25-maverick-vinales-esp_dsc8100-gallery_full_top_fullscreen

Viñales vence e quebra jejum da Yamaha

Um improvável pódio quebrou a monotonia da MotoGP e colocou um pouco de pimenta para a disputa pelo vice-campeonato da categoria em 2018. A vitória de Maverick Viñales (Yamaha #25) voltou a colocar a Yamaha no degrau mais alto após 25 corridas sem vencer – a última fora em Assen, na Holanda, na temporada do ano passado, quando Valentino Rossi chegou na frente. Quase 1 ano e meio depois o espanhol Viñales venceu com propriedade e trouxe a Suzuki de Iannone na segunda posição, que por sua vez deixou a Ducati de Andrea Dovizioso no terceiro degrau do pódio.

O "bolo" de motos no início da corrida; tudo parecia caminhar para mais uma vitória de Márquez... mas

O “bolo” de motos no início da corrida; tudo parecia caminhar para mais uma vitória de Márquez… mas

Desta vez, tudo parecia caminhar para mais uma vitória de Marc Márquez (Honda #93). Mas a pista australiana favorece ultrapassagens e isso permitiu a alternância de líderes e fez com que vários pilotos andassem juntos nas primeiras voltas na briga pelas primeiras posições. Márquez largou na pole-position, mas chegou para a primeira curva embolado com vários pilotos. Viñales caiu para a 9ª posição e veio junto no bolo para disputar curva a curva as primeiras posições.

Não demorou muito para Márquez assumir a ponta de Jack Muller (Ducati #43), tendo as duas Ducati de Dovizioso (Ducati #04) e Bautista (Ducati #19) na sua perseguição, que traziam Valentino Rossi (Yamaha #46), Johann Zarco (Yamaha #05), Danilo Petrucci (Ducati #09) e as duas Suzuki de Andrea Iannone (Suzuki #29) e Alex Rins (Suzuki #42) juntas no aguardo de uma oportunidade. Na quarta volta o Francês Zarco foi com muito ímpeto para a freada no final da reta e perdeu a frente da moto. A queda violenta o jogou longe e sua moto rodopiou e tocou a moto de Márquez, danificando a parte traseira e o tirando da corrida.

MotoGP

MotoGP

Um feliz Maverick Viñales que volta a vencer depois de 28 corridas

MotoGP

MotoGP

Marc Márquez tem a rabeta da moto danificada pela pancada da moto de Zarco

MotoGP

MotoGP

As Ducati de Dovizioso e Jack Müller lutaram bravamente

MotoGP

MotoGP

Iannone é perseguido por Dovizioso na briga pela segunda posição

MotoGP

MotoGP

Rossi lutou, chegou a ocupar a segunda posição, mas perdeu rendimento no final

MotoGP

MotoGP

Zarco (#5) avança sobre Márquez, mas errou a freada no final da reta

MotoGP

MotoGP

Iannone volta ao pódio e mostra competitividade

Foi a deixa para que Viñales colocasse a faca nos dentes e pudesse provar que tem sim condições de vencer. O espanhol da Yamaha assumiu a ponta na 9ª volta e abriu folga para garantiu a vitória tranquila. A briga pelo segundo lugar foi intensa entre as duas Suzuki e as duas Ducati e ao final Iannone garantiu o segundo lugar com Dovizioso na terceira posição. Bautista foi o quarto, com Alex Rins em quinto e Valentino Rossi ficou com a sexta posição.

Agora restam duas etapas para terminar o campeonato e a próxima prova é no dia 4 de novembro ma Malásia. Brigam ainda pelo vice-campeonato Andrea Dovizioso, que tem 210 pontos, seguido por Valentino Rossi (195) e Maverick Viñales (180).

Separador_MotoGP



Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.