Publicidade

Imagine uma moto tão poderosa a ponto de ser considerada ‘perigosa demais‘ até aos melhores pilotos do mundo. Com potência tão absurda que chegou a ser restrita das competições. Esta é a indomável Yamaha TZ750, a motocicleta que colocava medo até no famoso Kenny Roberts – lenda da MotoGP, tricampeão na era das 500cc.

 

Yamaha TZ750, indomável

Roberts fez seu nome ao vencer nas pistas de terra norte-americanas de Flat Track – tradicionais nos EUA – as motos de fábrica da Harley-Davidson. O feito foi conquistado guiando uma Yamaha TZ750 quatro cilindros de dois tempos.

Em 1975, Roberts de 23 anos era o craque da marca japonesa e o atual campeão do Grand National, mas lutando para defender sua coroa. A TZ750 foi uma arma vinda do asfalto, destinada a lutar com a XR750 da Harley – que dominaram o calendário Flat Track. Que raios de estilo de corrida é esse? Confira no vídeo:

Publicidade

A moto nasceu da ideia do canadense da Yamaha, Steve Baker, e seu mecânico Bob Work. Em 1974, rodando pela Califórnia com a nova e rara TZ700, eles discutiram a possibilidade de usar o motor da novidade em um chassi de pista de terra.

Da ideia ao projeto foi um passo e a moto estreou em uma corrida de meia milha, em Ascot Park. No entanto, o parafuso do motor e o eixo traseiro foram dobrados pela potência da máquina, que tinha chassi construído pela Champion Frames.

Na época, as motos da Harley é que imperavam na pista de terra

Publicidade

Produzindo mais de 100 cv, a TZ estava em uma liga diferente das motos de 2 cilindros paralelos da Yamaha e das XR750 V-twin da Harley. Então o design do quadro foi reforçado, antes que mais cinco motos fossem construídas: uma para Baker, Randy Cleek, Skip Aksland, Don Vesco e claro, Roberts!

A histórica Yamaha TZ750 de Roberts

A moto de Roberts foi construída por seu mecânico regular, Kel Carruthers. O modelo era leve, pesando cerca de 145 kg. O conjunto era também estreito, apesar do motor em linha e da fileira de filtros de ar salientes para todo lado.

Modelo tinha motor poderoso demais para o conjunto leve

À direita do guidão largo e curvo havia um tacômetro marcando até os 10.500 rpm. Curiosamente, na barra esquerda do guidão havia um botão para desativar um cilindro, a fim de controlar esse monstro nas curvas.

Publicidade

O punho direito não tinha alavanca – os regulamentos de Flat Track proibiam freio dianteiro! Na esquerda o pedal era apenas de apoio, pois ficava na direita os pedais de câmbio e mais abaixo de freio traseiro. Ou seja, pé esquerdo livre para deslizar na terra.

Veja também:

Moto de Flat Track nasceu de uma experiência com o motor da TZ700

Indianápolis Mile de 1975

A primeira corrida de milha da TZ foi em Indianápolis, onde o poder de girar os pneus do motor era demais para Baker, Cleek, Hocking e Aksland – nenhum dos quais conseguia entrar no ritmo da Yamaha. Para piorar, Roberts não tinha visto a moto antes do treino e lembrou mais tarde sobre a história:

“Ficou imediatamente claro que alguém iria morrer andando na moto ou causar a morte de outra pessoa. Eu estava no topo da minha pilotagem naqueles dias, mas eu realmente comecei a me perguntar no que eu tinha me metido…”

Roberts encontrou tão pouca tração que foi o último a sair da linha de partida e quase não conseguiu se classificar. Era impossível manter a moto presa ao chão. A Yamaha girava em qualquer lugar acima da marcha lenta, deixando a liderança livre para as Harley.

Yamaha TZ750 aos comandos de Roberts

O que restou a Roberts foi andar não pela trilha compactada como todos os outros rivais. Ele trilhou perto da cerca da pista, com seu pneu traseiro deslizando sobre os fardos de palha. Lentamente, a multidão viu a TZ ganhando terreno e foi à loucura quando a moto venceu as XR por centímetros.

Depois de duas voltas comemorativas, o piloto estacionou e disse as palavras imortais: “Eles não me pagam o suficiente para montar nessa coisa”.

No entanto, Roberts não conseguiu fazer a TZ encontrar aderência suficiente nas corridas subsequentes. O que resultou no título de Gary Scott com a Harley. E no final da temporada, a AMA (Associação Americana de Motociclistas) limitou a categoria a motos de dois cilindros. Fim da TZ no Flat Track, Roberts não reclamou.

Reencontro de lendas 34 anos depois

E a história não acabou ainda. Nos anos 90, o colecionador Stephen Wright adquiriu e restaurou a primeira TZ e depois as de Roberts. Em 2009, já aos 57 anos, o piloto se encontrou de volta com a moto em Indianápolis.

Ele mencionou casualmente que não andava de motocicleta há mais de um ano, naquela época. Mas quando deu algumas voltas na pista, ficou claro que seu talento ainda excede sua modéstia. E parece que ele até impressionou a lenda da MotoGP Valentino Rossi, que estava presente na ocasião, para o Grande Prêmio de Indianápolis. Que dia!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]