A família CB é uma das mais importantes e tradicionais da Honda. E a CB 1000R é a máquina topo de linha da gama. Confira as gerações desta naked que chegaram aqui no Brasil.
Honda CB 1000R: ficha técnica, fotos, videos, consumo
A Honda CB 1000R foi apresentada na Europa, durante o Salão de Milão, em 2007. Por lá, o modelo chegou para aposentar a Hornet 900, que nunca desembarcou oficialmente no Brasil. A nova CB misturava linhas modernas e estilo futurista, assim como a velha 900.
Na frente, o destaque era o amplo farol com uma pequena lanterna circular formada por LEDs. Atrás de uma pequena carenagem estava o painel de instrumentos digital (LCD). O tanque de combustível, com capacidade para 17 litros, tinha desenho moderno e se juntava a uma pequena carenagem nas laterais.
Na ciclística, a CB 1000 R de primeira geração tinha garfo telescópico invertido, com dez posições de ajuste na pré-carga da mola, na frente. Na traseira, a suspensão usava um único conjunto mola-amortecedor a gás, também com dez posições de ajustes. As rodas eram de liga de alumínio com 17 polegadas, calçando pneus de 120/70 (frente) e 180/55 (trás).
Motor, potência e consumo da moto CB 1000R
A naked era movida pelo motor de quatro cilindros em linha de 998 cm³, com 16 válvulas DOHC (Double Overhead Camshafts), com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível PGM-FI. Diga-se de passagem, uma usina baseada na CBR 1000RR Fireblade 2007. Mais amansado, na CB atingia 125,1 cv a 10.000 rpm e 10,1 kgf.m de torque a 7.750 rpm. O consumo médio era de 13,5 km por litro, segundo dados oficiais.
Lançamento no Brasil
Na Europa, a moto chegou nas cores branca, preta, prata e verde metálica, em junho de 2008. No Brasil, a CB 1000R foi apresentada no Salão Duas Rodas de 2011. Com a produção em Manaus, a naked chegou às lojas em outubro do mesmo ano em duas versões: a standard (R$ 37,8 mil) e a com sistema de freios C-ABS (R$ 40,8 mil).
Honda CB 1000R Neo Sports Café - segunda geração
A CB 1000R recebeu um conceito de design completamente novo, chamado de Neo Sports Cafe, apresentado na Europa no final de 2018. Nas palavras do italiano Valerio Aiello, chefe de design da Honda Europa, a novidade procurava resgatar as clássicas nakeds da marca, mas sem ser vintage.
Esse novo modelo chegou ao Brasil no primeiro trimestre de 2019, onde o motor é a única coisa herdada da antiga geração. Mas o propulsor recebeu melhorias, como pistões forjados e taxa de compressão mais alta. Assim, a potência subiu para 141,4 cv a 10.500 rpm. Enquanto o torque cresceu ao máximo de 10,6 kgf.m a 8.250 rpm. O consumo médio não mudou muito, na caso dos 16 km por litro.
Além de novo visual, ciclística e mais potência, a nova geração trazia novidades tecnológicas. A moto ganhou ABS de dois canais, três modos de pilotagem (mais um personalizável) e controle de tração. E no total, a CB 1000R Neo Sports Cafe era 12 kg mais leve pesando 212 kg em ordem de marcha.
Preço da Honda CB 1000R
Quando saiu de linha em 2017, a antiga CB 1000R C-ABS (topo de linha) custava R$ 46.590. Enquanto, a geração Neo Sports estreava com preço sugerido de R$ 58.690. Em junho de 2023, a CB 1000R NSC tinha valor sugerido de R$ 78.870 na versão padrão e de R$ 87.730 na Black Edition, com visual escurecido, banco monoposto e outras pequenas exclusividades.