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Usando o tradicional Concorso d’Eleganza Villa d’Este, que acontece anualmente na Italia, a BMW apresentou uma moto que ainda é um conceito, mas que parece estar muito próxima de virar um novo modelo na linha de motocicletas da marca da Baviera. A R18 combina o tradicional e o moderno, mas mantém a essência dos grandes clássicos da BMW. A R18 é uma custom com motor boxer de concepção dos anos 60 e estilo purista em harmonia com o design clássico. Uma moto que segue a mesma linha da Triumph Bobber Black, recém mostrada pela marca inglesa.

Confira a galeria da R18, que pode virar moto de série rapidamente.

Conheça outras motos clássicas da BMW

Essa BMW Concept R18 traz apenas o necessário e deixa fora o resto. “Nosso maior desafio foi tornar tudo visível, onde cada componente mostra a que veio”, diz Bart Janssen Groesbeek, designer da Concept R18. Além do motor boxer, característica inconfundível da BMW, a R18 tem chassi de berço, eixo-cardã exposto, tanque de combustível em forma de gota, farol redondo (em LED) e nada de painel. As rodas raiadas aro 21 na frente e 18 na traseira dão o toque que confirma o estilo clássico.

Com a R18, a BMW dá indicções de que quer surfar a mesma onda que a Triumph está surfando com a Bobber

Com a R18, a BMW dá indicções de que quer surfar a mesma onda que a Triumph está surfando com a Bobber

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R18: motor novo, mas tradicional

Enganou-se quem pensou que a R18 trazia o motor da R 1200 GS (agora 1250). Recém desenvolvido, esse novo boxer de dois cilindros contrapostos tem 1800 cm³ de capacidade e lembra os motores Flat Twin, fabricados pela BMW até o final da década de 1960. Arrefecido a ar e óleo, esse propulsor é totalmente novo e seu bloco e a transmissão são feitos de alumínio polido à mão, bem como as proteções de correia e tampas das válvulas. O nome está no motor, assim como os carburadores duplos Solex que recordam o passado apenas para manter o toque final à autenticidade visual da moto, junto com assento único de couro, herdado dos clássicos da década de 1950, com o suporte da mola cantilever integrado sob o assento.

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.