Publicidade

Walter Davidson foi um talentoso eletricista autodidata em sua adolescência, mas seu trabalho de maior destaque surgiu mais tarde e, entretanto, faz história até hoje. Nascido em 30 de setembro de 1876, é um dos fundadores da Harley-Davidson e uma das principais personalidades do universo das duas rodas. Saiba como foi a trajetória deste americano, orgulho de Milwaukee, sua cidade natal.

 Walter foi fundamental no protótipo da Harley-Davidson

Walter foi fundamental no protótipo da Harley-Davidson

Milwaukee 

Desse modo, na juventude Walter corria de bicicleta e frequentemente fazia seus reparos e manutenção na cozinha da família. Poucos poderiam imaginar o que a união de seus talentos e hobbies iriam contribuir para a indústria e história da motocicleta na América e no mundo.

Depois de aprender o ofício de mecânico, trabalhando para a Milwaukee Railroad, mudou-se para Parsons, no Kansas. Em 1903 recebeu uma carta de seu irmão Arthur, que havia formado uma parceria com o amigo de longa data, William Harley. Isso mesmo, foi assim que tudo começou! A correspondência chamava Walter de volta à sua terra natal, onde sua experiência na mecânica seria útil na motocicleta que a nova sociedade estava construindo.

Publicidade
Do galpão para a grande fábrica foram 10 anos de trabalho

Do galpão para a grande fábrica foram 10 anos de trabalho

Uma vez reunidos, eles terminaram a fabricação das precursoras motos vendidas ao público. Inicialmente todos trabalharam em um pequeno galpão de madeira. Entretanto, dez anos mais tarde, já haviam construído uma fábrica de mais de 27.000 metros quadrados. Era a Harley-Davidson Motor Company, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo em sua majestosa sede em Milwaukee.

Harley-Davidson

Uma vez a Harley-Davidson constituída por seus fundadores, em 17 de setembro de 1907, Walter foi nomeado o primeiro presidente e gerente geral da empresa. Entre as responsabilidades do então executivo estavam dirigir-se aos acionistas na assembleia anual, onde seus discursos geralmente descreviam as direções estratégicas da companhia. Este foi um período importante, que abrangeu as quatro primeiras décadas da Motor Company.

William S. Harley e Walter Davidson na Competição de Resistência da Federação de Motociclistas Americanos (FAM) de 1910

William S. Harley e Walter Davidson na Competição de Resistência da Federação de Motociclistas Americanos (FAM) de 1910

Publicidade

Assim, foi nessa época que o Walter se tornou um grande entusiasta de motocicletas e um piloto de competição. Ele chegou a receber o troféu de primeiro lugar na “Ten Mile Open”, em 4 de julho de 1905, pelo Chicago Motorcycle Club.

Depois, em 1907, ganhou pelo menos três competições no sul de Wisconsin. Mas a vitória que lançou o nome Harley-Davidson no mundo do motociclismo ocorreu na corrida da Federação de Motociclistas Americanos, nas Montanhas Catskill de Nova Iorque, em 1908.

O legado

Walter, como talentoso piloto e mecânico, exigia a mais alta qualidade nos produtos da Motor Company. Como líder, desenvolveu reputação de especialista em negócios, administrando a Northwestern Mutual Life Insurance Company e dirigindo a Milwaukee Gas Light Company, além da Harley-Davidson. Ainda, foi filantropo e fez doações enormes a instituições de caridade, de acordo com seu irmão William.

Walter Davidson definiu no passado os rumos da tradicional marca

Walter Davidson definiu no passado os rumos da tradicional marca

Publicidade

Mas o homem também tinha seus passatempos, que incluíam pescar e administrar o clube de boliche da H-D. Constantemente, estava envolvido na construção de motocicletas e recebendo convidados que paravam para visitar a fábrica. Walter morreu em 7 de fevereiro de 1942, aos 65 anos, deixando sua esposa Emma e três filhos, Gordon, Walter Jr. e Robert. Restou o legado e o trabalho do até então presidente (ou CEO) da Harley-Davidson por mais tempo.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza