Publicidade

Ontem recebemos mais uma notícia triste, o falecimento de Mário Sérgio Figueredo. Muito mais que um colaborador aqui do Motonline, era um apaixonado por motos, por viagens sobre duas rodas e um defensor do motociclismo responsável.

Mário ao lado da esposa, Lourdes

Mário produziu conteúdo ao portal de 2009 a 2016. Seu trabalho foi pautado em diferentes áreas, com destaque à cobertura de competições, desde as principais provas internacionais como o Dakar e MotoGP, até eventos nacionais ou locais, e também em artigos de opinião (como este, questionando ‘o que acontece com o torcedor da motovelocidade no Brasil?‘), dicas e esclarecimentos – sobre as diferenças entre Enduro e Rali, por exemplo.

O anfitrião Velcy (ao centro) e os motonliners Mário Sérgio e Jota Nunes

Registro do Churrascy, evento promovido para motociclistas em Curitiba. Aanfitrião Velcy (ao centro) e os motonliners Mário Sérgio (esquerda) e Jota Nunes

Publicidade

 

Parceiro de diversos grupos de discussão sobre motociclismo – sejam eles virtuais ou ‘reais’, como o Bando do Macaco -, ele era apaixonado mesmo por duas coisas: viagens e motos clássicas. Sua primeira motocicleta foi uma Yamaha RD 50, modelo que detém o título de ‘primeira moto produzida no Brasil’, e nunca escondeu o encanto por ícones como a tricilíndrica Suzuki GT 750.

Motonliners marcando presença no Churrascy 2012 - Mário Sérgio, Jake Nunes, Jota Nunes e Donytello

Mário Sérgio (esquerda) vivia em Curitiba (PR) e lutava contra problemas cardíacos

Já o interesse por viagens foi exposto em várias publicações, como nesta que narra uma aventura pela América do Sul vivida com Ténéré’s de três gerações. Também foi responsável pela série Estradas Fantásticas, que apresentava roteiros inacreditáveis ao redor do mundo. E é com a republicação de uma de suas matérias que lhe prestaremos uma homenagem. De apaixonados para um apaixonado por motos.

Publicidade

Mário (ao centro) junto do Bando do Macaco em viagem à Serra do Rio do Rastro (SC)

Estradas Fantásticas: Passagem de Tianmen – China

Por Mário Sérgio Figueiredo

Tianmen é um dos lugares mais fantásticos do mundo para rodar de moto. Bom, a foto área dispensa explicações

Em setembro de 2011 o mundo ficou conhecendo um lugar fantástico da China, até então desconhecido, quando foi divulgado um vídeo em que Jeb Corliss, utilizando uma roupa-asa, saltou de um helicóptero e atravessou planando um grande buraco em uma pedra situado na Montanha Tianmen, no Parque Nacional de Tianmen Mountain, Zhangjiajie, no noroeste da província de Hunan, China, local onde está instalado o “teleférico de passageiros em montanha mais longo do mundo”, com 98 carros, comprimento total de 7.455 metros e subida de 1.279 metros.

Publicidade
Jebb Corliss passa planando pela Caverna Tianmen com sua roupa-asa

Jebb Corliss passa planando pela Caverna Tianmen com sua roupa-asa

Além do teleférico – ou planando como fez Jeb Corliss -, existe outra forma de se chegar ao topo da montanha, que é utilizando-se uma estrada que leva os visitantes para a Caverna Tianmen, como é chamado o buraco natural na montanha, com altura de 131,5 metros, em cuja base há um grande templo construido originalmente na Dinastia Tang (618 a 907 DC).

Quilômetros de passarelas que permitem caminhar nas alturas; em alguns pontos o piso é de vidro

Quilômetros de passarelas que permitem caminhar nas alturas; em alguns pontos o piso é de vidro

Hoje uma construção mais recente ocupa o local que recebe anualmente uma legião de turistas que vai até lá atraído também pela oportunidade de caminhar muitos quilômetros em passarelas suspensas nas altura, fixadas nas paredes da montanha, que inclui até piso de vidro que dá a exata noção da altura dos precipícios.

A passarela de Tianmen em uma palavra: coragem

Mas vamos ao que realmente interessa, a Passagem Tianmen, estrada que por si só já é uma atração que justifica a visita à montanha Tianmen. São apenas 11 quilômetros e 99 curvas fechadíssimas, pois seu leito serpenteia nos paredões de pedra da montanha, verdadeira obra de arte da engenharia chinesa, construída em oito anos – 1998 a 2006.

É o tipo de estrada em que o piloto (ou motorista) não pode desconcentrar de forma alguma, sob o risco de morte ao cair pelas altas encostas às margens do caminho. Lembra muito a nossa Serra do Rio do Rastro, localizada nas Serras Catarinenses.

Em seu ponto mais sinuoso essa estrada lembra a nossa Serra do Rio do Rastro

Em seu ponto mais sinuoso essa estrada lembra a nossa Serra do Rio do Rastro

Viajar por essa estrada seria o sonho de qualquer motociclista. Suas curvas são um convite tentador para se conhecer a China, lugar recheado de estradas fantásticas, como o Túnel de Guoliang, outra matéria da série Estradas Fantásticas.

O difícil relevo da região exigiu muita criatividade dos engenheiros chineses

O difícil relevo da região exigiu muita criatividade dos engenheiros chineses