Publicidade

Três dias de Rally Dakar 2019 e três equipes de fábrica diferentes vencendo as etapas (relembre o dia1 e dia2). No terceiro dia de prova os pilotos percorreram 798 km (331 cronometrados) entre San Juan de Marcona e Arequipa, trecho que o francês Xavier de Soultrait fez em 04h07’42”, garantindo a vitória do dia para a Yamalube Yamaha Official Rally Team.

Xavier de Soultrait garantiu a vitória do terceiro dia para a Yamalube Yamaha Official Rally Team - Foto: Dakar/DPPI

Xavier de Soultrait garantiu a vitória do terceiro dia para a Yamalube Yamaha Official Rally Team – Foto: Dakar/DPPI

Foi uma prova intensa e que deixou pilotos consagrados pelo caminho, dentre os quais o espanhol Joan Barreda Bort – que venceu o primeiro dia e era uma das apostas da Honda para barrar o favoritismo da KTM. O piloto sofreu uma queda e precisou ser removido de helicóptero mas, segundo a equipe, ele nada sofreu.

Atrás de Xavier, chegou o chileno Pablo Quintanilla, piloto da Husqvarna, com o tempo de 04h07’57”, seguido pelo argentino Kevin Benavides e sua Honda CRF 450 Rally. O top5 teve, ainda Adrien Van Bavern (Yamaha) e Sam Sunderland, campeão em 2017 e que representou o melhor resultado da KTM na prova. Com o resultado, Pablo assumiu a topo da classificação geral, seguido por Kevin e Sam.

Publicidade
O argentino Kevin Benavides ficou em terceiro na etapa e agora é o vice-líder na classificação geral - Foto: Dakar/DPPI

O argentino Kevin Benavides ficou em terceiro na etapa e agora é o vice-líder na classificação geral – Foto: Dakar/DPPI

Brasileiros no Dakar

Antonio Lincoln Berrocal concluiu os 331 km em 7h58’53”, ficando com o 113º posto – vale lembrar que o piloto de 60 anos está realizando o sonho de correr o Dakar pela primeira vez. Já Marcos Colvero teve problemas e abandonou a competição.

Nos UTVs, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin obtiveram o sexto lugar, 15 minutos atrás da dupla vencedora. Com o resultado os brasileiros (e atuais campeões) perderam a liderança na classificação geral e agora estão no quarto lugar, com 12 minutos de diferença para os líderes, os chilenos Francisco Contardo e Alvaro Quintanilla.

Da série 'fotos que só o Dakar proporciona' - Foto: Dakar/DPPI

Da série ‘fotos que só o Dakar proporciona’ – Foto: Dakar/DPPI

Publicidade

Rally Dakar: início da maratona

Hoje e amanhã acontecem as etapas maratona, onde pilotos correm sem qualquer apoio das equipes para manutenção das motos – ou seja, se algo quebrar eles mesmos devem consertar ou abandonar a prova. Sendo assim, neste momento as 124 motos restantes (eram 135 no início da competição) estão percorrendo 664 km (405 cronometrados) entre Arequipa e Tacna.

O Dakar 2019 ocorre de 06 a 17 de janeiro, dividido em 10 etapas, com 70% disputado sobre areia, com início e chegada na capital Lima. Serão percorridos cinco mil quilômetros nesta que é a primeira edição a acontecer apenas em um país, o Peru.

separador_rally

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza