Publicidade

Li seu artigo sobre o John Surtees, e v rios outros pilotos de 2 e 4 rodas; outro dia li algo sobre o Peterhansel, aquele que ganhou o Dakar umas 5 ou 6 vezes (de moto) e parece que ele correu de carro e ganhou tamb‚m nÆo foi?. Se foi faltou no seu artigo, ali s – e neste ponto pe‡o-lhe desculpas pois falo de coisas que nunca fiz, embora quisesse, enquanto o sr. j  fez – mas, eu acho que um piloto (de moto) que completa o Dakar tem muito mais bra‡o, e, de certa forma, m‚rito, que um que corre no asfalto lisinho de um aut¢dromo.
Georges Zouein
Lavras MG
Concordo plenamente com vocˆ. J  corri das duas modalidades (terra e asfalto) e posso afirmar que no asfalto ‚ mais “f cil”. Na verdade, os dois sÆo dif¡ceis, mas na terra o stress ‚ dobrado porque a gente nunca sabe que tipo de aderˆncia vai encontrar na curva seguinte. Para vocˆ ter uma id‚ia, no Rally dos Incas, em 1989, eu ca¡ porque passei por cima de uma po‡a d’ gua congelada! NÆo citei o Peterhansel na ‚poca porque estava limitando aos pilotos on-road, mas lembrou bem, o Stephan ‚ um fen“meno! Georges, p“ cara, lamento pela sua motoca, mas se quiser um conselho de amigo, troque vocˆ mesmo o carburador, ‚ mais f cil do que pensa. A melhor coisa que um motociclista pode fazer ‚ conhecer profundamente mecƒnica e adquirir um jogo de ferramentas. Se vocˆ tiver paciˆncia para leitura, procure um livro chamado “Zen e a Arte de manuten‡Æo de Motocicletas”, que trata desta rela‡Æo moto-homem. Se nÆo achar em livrarias, procure em sebos porque foi um mega sucesso nos anos 60.

Tio Tite
Caro “Tio Tite”, o que houve nesse teu carnaval? Desmanchaste uma moto e nÆo soubeste montar novamente? foi viajar e caiu da moto ou… tiveste aulas de como responder cartas de leitores com o saudoso professor Caio Della Motto? Sim, porque a tirar pelas respostas das cartas do pessoal das CB 500 (“cƒmbio suspeito” e “pneu traseiro maior”) algo deve ter acontecido no seu carnaval. Brincadeira… est  cada vez melhor o site, principalmente a se‡Æo de cartas que tem atra¡do mais e mais leitores e suas d£vidas sobre motos.
Leonardo Joseph Bull
Recife, PE
Fala Pitt! NÆo sei de nada deste tal Caio Della Motto, mas vocˆ acaba de nos dar uma boa id‚ia: criar o FAQ Motonline. A primeira pergunta mais feita ‚: posso colocar um pneu mais largo? NÆÆÆÆÆÆo!!!!!

Rela‡Æo da Xizelinha
A minha moto ‚ uma Honda XLR 125 ES 2002, e a corrente j  nÆo d  mais ajuste, isto ‚, j  nÆo consigo estica-l  mais, preciso trocar a rela‡Æo certo.
Mas a corrente acompanha a rela‡Æo nova? Quais as melhores marcas da rela‡Æo?
Renato
SÆo Paulo, SP
Oi Renato, ainda bem que vocˆ nÆo conseguiu “esticar” a corrente, senÆo seria uma desgra‡a. Olha, a rela‡Æo ‚ vendida separadamente: coroa, corrente e pinhÆo. A regra b sica ‚ a cada duas trocas de corrente fazer a troca tamb‚m de coroa e pinhÆo. Por uma questÆo de ‚tica nÆo podemos mencionar marcas, mas a Honda comercializa uma linha de pe‡as mais em conta batizada de Hamp (entendeu a indireta?).