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A chegada da Yamaha MT-09 em 2013 colocou mais competitividade no segmento das naked. E como manda a lógica do mercado atual, um conjunto tão bom merece outras versões. E a Yamaha foi além e buscou combinar a agressividade da original naked com algumas características das Big Trail. O resultado é a MT-09 Tracer.

Visualmente ela parece outra moto, mas segue a mesma base mecânica, com modificações basicamente nas suspensões dianteira e traseira, para propiciar maior curso e capacidade de absorção de irregularidades no piso, o que indica alguma vocação para estradas simples no off-road. A carenagem dianteira embute o painel e o bloco óptico, além do tanque de combustível maior e da posição do guidão ajustável são algumas das características diferentes da Tracer em relação à sua original.

Todos os lados de uma moto de caráter versátil

Todos os lados de uma moto de caráter versátil

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O motor é de três cilindros com controle de tração, o chassi muito leve e rígido em alumínio e toda a tecnologia disponível para os freios e as suspensões indicam que esta “crossover” está pronta para muitas aventuras estradeiras, se possível com muitas curvas. Mas ela tem seu lado passeio, bem comportado e muito confortável. Realmente, uma moto, duas facetas. Com esta versatilidade, característica das motos mais modernas, esta nova integrante da família tem tudo para agradar aos mais exigentes motociclistas.

Feita para uso diário – sem contra-indicações – a Tracer é uma moto que atende todas as necessidades, não importa o que se vá fazer, seja na semana ou no final de semana. Seu tanque de combustível tem capacidade para 18 litros e com ele, segundo a Yamaha, é possível rodar mais de 30o km. Os poderosos faróis LED duplos e a carenagem ajustável realçam o caráter viajante da moto.

Pronta para todas as distâncias, a MT-09 já está preparada para receber todos os acessórios para viagens

Pronta para todas as distâncias, a MT-09 já está preparada para receber todos os acessórios para viagens

A Yamaha MT-09 Tracer traz o D-Mode, sistema pelo qual o piloto pode selecionar um de três modos de condução (STD, STD “A” e STD “B”), tudo especificamente concebidos para a Tracer. Basicamente este sistema combina o controle de tração (TCS) com o ABS e o acelerador eletrônico (Y-CCT). Na maioria das ocasiões, o modo STD vai servir, mas se quiser uma tocada mais esportiva e agressiva, o STD “A” pode ajudar. Mas se a pedida for no sentido oposto, melhor mesmo é o modo STD “B”.

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O motor de três cilindros, refrigerado a água e 847 cc vem equipado com pistões forjados e é muito leve e compacto. Oferece 115 cv e 8,9 kgfm de torque, suficiente para levar seus 210 kg com facilidade e precisão. O braço oscilante da suspensão traseira é assimétrico e também é feito em alumínio fundido de enchimento controlado, como o chassi, e isso reduz muito o peso da moto e melhora o comportamento neutro do conjunto. O amortecedor traseiro está quase na posição horizontal e encontra-se por baixo do assento com os pivôs do braço oscilante montados externamente, o que permite que a área central do chassi seja estreita e proporcione mais conforte e segurança para o piloto, com uma posição de condução relaxada.

Confira a galeria e leia o teste completo da Yamaha MT-09.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.