Publicidade

O rali Dakar 2020 iniciou na Arábia Saudita neste domingo, 5, com vitória do atual campeão Toby Price. A competição, este ano sediada no Oriente Médio, teve sua primeira etapa saindo da cidade de Jidá até Al Wajh.

Toby Price é o atual campeão do Dakar e vencedor da primeira etapa 2020 com sua KTM – Foto: Dakar/DPPI

Toby Price é o atual campeão do Dakar e vencedor da primeira etapa 2020 com sua KTM – Foto: Dakar/DPPI

Foram percorridos 752 quilômetros, 319 de especiais e mais 433 de deslocamento. Price venceu a primeira etapa com o tempo cronometrado de 3h21m33s, a bordo da KTM. Ricky Brabec (Honda) ficou em segundo, 1min41s atrás. Matthias Walkner (KTM) veio em terceiro, 2min32s atrás do australiano. Kevin Benavides (Honda) e Sam Sunderland (KTM) completaram o top 5.

Brasil é representado por um único piloto nas motos, Lincoln Berrocal, a bordo da KTM Réplica 450 – Foto: Dakar/DPPI

Brasil é representado por um único piloto nas motos, Lincoln Berrocal, a bordo da KTM Réplica 450 – Foto: Dakar/DPPI

Publicidade

Brasileiros no Rally Dakar

Este ano temos três brasileiros disputando a prova nas areias do Oriente Médio. Nas motos Lincoln Berrocal (KTM) chegou na classificação geral em 88°, mantendo sua missão de completar todos os dias de provas. O piloto de 61 anos busca participar ativamente este ano, nesta que é sua segunda participação no Dakar.

Nos UTVs, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin iniciaram em terceiro e depois mantiveram a quinta posição. Mas durante o quilômetro 166, o antepenúltimo trecho, tiveram problemas. A dupla acabou quebrando o cubo do volante e teve que improvisar, com algumas chaves de boca e uma chave de fenda. Eles terminaram na 38ª posição, à 2h21m50s do líder polonês Aron Donzala.

Varela e Gugelmin no Monster Energy Can-Am # 402 UTV em ação na Arábia Saudita - Foto: Dakar/DPPI

Varela e Gugelmin no Monster Energy Can-Am # 402 UTV em ação na Arábia Saudita – Foto: Dakar/DPPI

Segunda etapa

Amanhã será disputada a etapa que liga Al Wajh à Neom. A disputa vai contar com especial de 367 km e apresentará o primeiro desafio super-maratona. Nesta fase os pilotos correrão sem apoio de equipes para manutenção. Serão concedidos dez minutos para eventuais reparos – sendo realizados pelos pilotos – caso contrario terão que abandonar a prova.

Publicidade

O Dakar 2020 ocorre de 5 a 17 de janeiro, dividido em 12 etapas, com 65% do trajeto disputado sobre dunas. Serão percorridos 7.855 quilômetros na Arábia Saudita, batizada pela organização como “Capitulo III”, devido a terceira mudança de continente.

vinheta-instagram_7

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza