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A nova geração da Honda CBR 600RR foi lançada na última semana no Japão, com design influenciado pela CBR 1000RR-R. Entretanto, a novidade está mais para atualização do que para um modelo realmente novo e, assim, dificilmente virá ao Brasil.

CBR 600RR foi lançada no Japão e deve ficar somente no mercado asiático

CBR 600RR foi lançada no Japão e deve ficar somente no mercado asiático

Grande parte dos principais componentes mecânicos foram transportados da antiga versão existente. Assim, ela gera 121 cv de potência máxima. Apesar disso, a eletrônica recebeu atenção, sendo destaque entre os aprimoramentos.

Mesmo motor na nova CBR 600RR

O motor de quatro cilindros e 599 cm³ é, basicamente, o mesmo que conhecemos desde 2003. O propulsor até sofreu mudanças internas significativas no modelo 2007, mas para 2021 não houve grandes alterações. Entretanto, a Honda afirma que o conjunto roda mais limpo e mais potente graças aos a materiais revisados ​​para os eixos de comando, virabrequim e molas das válvulas.

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CBR 600RR: últimas mudanças da moto chegaram em 2014

Motor da geração anterior foi mantido – e este é o porém

Devido às alterações, o pico de potência subiu em 500 rpm. Com isso, a motocicleta atinge o máximo de 121 cv – apenas um cavalo a mais do que o modelo antigo – aos 14.000 rpm. Entretanto, mais uma vez esse cavalo extra é ofuscado pela perda de torque. O novo motor precisa de 11.500 rpm para atingir os 6,5 kgf.m. Enquanto isso, o modelo antigo gerenciava 6,73 kgf.m, já aos 11.250 rpm.

CBR 600RR não deve chegar ao continente Europeu e ao Brasil

Sem atender ao Euro5, CBR 600RR não deve chegar ao continente Europeu e ao Brasil

Ganho na eletrônica

Mas se as mudanças no motor desanimaram o mesmo não pode ser dito sobre a eletrônica. A nova CBR 600RR recebeu acelerador eletrônico fly-by-wire, unidade de medição inercial (IMU), quickshifter e iluminação LED. Além disso, a fabricante adicionou controle de tração.

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Modelo compartilha painel de instrumentos usado na CBR 1000RR

Painel de instrumentos TFT é o mesmo usado na nova CBR 1000RR-R

Tudo pode ser operado através do painel de instrumentos TFT. Aliás, é o mesmo usado na CBR 1000RR, permitindo a seleção de modos de condução e acesso às demais configurações.

Visual novo e mercado

Inspirada na nova geração da Fireblade, agora a CBR 600RR adota winglets (as asas laterais dianteiras), buscando mais downforce para melhor a estabilidade na entrada de curvas. Entretanto, a moto teve seu peso elevado de 186 kg para 194 kg.

Versão HRC da CBR 600RR 2021

Versão HRC da CBR 600RR 2021

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Por fim, a CBR 600RR 2021 será vendida a partir do dia 25 de setembro, em esquema de cor único, o Grand Prix Red. Uma versão HRC projetada para as pistas também será oferecida. No Japão o modelo de rua terá preço por volta de 11.600 euros e competirá no mesmo nicho que concorrentes como a Kawasaki ZX-6R.

Nova CBR 600RR: porque não deve vir ao Brasil

Emissões de ruídos e poluentes. Essa é a resposta. Esse foi o motivo que aposentou a CBR 600RR em praticamente todos os mercados, incluindo Brasil e Europa, entre 2013 e 2017. Na ocasião, o motor de quatro cilindros, 599 cm³ e 120 cv não se encaixava nos padrões exigidos pela, então vigente, Euro4.

Nova geração da CBR 600RR tem visual inspirado na CBR 1000RR-R e iluminação full LED

Segundo a matriz japoensa, a nova geração recebeu uma série de pequenos ajustes neste sentido, como alterações no tempo de abertura de válvulas e escapamento. Assim, ela passa a atender às regras mais recentes do Japão, equivalentes aos padrões da Euro4. O porém é que a Europa já utiliza o Euro5, mais exigente, e o Brasil já adotou o Promot5, ainda mais rigoroso.

Quem representa a Honda no segmento de esportivas de 600 cilindradas e a CBR 650R, lançada em 2020

Isso significa que para a nova CBR 600RR vir ao Brasil ela precisaria de profundos ajustes mecânicos. Assim, resultaria em um grande projeto, demandando centenas de horas de trabalho, além de investimento financeiro. O que pode ser desinteressante, diante do baixo volume de vendas do segmento e que a Honda já tem uma representante no nicho de esportivas de 600 cilindradas, a CBR 650R – lançada há poucos meses, aliás.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza