Que o XMax foi o principal lançamento da Yamaha no Salão Duas Rodas você se lembra bem, mas o que pode mudar no crescente mercado de scooters agora que a montadora divulgou seu preço? O novo modelo tem valor sugerido de R$ 21.990, sem considerar despesas com frete ou seguro.
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![XMax foi sensação no stand da Yamaha no Salão Duas Rodas. Agora, marca o posiciona para brigar cara a cara pela liderança do segmento XMax foi sensação no stand da Yamaha no Salão Duas Rodas. Agora, marca o posiciona para brigar cara a cara pela liderança do segmento](https://www.motonline.com.br/noticia/wp-content/uploads/2019/11/salao-duas-rodas-MOTONLINE-triumph-honda-yamaha-cb-cbr-rocket-street-13-800x533.jpg)
XMax foi sensação no stand da Yamaha no Salão Duas Rodas. Agora, marca o posiciona para brigar cara a cara pela liderança do segmento
Apesar de chegar às lojas apenas em abril de 2020, o modelo já está em fase de pré-venda. Movido pelo motor de 250 cilindradas (assim como acontece na Ásia e não na Europa, onde é vendido o XMax 300) este é considerado pela marca como seu ‘sport premium scooter‘.
Yamaha XMax ou Dafra Citycom?
O preço sugerido pela Dafra no Citycom S 300i ABS são os mesmos R$ 21.990 – apesar dele estar por promocionais R$ 19.990, neste momento. Popular em grandes cidades, o modelo lidera o segmento e emplacou mais de 1.200 unidades no ano passado, além de já ultrapassar a marca dos 1.600 em 2019. Em 2018, o Kymco Downtown comercializou 1.177 unidades e o Honda SH 300i, 991.
![Conhecido em nossas ruas desde 2011, o Citycom 300i é o líder da categoria e está prestes a bater a marca de 1.600 unidades emplacadas em 2019 - somando versões CBS e ABS Conhecido em nossas ruas desde 2011, o Citycom 300i é o líder da categoria e está prestes a bater a marca de 1.600 unidades emplacadas em 2019 - somando versões CBS e ABS](https://www.motonline.com.br/noticia/wp-content/uploads/2019/12/dafra-citycom-300-4-800x533.png)
Conhecido em nossas ruas desde 2011, o Citycom 300i é o líder da categoria e está prestes a bater a marca de 1.600 unidades emplacadas em 2019 – somando versões CBS e ABS
O Citycom é querido pela Dafra como seu ‘scooter mais premiado’ e cativa os motociclistas com rodas em alumínio de 16″, amplo compartimento sob o assento, funcional escudo frontal, tomada 12V e motor com arrefecimento a líquido que gera 27,8 cv e 2.8 kgf.m de torque, a 7.750 e 6.500 rpm, respectivamente. Ele está no nosso mercado desde 2011 e em 2017 ganhou a versão com freios ABS.
Venda de scooters 300cc |
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Emplacamentos em 2018 | Preço sugerido pela marca |
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Dafra Citycom 300i | 1.232 | R$ 21.990 |
Kymco Downton 300i ABS | 1.177 | R$ 22.900 |
Honda SH 300i | 991 | R$ 23.590 |
O que o XMax oferece por R$ 21.990
A Yamaha deixou claro que ‘o preço em questão está sujeito a reajuste até o lançamento do produto no varejo’, mas caso ele chegue aos já citados R$ 21.990 será, no mínimo, competitivo. Porém, o jogo não está ganho. Além de enfrentar críticas de muitos que queriam ver a versão de 300 cm³ por aqui, o Xmax terá pela frente um segmento disputado, em que quem oferecer mais por menos garante a venda.
Motorização
O motor do XMax é o monocilíndrico de 250 cm³ com 4 válvulas, comando único e refrigeração líquida. O conjunto rende potência máxima de 22,8 cv a 7.000 rpm e o torque máximo de 2,5 Kgf.m a 5.500 rpm. Assim como na NMax 160, o scooter tem câmbio automático do tipo CVT.
