Publicidade

Os anos passam, as concorrentes chegam e vão, mas a Lander 250 continua como bem conhecemos. Se em 2024 a Honda aposta suas fichas na inédita Sahara 300, a Yamaha segue confiante nos atributos da veterana XTZ 250 para fazer bonito no segmento. Então, diante da falta de inovações do modelo, vale a pena comprar uma Lander 0km em 2024?

Separamos pontos positivos e negativos da conhecida Yamaha, recentemente atualizada para seu modelo 2024. Se a renovação veio apenas no ano/modelo, sem qualquer upgrade no produto em si, a receita parece estar dando certo: a Lander foi a trail média mais vendida de janeiro, superando a Sahara em 55 unidades (3.140 contra 3.085), segundo a Fenabrave.

 

lander 250 bege

Apesar dos atributos da recém-lançada rival, a Lander liderou as vendas neste início de 2024. Veja os principais atributos do modelo

Publicidade

 

Vale comprar uma Lander – Prós:

1 – Durabilidade 

A Yamaha Lander modelo 2024 segue com consagrado motor que a acompanha desde o lançamento da primeira geração, em 2006. Ao longo dos últimos 18 anos o monocilíndrico SOHC de 249 cm³ construiu ótima fama, sendo considerado ‘inquebrável‘ por muitos consumidores de Fazer e Lander. Num mundo de tantos lançamentos e novidades ainda pouco comprovados, poder contar com um motor ‘conhecido e confiável‘ parece um bom argumento para compra.

2 – Manutenção 

Como dissemos, a Lander está nas ruas há nada menos de 18 anos. Ou seja, tempo mais que suficiente para que o mercado conhecesse o modelo profundamente e se abastecesse com peças de reposição e mão de obra qualificada. Ou seja, é um daqueles modelos que dificilmente ficará parada numa oficina para algum tipo de reparo, deixando o motociclista na mão.

Lander 250

A Lander 250 foi atualizada para o modelo 2024, mas segue como já a conhecemos. Diante da Sahara, trail aposta na relação custo benefício

Publicidade

3 – Economia

Apesar de antigo, o conjunto mecânico da Lander envelheceu bem. A equipe da Yamaha soube atualizá-lo a todas as novas exigências que surgiram ao longo desses quase 20 anos sem prejudicar o consumo ou desempenho original. Assim, propulsor atualmente é flex e entrega médias acima dos 30 km por litro com facilidade, tanto na cidade quanto estrada.

lander 250 é economica

A Lander 250 é uma moto econômica. Na atual configuração, faz média acima dos 30 km por litro na cidade ou estrada

4 – Pós-vendas

A Yamaha oferece 4 anos de garantia, a maior do mercado, para modelos como a Lander 250. Além disso, a trail conta com programa de revisão Preço Fixo, assim quem investe numa 0km sabe quanto gastará nas revisões antes mesmo de comprar a moto. Ou seja, mais tranquilidade para quem planeja rodar de moto nova por aí.

 

Publicidade

5 – Lander aposta no custo benefício

A Sahara é mais moderna e equipada que a Lander. Isso é inegável, afinal a Honda tem câmbio de 6 velocidades, embreagem assistida e deslizante e iluminação full-LED enquanto a Yamaha sequer tem indicador de marchas no painel. Porém, a Lander é uma moto competente, econômica e confiável… e custa cerca de R$ 7 mil a menos que a rival das lojas. Assim, atrai muitos pelo seu custo benefício.

 

Sahara

Sim, a Sahara é mais moderna e melhor equipada que a Lander. Porém, quando o assunto é custo benefício, a diferença de preço acaba pesando a balança para a Lander

Veja também:

Contras da Lander 250 modelo 2024:

1 – Projeto defasado

Podemos dizer que a Yamaha Lander 250 é uma moto consagrada no Brasil. Entretanto, o modelo foi criado para o nosso mercado e lançado ainda em 2006, há quase 20 anos. Desde então, ela segue sem grandes mudanças de motor, chassi, suspensão e rodas. Em resumo, já mostra sinais do tempo frente a rivais e mesmo dentro da linha de opções da Yamaha.

Lander 2006

Em 2019 a Lander recebeu uma nova geração, mas o conjunto mecânico remete à antiga 2006. Motor, chassi, câmbio, suspensões e rodas são herdados do modelo original

2 – Lander 250 carece de tecnologia

Não é maldade dizer que a Lander “parou no tempo” no quesito tecnologia. Tanto que até modelos menores e da própria Yamaha são melhor equipados que ela. Um exemplo vem de sua irmã menor, XTZ 150 Crosser, que já conta com painel completo (com indicador de marchas e função eco) e tomada 12V.

teste-nova-crosser-2023-abs-1-800x640

Até a irmã menor Crosser é melhor equipada que a Lander, oferecendo farol com canhão em LED, tomada 12V e painel completo, com indicador de marchas e função eco

3 – Ficha técnica modesta

O robusto monocilíndrico SOHC de 249 cm³ da trail Yamaha pode ser “indestrutível”, mas está defasado frente aos rivais. Se poucos se empolgaram com os 25,2 cv da nova Sahara 300, o que dizer dos 20,9 cv entregues pela veterana XTZ 250? O torque também é modesto, de 2,1 kgf.m. É um conjunto que dá conta do recado, mas deixa claro a idade do projeto.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]