Publicidade

Você é fã das motos BMW? A marca alemã tem uma legião de admiradores mundo afora, especialmente pela tecnologia e status aos quais estão ligados seus produtos. Talvez um pouco deste sucesso possa ser compreendido ao vermos a forma milimetricamente ensaiada que suas motocicletas ganham vida em uma fábrica. Aqui, podemos ver o nascimento da superbike S 1000RR e da roadster R 1250 R.

 

Montagem de motos BMW na fábrica

Embora o processo seja mecanizado, a mão de obra humana está presente em quase todas as etapas para tarefas que exigem um trabalho mais artesanal. Assim como, parafusaria, polimentos e manuseio das próprias máquinas na fábrica BMW.

 

Publicidade

 

Os dois modelos que aparecem na linha de montagem são a S 1000 RR e a R 1250 R. No vídeo é possível analisar que as peças são testadas a cada etapa e que o motor recebe uma atenção especial – e não é por menos.

O coração da motocicleta passa por vários testes de confiabilidade e desempenho antes de se juntar à moto. Equipamentos como o dinamômetro e um túnel de vento que podem realizar testes especializados. Assim como a Máquina de Medição por Coordenadas CMM, que plota pontos de medição em um espaço cartesiano usando uma sonda que fornece uma medição precisa da peça em questão.

motos bmw na fábrica em manaus

BMW tem no Brasil a sua maior fábrica exclusiva para motos fora da Alemanha. Praticamente todos os modelos vendidos no país são montados em Manaus

Publicidade

Desta forma, com o motor testado e aprovado, a moto começa a ganhar corpo com as carenagens, faróis, rodas e outras partes que vão se juntando e dando vida a estas motos BMW. Em seguida, os supervisores adicionam componentes como virabrequins, pistões e escapamentos também de forma manual.

Por fim, a motocicleta é embalada e encaixotada para ser destinada a algum revendedor ou comprador final. A estrutura da empresa mostra que apenas uma motocicleta é manuseada por várias máquinas e funcionários da fábrica BMW, que opera em larga produção diariamente.

Veja também: 

Publicidade
Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.