Tecnologia
A novidade da Yamaha possui chave Smart Key – acionada por aproximação – para dar partida, abrir tampa do tanque de combustível ou acessar o compartimento sob o banco. Há outros dois espaços para objetos no cockpit, inclusive com uma tomada 12V em um deles. O painel conta com velocímetro e conta-giros são analógicos, com um display digital em LCD para uma lista de funções. O XMax tem ainda controle eletrônico de tração, item único entre na categoria no Brasil.
![Calma! Este é o XMax 300, à venda na Europa e que muitos queriam ver por aqui. A 'nossa' versão 250 cc é praticamente idêntica a vendida em países da Ásia Calma! Este é o XMax 300, à venda na Europa e que muitos queriam ver por aqui. A 'nossa' versão 250 cc é praticamente idêntica a vendida em países da Ásia](https://www.motonline.com.br/noticia/wp-content/uploads/2018/02/yamaha-xmax-300-3-800x534.png)
Calma! Este é o XMax 300, à venda na Europa e que muitos queriam ver por aqui. A ‘nossa’ versão 250 cc é praticamente idêntica a vendida em países da Ásia
Destaque, também, ao painel digital. Completo, ele informa sobre nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total e parcial, consumo instantâneo e autonomia, nível de carga da bateria, velocidade média, temperatura ambiente, relógio, indicador de troca da correia do CVT, indicador de troca do óleo do motor e tempo de viagem.
Conforto
Diferencial no XMax é o amplo espaço para condução. O banco em dois níveis promete mais conforto para o piloto e ao garupa. Quem vai na frente tem duas opções de apoio dos pés junto ao estribo. Na traseira, as pernas não ficam muito flexionadas, graças a configuração disposta. A posição de pilotagem conta com de guidão e para-brisa ajustáveis.
Com entre eixos relativamente curto de 1.540 mm, o XMax tem rodas calçadas por pneus sem câmara de 120/70 R15 na frente e 140/70 R14 na traseira. O scooter é equipado com freios a disco e ABS, com amortecedores de 110 mm de curso na dianteira e de 92 mm na traseira. Ele possui três opções de cores, azul fosco (Matt Blue), preto fosco (Midnight Black) e vermelho fosco (Red Velvet).
Ficha Técnica Yamaha XMax 250 |
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Motor |
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Tipo |
SOHC, 4 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
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Potência (Gasolina) | 22,8 cv (7000 rpm) |
Torque (Gasolina) | 2,5 kgf.m / 5500 rpm |
Quantidade de Cilindros | 1 |
Cilindrada real arredondada | 250 cm3 |
Diâmetro X curso | 70,0 x 64,9 mm |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Tipo de combustível | Gasolina |
Câmbio |
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Sistema de transmissão | Automático / CVT |
Transmissão final | Engrenagens |
Embreagem |
Sapata Centrífuga / seca
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Suspensão |
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Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Motor-balança |
Curso da suspensão diant. | 110 mm |
Curso da suspensão tras. | 92 mm |
Freios |
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Sistema de freios | ABS |
Freio dianteiro |
Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
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Ø do freio dianteiro | 267 (Ø externo) |
Freio traseiro |
Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
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Ø do freio traseiro | 245 (Ø externo) |
Dimensões |
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Comprimento x Largura x Altura |
2185 x 775 x 1465 mm
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Altura mínima do solo | 135 mm |
Distância entre eixos | 1540 mm |
Altura do assento | 795 mm |
Pneu dianteiro |
120/70 – 15M/C 56P DUNLOP
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Pneu traseiro |
140/70 – 14M/C 62P DUNLOP
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Tipo de chassi | Underbone |
Peso Líquido | 179 kg |
Capacidade do tanque de combustível (reserva) | 13,2 L (2,4 L) |
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![](https://www.motonline.com.br/noticia/wp-content/uploads/2023/11/cropped-Guilherme-Augusto-300x300.jpeg)