Publicidade

Poucas marcas de motos têm uma imagem tão ligada à esportividade quanto a MV Agusta. Com 18 títulos no Mundial de Motovelocidade (atrás apenas da Honda, com 21) e um lineup de máquinas dos sonhos como as Brutale, F4 e Superveloce a italiana apresenta agora… uma scooter elétrica!

O produto foi desenvolvido junto da taiwanesa Kymco, referência no segmento, e mostra o modeo como a MV está inclinada para novos mercados. Vale lembrar que a marca já vinha trabalhando em patinetes elétricos e e-bikes e também marcou presença nas motos de aventura, com as Lucky Strike. Mas que é estranho ver uma empresa habituada a criar motos de 200 cv lançar uma scooter elétrica que sequer chega aos 100 km/h, é.

MV Agusta apresenta scooter elétrica

A MV Agusta apresentou no mais recente Salão de Milão EICMA 2022 a Ampelio. O modelo de scooter elétrica surgiu da parceria com a taiwanesa Kymco, que forneceu a base para o desenvolvimento da novidade sob o conceito S7 – revelado ainda no EICMA de 2021.

scooter elétrica da mv agusta e kymco

MV Agusta apresenta scooter elétrica em parceria com a Kymco

Publicidade

Até o momento, o novo modelo é apenas um conceito e não há informações técnicas reais disponíveis da Ampelio. Mas levando em consideração o que se sabe sobre a S7, pode-se esperar que as baterias da Kymco poderiam rodar cerca de 85 km com apenas um carregamento.

Seria um o suficiente para assegurar um bom desempenho e autonomia, junto do motor elétrico da MV Agusta na Ampelio. Um propulsor que produziria um pico de 7,2 kW de potência, fazendo o modelo atingir até os 95 km/h de velocidade máxima.

scooter elétrica da mv agusta

Ampelio ainda não tem data para chegada no mercado

A scooter elétrica da marca italiana também poderia ter um peso estimado em 121 kg – já com as baterias colocadas debaixo do assento. Além disso, estariam dispostos 2 modos de condução: o “Padrão” e o “Sport”.

Publicidade

Veja também:

Scooter elétrica e seus antepassados na MV

A MV Agusta é famosa por modelos superesportivos, como a naked Brutale e a lenda F4. No entanto, projetos como a Ampelio não rompem totalmente com a história da marca. Isso porque a novidade elétrica se inspira nos modelos scooter do passado, como CGT e Ovunque.

Novidade elétrica se inspira em modelos do passado da marca, como a scooter CGT

Além disso, a fabricante italiana está atualmente apostando em diversos nichos. Como o mercado de trail em parceria com os chineses da Qianjiang. Do lado administrativo, a marca também segue buscando novos rumos. Recentemente, depois da Mercedes ter sido uma das grandes acionistas da marca, agora é a KTM a nova parceira.

Publicidade
mv agusta

MV Agusta, famosa marca de motos superesportivas, parece se render ao mercado de scooter elétrica

Nesse momento, só o tempo dirá se veremos o lançamento definitivo da Ampelio e quais os rumos dos novos produtos. No entanto, certamente sempre haverá espaço para uma esportiva!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]