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A MotoGP deixou saudades no Brasil. O Mundial de Motovelocidade já passou por aqui em várias temporadas, mas desde 2004 (ainda em Jacarepaguá, no Rio) não acelerou mais no país. Inclusive chegou a confirmar uma vinda ao hipotético autodóromo de Deodoro, em 2019, que logicamente não saiu do papel. Mas há novidades.

O Brasil está no calendário do The Road To MotoGP, categoria que busca revelar talentos da motovelocidade e que terá várias etapas na América do Sul em 2023. Falando em talentos, vale lembrar que já temos um representante no Mundial: Diogo Moreira, que faturou o título de Novato do Ano já em sua temporada de estreia, 2022, na Moto3 (250cc).

 

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Diogo Moreira, piloto brasileiro da Moto3

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Categoria de talentos da MotoGP

O The Road To MotoGP vai organizar uma edição especial da América Latina. A ideia é expandir o alcance da MotoGP, que até então permanece concentrado basicamente no continente europeu. Sendo assim, a organizadora do Mundial Dorna sabe que a chegada de pilotos latinos e de outras regiões é uma das formas de atrair novos fãs.

Dessa forma, hoje um piloto brasileiro precisa se aventurar em competições europeias para ter acesso aos principais campeonatos de motovelocidade, com o selo MotoGP. Com a nova categoria de talentos, pilotos locais não precisam se deslocar para outro continente, o que tornam os custos mais baixos e acessíveis.

Categorias de base da MotoGP na América Latina

Ao todo serão duas categorias divididas por idades. A Latin America Talent Cup serão 20 pilotos de 14 a 21 anos. Já a FIM MiniGP, uma categoria para pilotos kids, com 15 competidores de 10 a 14 anos. Assim, cada federação ficará encarregada de escolher seus pilotos representantes.

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FIM MiniGP, a categoria de 10 a 14 anos

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A Latin America Talent Cup e a FIM MiniGP irá contar com pilotos de 20 países, sendo eles: México; Cuba; República Dominicana; Honduras, Nicarágua; Guatemala; Porto Rico; El Salvador; Panamá; Costa Rica; Colômbia; Venezuela; Equador; Peru; Bolívia; Brasil; Paraguai; Uruguai; Chile e Argentina.

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“Estamos muito satisfeitos em ver o Road to MotoGP se expandir para a América Latina, adicionando uma nova região ao programa e oferecendo uma oportunidade incrível para milhares de jovens pilotos. Nossa missão com o Road to MotoGP é tornar nosso esporte o mais acessível possível e estamos orgulhosos de apoiar e desenvolver este programa único no automobilismo. Acessibilidade gera igualdade e estamos ansiosos para ver a série Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America adicionar um passo tão valioso em nossa escada global”, Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.

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Road To MotoGP

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Calendário da Latin America Talent Cup

A edição da Latin America Talent Cup tem início marcado para o final de 2023. A princípio, a categoria fará sua estreia em San Juan Villicum, na Argentina. Em seguida, já em março de 2024, no Autódromo Internacional de Codegua, no Chile. A categoria retorna à Argentina, em Termas de Rio Hondo, em uma etapa junto à MotoGP.

Por fim, teremos duas rodadas no Brasil no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia e no Circuito dos Cristais em Curvelo, Minas GeraisJá a FIM MiniGP contará com 5 edições em três países, Argentina, Brasil e Chile.

goiânia voltará a ter motogp

Palco do Mundial de Motovelocidade lá nos anos 1980, Goiânia ainda é um dos melhores autódromos de motos do Brasil. Receberá etapa da Road to MotoGP

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Campeões vão acelerar na Europa

Como forma de premiação e também promoção de novos atletas latinos, os campeões terão oportunidades em grandes equipes de motovelocidade. A princípio, os três primeiros colocados terão a oportunidade de competir no Evento de Seleção da Red Bull MotoGP Rookies Cup. No entanto, apenas o campeão terá passe direto para fazer parte da equipe GP3 AD11, no CIV (Campeonato Nacional Italiano), na categoria SSP300.

Embora a iniciativa tenha um formato totalmente novo, a FIA, organizadora da Fórmula 1, já está trilhando o mesmo caminho. A organização anunciou a categoria Fórmula 4 no Brasil. Assim, o país terá uma competição com selo FIA para gerar novos talentos diretos para as categorias de acesso como F3 e F2. Na última temporada da F2, por exemplo, o brasileiro Felipe Drugovich foi campeão e conseguiu uma vaga direta como piloto reserva na Aston Martin, equipe da Fórmula 1.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.