Mais um scooter pode estar vindo ao Brasil. Um scooter Honda, neste caso. A fabricante registrou a patente de um novo modelo no país, o Vision 110.
Antes de falar sobre o novo scooter Honda é importante destacar que o registro não significa que o produto será lançado por aqui. Inicialmente, o registro no INPI (Instituto de Propriedade Industrial) serve apenas para proteger a propriedade intelectual do produto.
Assim, a empresa pode lançá-lo no país ou não, apenas garantindo que ninguém apresente algo (muito) parecido no nosso mercado. A resposta sobre o possível lançamento virá em pouco tempo.
Vision 110, novo scooter Honda
O Vision é um novo scooter da Honda, vindo ao Brasil ou não. O modelo foi apresentado há poucos meses na Europa, onde cumpre o papel de primeiro degrau no line-up da marca. Desta forma, é o scooter mais barato da marca por lá.
Seu preço sugerido parte dos 2.300 euros, com pequenas variações entre os países. Estamos falando de aproximadamente R$ 13 mil. Os PCX 125, SH 125i e Forza 125 custam 3.150, 3.790 e 5.175 euros, respectivamente.
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Novo scooter Honda é econômico
A proposta do novo scooter Honda é urbana, prometendo agilidade e economia nos deslocamentos na cidade. Seu consumo, segundo a marca, supera os 52 km/litro.
Além disso, ele não se envergonha do posto de modelo mais barato da marca. Quer aliar preço baixo e qualidade, tanto do conjunto mecânico quanto dos itens de série.
E nem é assim tão básico. Possui painel digital em LCD, tomada 12V, sistema smart key e idling stop (aquele sistema que desliga o motor em paradas curtas, como no semáforo). A comodidade entra em cena com compartimento de 17 litros (suficiente para um capacete integral) sob o assento e gancho na carenagem frontal.
O motor é um monocilíndrico, SOHC, de 109,5 cm³ e arrefecimento a ar. Gera 8,6 cv a 7.500 rpm e 0,91 kgf.m de torque a 5.750 rpm. A alimentação é por injeção eletrônica e o câmbio, claro, automático CVT.
Naturalmente, ele também faz algumas economias em nome do preço baixo. Assim, abre mão de luzes em LED e também de freios ABS. O sistema adotado é o combinado, CBS, que inclusive conta com tambor na roda traseira.
Scooter pequeno com rodas grandes
Seguindo a ficha técnica do novo scooter Honda, temos as dimensões do Vision 110. Suas rodas de 16 polegadas na frente e 14 na traseira são maiores que de alguns concorrentes. O tanque de combustível possui 4,9 litros de capacidade.
As suspensões são convencionais, com garfo telescópico de 31 mm de diâmetro na frente e braço oscilante atrás. Assim, fica a 175 mm do solo – o banco está a 785 mm do chão. Seu peso total é de apenas 100 kg, já considerando todos os fluídos.
Vision 110 ou… Elite 125?
Por enquanto, o posto de modelo de entrada já tem dono por aqui. Estamos falando do Elite 125, o mais barato dos scooter Honda à venda no Brasil. Encontrado nas lojas por aproximadamente R$ 11.450 (FIPE), tem preço sugerido pela marca de R$ 9.650.
Na prática, o Elite tem algumas vantagens sobre o Vision. O modelo de 125 cilindradas possui cerca de 10% a mais de potência e torque (9,3 cv e 1,05 kgf.m) e tanque maior, com 6,4 litros de capacidade. Ainda tem farol em LED e cavalete central, uma verdadeira mão na roda na hora de fazer manutenção básica.
Porém, o modelo brasileiro sofre gols em outros aspectos. Não possui partida sem chave (smart key), idling stop ou tomada USB. Também é um pouco mais pesado, com 104 kg na balança – a seco, desabestecido.
Nem melhor nem pior, outra diferença está na ciclística. O Elite tem rodas menores, de 12 polegadas em ambas as rodas, ante o conjunto de 16 e 14 do Vision. Assim, tende a sofrer mais com buracos e impactos, mas ter melhor agilidade.
Vision: novo scooter Honda virá ao Brasil?
Ainda não há qualquer indício de que a Honda traga seu novo – barato e econômico – scooter ao Brasil. Como dissemos, o registro no INPI apenas garante que ninguém copie seu produto, podendo seu lançamento estar nos planos para o país ou não.
Caso viesse, o Vision seria concorrente direto do Elite, que tem mostrado bons números de venda no nosso mercado. Se rivais por um ponto de vista, poderiam ser parceiros estratégicos por outro. Assim, a Honda ofereceria duas opções a públicos com diferenças pontuais entre si, algo parecido com o que ela já faz com os SH 150i e PCX, por exemplo.
Também é inviável dizer qual seria o preço do novo scooter aqui. Agora o que nos resta é aguardar notícias.