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Guiar uma moto é prazeroso, divertido e pode ser até libertador. Nada como a sensação de ir e vir quando bem entender, sentindo o vento pelo corpo e em contato direto com a natureza.

Mas se tudo é intuitivo aos experientes, a situação é bem diferente para quem está chegando agora. Por isso, elaboramos 5 dicas importantes aos novos motociclistas, que vão facilitar a pilotagem.

 

Qual o correto: guiar uma moto ou pilotar?

Aliás, o certo é ‘guiar uma moto’ ou ‘pilotar uma moto’? O mais comum – e igualmente correto – é o termo pilotar, mesmo para quem está longe de ser um profissional. Já para o Código de Trânsito Brasileiro, quem está com a mão no volante ou guidão é sempre um condutor, logo, o mais adequado seria conduzir. Por fim, dirigir está errado, pelo A ou pelo B. Lembre do inglês: no carro você drive (dirigir), já a moto você ride (pilotar).

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1 – Guiar uma moto requer prática e educação

Guiar uma moto de forma habilidosa e mesmo segura leva tempo. Por isso, para se ter experiência é preciso dedicação para continuar aprendendo. Lembre-se que aquilo que você aprende nos Centros de Formação de Condutores (CFC) é o básico do básico e insuficiente para pilotar na rua com segurança.

o que aprende no CFC não é suficiente para guiar uma moto

CFC no Brasil ainda não aborda todos os aspectos da pilotagem de motos e nem prepara para a realidade do trânsito. Obter a Carta significa que você está apto a pilotar, mas ainda há um longo caminho até a prática mostrar isso

Nesse aspecto, investir em um curso específico extra pode parecer caro em primeiro momento. No entanto, é uma das formas de elevar o nível de sua confiança sobre rodas. Nada como o treinamento com um especialista. Mas se isso não for possível no momento, não deixe de pilotar. Vá com calma, educação e tenha em mente que você é apenas um aprendiz – não o Valentino Rossi.

guiar uma moto na terra

Uma dica é andar com quem tem mais experiência e conforme o seu nível de habilidade

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2 – Vá no seu ritmo 

O primeiro tópico nos leva diretamente a este segundo. É preciso guiar a moto conforme o seu nível de habilidade. Uma receita para se envolver em acidentes e situações complicadas é tentar fazer o que não se sabe. Sabe apenas o básico? Faça o básico! Vá devagar, no asfalto, sem garupa, sem manobras especiais. Mais uma vez, tenha paciência e busque ajuda de um profissional para o aperfeiçoamento.

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3 – Habilidade ainda é mais importante que dar grau…  

Poucas coisas dão mais alegria do que acelerar uma moto. Mas tem hora e lugar para isso. Além do mais, o trânsito também não precisa de que ninguém tente fazer malabarismos.

No dia a dia das cidades, ter habilidade significa se deslocar com segurança de um ponto ao outro, sem correr nenhum risco desnecessário. Nesse quesito, dar grau no trânsito é coisa de novato imprudente, uma das principais situações que podem gerar suspensão da CNH.

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guiar uma moto dando grau

Pode parecer divertido, mas dar grau de moto é uma das formas mais faceis – e menos inteligentes – de perder a sonhada CNH A que você acabou de conquistar

4 – Ao guiar uma moto, descubra novos lugares!

Mas então significa que nunca poderei empinar ou dar aquela acelerada com a moto? Não exatamente, tem lugar para isso – que não é em vias públicas ao redor de carros e pedestres. Descubra eventos oficiais de motos e circuitos abertos a trackdays. Se não tem um em sua cidade ou região, talvez seja o pretexto para realizar aquela viagem de moto.

De SP a Brotas: percorremos em comboio rodovias, estradas sinuosas e vicinais, além de um longo trecho em terra

Descubra eventos e novos lugares que promovam atividades para guiar a moto

5 – Acostume-se com a moto

Por último, mas não menos importante, acostume-se com a moto. Em função das vantagens de custo, uma parcela de pessoas tem experimentado se vale a pena trocar o carro pela moto. Sem dúvidas, elas se deslocam de forma mais ágil, gastam menos e são uma diversão. Na contramão, as motos não oferecem o mesmo nível de segurança, capacidade de carga, entre outros fatores. Vá descobrindo gradativamente o que sua motocicleta tem a oferecer, desde potência a ergonomia.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]