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A BMW M 1000 R ganhou novo motor e aerodinâmica projetados para a pista, mas também para atingir um único objetivo: esmagar a concorrência. E parece que os alemães conseguiram, criando a naked mais potente do mercado atual. Conheça o foguete.

BMW M 1000 R – A naked mais potente do mercado

O coração da BMW M 1000 R é o mesmo motor da nova S 1000 RR. Estamos falando de um motor de quatro cilindros em linha Shiftcam que entrega 210 cv a 13.750 rpm e torque de 11.3 kgf.m a 11.000 rpm. Desta forma, trata-se da naked mais potente do mercado na atualidade!

bmw m 1000 r 2023

Nova BMW M 1000 R é a naked mais potente do disponível no mercado, com nada menos que DUZENTOS E DEZ cavalos – numa moto sem carenagem ou qualquer proteção aerodinâmica

Ou seja, os alemães conseguiram bater de frente com rivais como a Ducati Streetfighter V4 S, que tem “apenas” 208 cavalos de potência. No entanto, os italianos ainda podem se gabar de modelos raros da MV Agusta, como a Brutale de edição limitada que chega a 215 cv!

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Seja como for, hoje para os sortudos que tenham no bolso 22.850 euros – mais de R$ 117 mil – a naked mais rápida disponível na concessionária é a nova M 1000 R. E como a BMW conseguiu isso? Bem, vamos olhar mais de perto o conjunto da novidade.

 

 

Conjunto avançado

O conjunto da BMW M 1000 R conta com dutos de admissão de comprimento variável, o silenciador é de titânio e a corrente, M Endurance. A caixa de câmbio foi projetada para ser acionada mais rapidamente e, obviamente, vem com um quickshifter como padrão.

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Já o quadro de alumínio da nova naked mais rápida do mercado foi revisado, em função da maior potência. No entanto, continua muito parecido com o da S 1000 R. O mesmo acontece com a suspensão, que é eletrônica de série – novidade na M 1000 R.

painel tft da bmw m 1000 r 2023

Tela TFT monitora uma gama de informações e funções na moto

Outro destaque é o sistema de freio dianteiro que tem pinças M anodizadas, juntas dos discos de 320 mm de diâmetro. No entanto, o show a parte fica na eletrônica, herdada da nova RR. A moto mantém os modos de pilotagem clássicos: Rain Road e Dynamic. Mas não faltam aqueles projetados para pista: Race e Race Pro 1-3.

A moto também tem disponíveis três configurações para a resposta do acelerador e três níveis de freio motor – selecionados no modo Race Pro. Tudo isso é monitorado pelo display TFT de 6,5 polegadas, que tem interface OBD para se conectar com M GPS Datalogger e M GPS Laptrigger.

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Modelo agora exibe Winglets nas laterais

BMW M 1000 R com asas para voar baixo

Outra novidade da naked mais potente do mercado são as barbatanas aerodinâmicas. Na área frontal superior, a BMW M 1000 R estreou os Winglets, capazes de gerar uma carga de 11 kg a 220 km/h. Mas não é tudo! A moto também tem disponível um pacote M Competition.

nova bmw m 1000 r

A nova hipernaked BMW M 1000 R está disponível em duas cores na Europa, custando 23 mil euros (R$ 117 mil). Não há previsão do modelo vir ao Brasil

Na lista de itens estão incluídos para-lamas dianteiros e traseiros, tampa da caixa de ar, tampa da roda dentada e outros componentes de fibra de carbono. O garupa também se beneficia do pacote, graças às pedaleiras fresadas M.

Por fim, a BMW M 1000 R chega disponível em duas cores: Light White/M Motorsport e Black Storm metálico/M Motorsport. Até o momento não há informações sobre o lançamento do modelo no Brasil, onde nem a edição antiga está disponível.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]