Publicidade

Em muitos casos, andar de moto no frio é necessário. Não dá pra fugir, pois seu trabalho, emprego e demais compromissos não se importam com o quão baixo estão as temperatura indicadas no termômetro.

Mas não precisa ser algo penoso e pode até ser divertido, já que existem paisagens que só o inverno proporciona. Por isso, trazemos estas dicas com acessórios que irão lhe ajudar na busca de como se proteger do frio ao rodar de moto.

moto frio bolha parabrisa neve bmw

Sair na rua pode ser obrigatório, mas passar frio de moto não é. Saiba quais acessórios usar para amenizar a sensação

Frio de moto: acessórios que reduzem a sensação

Nós já falamos sobre como é andar de moto no inverno aqui no Motonline. Tudo começa pelo básico. Ou seja, estar bem equipado, com jaqueta, bota, calça e luvas preparadas para a estação. Veja mais dicas aqui.

Publicidade

Depois você também pode encontrar acessórios que amenizem a sensação, lhe mantendo aquecido ou simplesmente reduzindo a quantidade de vento gelado que chega até você. É hora de se equipar e, também, de vestir a sua moto para encarar o inverno.

Veja também:

Frio de moto: acessórios para amenizar a situação

Equipamento Como ajuda
Para-brisa (bolha) Reduz o vento na região do peito, desviando ele para cima. Com um defletor (e um pouco de sorte) pode desviá-lo do capacete também.
Protetor de mãos Cria uma barreira na frente das mãos, reduzindo o vento que as atinge. Não elimina totalmente o vento frio, mas o reduz consideravelmente.
Luvas para guidão Elas complementam o trabalho do protetor. ‘Vestem’ o guidão e o motociclista coloca suas mãos lá dentro, protegidas do vento. Não aquece, mas reduz o vento frio nas mãos. Algumas também prometem ser impermeáveis
Segunda pele Como o nome sugere, ela vai sob as demais camadas de roupa. Colada ao corpo, ajudará a manter sua temperatura corporal num padrão normal. Não possui qualquer potencial de barrar o vento, mas lhe manterá aquecido
Corta vento (ou capa de chuva) Uma jaqueta corta vento terá atuação contrária à da segunda pele – e assim elas se complementam. Ela não lhe aquece, mas impede que o vento frio chegue até seu corpo. Uma capa de chuva simples costuma dar conta do recado

Dicas para não passar frio de moto

Os para-brisas (ou bolhas) são muito úteis para reduzir o frio ao andar de moto. E não costumam custar caro. Você pode optar pelos modelos específicos para sua motocicleta ou pelos universais, genéricos, que se adaptam a praticamente todas as motos.

lander yamaha frio de moto parabrisa

O para-brisa é um ótimo aliado, desviando o vento do seu peito. Há opções de diferentes formatos e preços

Publicidade

Já os protetores de mão se encaixam na mesma situação. São acessíveis e eficientes. Sua missão aqui é desviar o vento gelado das suas mãos, redirecionando-o para os lados. De quebra, ainda protege suas mãos de pequenos impactos – como galhos, por isso são mais comuns em motos off road.

yamaha tracer parabrisa protetor de mão

Além de funcionais, protetores de mão podem garantir mais estilo à sua moto

Por fim temos as luvas para guidão. São capas que cobrem as extremidades do guidão e acolhem as mãos do piloto. São eficientes para manter as mãos protegidas do vento e, muitas vezes, reduzem a necessidade de usar luvas diretamente nas mãos. Porém, podem atrapalhar os comandos do freio dianteiro e embreagem. Tome cuidado.

luvas para guidão

Nada bonitas, as luvas de guidão são aliadas para reduzir o frio ao andar de moto

Publicidade

A lista de acessórios que podem amenizar o frio ao andar de moto vai além, especialmente nas motos de alta cilindrada projetadas para pegar a estrada. É comum que elas sejam equipadas de série, por exemplo, com manoplas aquecidas. Uma beleza.

O que vestir

Existem roupas específicas que podem amenizar o frio ao rodar de moto. As principais são a segunda pele e jaqueta corta vento (que pode ser substituída por uma capa de chuva), que tem funções complementares.

A relação frio e moto pode não ser previsível, então tenha sempre uma capa de chuva por perto

A missão da segunda pele é manter a temperatura (elevada) do corpo. Por isso, ela é justa, em material específico e fica colada ao corpo. Como não lhe protege das rajadas de vento é complementada pela jaqueta corta vento, que não aquece mas impede que o vento lhe atravesse. Uma simples capa de chuva também serve, cumprindo com êxito o papel de barreira entre as rajadas frias e sua pele.

O que fazer quando esfria de repente

O frio de moto tem uma variável. E quando esfria de repente? Nós esperamos que para estes casos você tenha sempre à mão sua capa de chuva, guardada no fundo do bauleto ou compartimento sob o assento.

Como nem sempre estamos previnidos aqui vão duas dicas da velha guarda que são tão antigas quanto eficientes. A primeira é envolver os pés com sacolas plásticas, que irão impedir que a humidade chegue às suas meias. Ao menos enquanto elas não rasgarem, claro.

Lembre-se do básico para encarar o frio de moto. Luvas, jaqueta, bota e calças, tudo projetado para a estação mais fria do ano

A outra é para o tórax. Proteja o peito com folhas de jornal. Uma camada de páginas do impresso entre a jaqueta e sua camiseta irão criar uma barreira protetor graças à densidade do papel. É um trabalho similar ao do para-brisa, mas com menos plasticidade.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza