Publicidade

O ‘falcão pelegrino’ está prestes a escrever um novo capítulo de sua história. Lançada em 1999 com o título de moto produzida em série mais rápida do mundo, a Suzuki Hayabusa foi aposentada em vários mercados em 2018 por não se enquadrar na legislação de poluentes vigente. Mas agora ela está pronta para retornar.

A fabricante apresentou um vídeo teaser e adiantou informações sobre o lançamento. A nova Hayabusa fará sua aparição oficial em 5 de fevereiro, durante o Suzuki Motorcycle Global Salon, devidamente alinhada com as exigências do Euro5, programa de emissões da Europa.

O que sabemos sobre a nova Hayabusa

Até aqui, pouco. A Suzuki ainda não forneceu detalhes sobre a nova geração de uma de suas motos mais icônicas, mas podemos adiantar algumas informações com base nos materiais já disponíveis.

Publicidade

A nova Hayabusa irá manter suas volumosas linhas características, mas agora adotará a atual identidade visual da marca. Assim, o farol passa a ser em LED e o conjunto óptico remete ao da GSX-R 1000R. A lanterna também adota LED e parece ter novo desenho, horizontal.

O tradicional painel de ponteiros continua lá, mas os indicadores analógicos dividem espaço com uma tela TFT colorida, posicionada no centro do conjunto. O alto desempenho deve continuar sendo assinatura do modelo, pois no teaser ele acelera até os 290 km/h (180 milhas) e o contagiros mostra que o motor está a ‘apenas’ 10.000 rpm, sequer na faixa vermelha, indicando que há fôlego para muito mais.

Entretando, as informações seguras param por aí. Segundo a Suzuki, uma das principais novidades é a compatibilidade com a Euro5, mas a empresa não deu mais detalhes sobre novos números de potência, outra configuração de motor ou um inédito pacote eletrônico que possa equipar a motocicleta. Nos resta aguardar.

Publicidade

Hayabusa no Brasil: preço e mais

Ainda não sabemos quando a nova Hayabusa chegará ao Brasil ou sequer se o lançamento faz parte dos planos da marca ao nosso mercado. Por aqui a Suzuki segue vendendo a geração anterior da ‘Busa’, em duas opções de cores, com preço sugerido de R$ 79.645. Apesar da fama do modelo, no ano passado ela emplacou apenas 20 unidades em solo verde e amarelo, contra 144 da GSX-R 1000 e 932 BMW S 1000 RR, líder entre as superbikes.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza