom.

Publicidade

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza