Publicidade

A primeira especial africana foi muito parecida com as europ‚ias. Foi muito bonita e r pida. Eles rodaram entre pedras, areia e reflorestamentos, e houve pouca navega‡Æo; Jean fica em 7ø, Klever/Lourival em 25ø, Andr‚ em 5ø.

4ø Dia – 4/1 domingo – TANGER > ER RACHIDIA (Marrocos)
Deslocamento 233 km – Especial 75 km – Deslocamento 444 km – Total 752 km

Entre as 191 motos que largaram, Fabrizio Meoni (KTM nø3) foi o mais r pido em solo africano com sua KTM 950cc bi-cilindrica. Isidre Esteve Pujol (KTM nø19) fez o terceiro melhor tempo do dia e assumiu a lideran‡a geral do rali. Richard Sainct (KTM nø1), campeÆo do ano passado, sofreu uma queda no km 5 da especial, mas continuou na prova com o guidÆo torto e problemas com a embreagem. Os pilotos Kazama (Yamaha nø108) e Verzeletti (KTM nø93) nÆo largaram para a especial de hoje. Jean Azevedo levou um susto nesse 4§ dia de prova, mas mesmo assim, fez o 7§ melhor tempo com sua KTM 700cc. “Depois de percorrer 55 dos 75 quil“metros cronometrados, percebi que o freio traseiro nÆo estava funcionando adequadamente. Todo o ¢leo caiu no disco do freio e nÆo conseguia mais freiar. Foi quando percebi que, na verdade, o problema estava em um vazamento de ¢leo na junta da tampa do motor”, contou Jean em Er Rachidia. “Mesmo assim consegui terminar o dia na s‚tima coloca‡Æo. Minha sorte foi ter encontrado alguns mecƒnicos da equipe de apoio da KTM, depois de terminada a especial. Eles desmontaram o motor e resolveram o problema. Caso contr rio nÆo conseguiria chegar ao acampamento de Er Rachidia”, disse. Com esse resultado ele melhorou na classifica‡Æo geral da prova, subindo da 30¦. para a 17¦. posi‡Æo.

Entre os carros (largaram 136), Ari Vatanen (Nissan nø205) venceu a especial desse 3o. dia, sua 50a. vit¢ria (especial) no Paris-Dakar. Na classifica‡Æo geral o l¡der ‚ o francˆs Stephane Peterhansel (Mitsubishi nø203). No km 67 da especial, o piloto tri-campeÆo do Dakar Rene Metge (Nissan nø234) capotou seu carro mas conseguiu voltar … prova. Os competidores Cretier (Mitsubishi nø331), Guinot (Mercedes Nø248), Benyo (Hyundai Nø318) e Petraitis (Mitsubishi Nø324), nÆo largaram na especial de hoje. Klever Kolberg e Lourival Roldan fizeram o 25§ tempo na geral e o quinto na categoria Super Production Diesel com seu Mitsubishi Pajero Full. Na geral a dupla est  em 24§.

Publicidade

Nos caminhäes (63 largaram), Firdaus Kabirov (Kamaz nø410) levou vantagem nos £ltimos quil“metros e conquistou o melhor tempo do dia. Gerardus De Rooy (DAF nø417) lidera na classifica‡Æo geral. Andr‚ Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec garantiram a 5a. coloca‡Æo de Tatra.