Publicidade

A gama de motos da classe Sport Heritage da Yamaha evolui e revela a filosofia “Faster Sons“. Esta nova filosofia, apresentada no ano passado em um evento realizado em Biarritz (França), é uma orientação clara ao respeito absoluto para o estilo clássico e aos lendários designs da Yamaha, mas com a declarada intenção de superar as barreiras impostas pela tecnologia atual e produzir motocicletas com caráter, estilo e que ofereçam as melhores sensações para quem as conduz. A nova XSR 700 é a síntese deste conceito.

A Yamaha pensou esta nova filosofia como um forma de expressar que as criações de hoje respeitam suas origens e procuram fundir a tecnologia atual com os conceitos e designs clássicos, num olhar vívido para o futuro. Para desenvolver os primeiros trabalhos dentro desta nova filosofia, a Yamaha decidiu trabalhar com Shinya Kimura, lendário construtor de motos que vive em Los Angeles (EUA). Com base na MT-07, Kimura vestiu o novo conceito e criou a nova XSR 700, uma motocicleta feita para o mundo real e que representa uma combinação perfeita de estilo retrô com tecnologia.

Base da MT-07, mas estilo clássico respeitoso

Base da MT-07, mas estilo clássico respeitoso

Publicidade

Fruto do sucesso deste novo conceito, a nova XSR 700 é a primeira moto fabricada em série dentro desta filosofia. Ela vem juntar-se à gama das sport heritage da marca e presta tributo à lendária XS 650, uma moto que ainda hoje marca tendências. Seu estilo limpo inclui vários componentes da MT-07, a começar pelo motor. Um toque requintado é dado pelo largo assento em duas texturas e pela parte traseira da moto com sua lanterninha redonda presa no suporte de metal. Na frente, o painel de instrumento único, também redondo, e um novo farol dão um toque “old school” juntos com o tanque de combustível de alumínio especialmente desenhado e pintado em cores que remetem aos anos 70.

Muito metal, mas sem adicionar peso

Muito metal, mas sem adicionar peso

Do lados, tampas de metal escondem os componentes eletrônicos da moto. A utilização de materiais metálicos inspiram robustez e dão o toque “vintage” que o estilo exige, sem contudo adicionar peso. Com apenas 186 kg em ordem de marcha, a XSR 700, apesar de seu design clássico, se presta a pilotos experientes ou iniciantes, pois permite algumas ousadias, mas é muito leve e fácil de conduzir.

Motor da MT-07

Motor da MT-07

Publicidade

Mas nem só de design vive esta nova XSR 700. A escolha natural para ela era mesmo o novíssimo motor da MT-07, com dois cilindros paralelos, muito leve e compacto e que oferece torque e potência de forma linear, com intervalo de explosões a 270 graus, o que resulta em fácil condução, com torque sempre disponível, preparado para condução tranquila e comportada, mas pronto para investidas mais esportivas se essa for a proposta.

Painel minimalista

Painel minimalista

O conjunto ciclístico também segue a irmã moderna e tem um chassi leve e compacto que permite controle absoluto do conjunto em todas as situações e manobras urbanas ou estradeiras. A suspensão traseira monocross com links foge ao estilo retrô – o ideal seriam dois amortecedores – mas esta falta pode ser explicada pela utilização do chassi e suspensões da MT-07, onde o objetivo foi ganhar espaço e livrar peso. O mesmo se aplica às rodas, que são de alumínio pintadas em preto, mas poderiam ser raiadas para manter a moto mais fiel às suas origens.

Como se trata de uma moto onde seus donos vão querem dar um toque pessoal, a Yamaha desenvolveu vários acessórios para cada um poder expressar seu estilo. Além disso, diferentes fabricantes têm colaborado e oferecem outra enorme gama de peças e acessórios para personalização e a XSR 700 está pronta para todos eles. Confira a galeria da nova XSR 700.

Publicidade

Yamaha XSR 700 Ficha Técmoca

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.