A CB 500 ‘antiga’ sucedeu a CB 450 DX e antecedeu a CB 600F Hornet, outros dois sucessos de vendas. Para quem não sabe, a Honda CB 500 chegou ao mercado brasileiro em 1997 e permaneceu nas lojas até 2005. Confira a ficha técnica e imagens desta naked “raiz” que tem fãs até os dias de hoje, apaixonados pela sua robustez e desempenho.
Honda CB 500 ‘antiga’: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos
Usamos aqui o termo ‘antiga’ para diferenciar a antiga CB 500 da Honda CB 500F. Apesar do nome praticamente idêntico, são duas motos completamente diferentes. A primeira esteve à venda do final da década de 1990 ao início dos anos 2000.
Enquanto isso, a CB 500F chegou ao Brasil em 2014 e permanece em produção. Lembrando que a trail CB 500X e carenada CB 500R fazem parte desta geração mais nova. Voltando a 500F e a 500 antiga, ambas as motos não compartilham nenhuma peça, seja chassi, motor, suspensão ou eletrônica. Nada é intercambiável entre os dois modelos.
Desta forma, a CB antiga era movida por um motor de dois cilindros em linha, arrefecido a líquido, com 498,8 cm³, DOHC, com oito válvulas. Apesar de ser considerado moderno para sua época, era alimentado por dois carburadores. Com tudo isso, o propulsor gerava 54 cv a 9.000 rpm e torque de 4,50 kfg.m a 8.000 rpm.
Apesar disso, eram números bem similares aos da nova geração. A CB 500F gera 50,4 cv e 4,55 kgf.m de torque. Ou seja, tem uma redução de 6,7% na potência e acréscimo de 1,1% no torque em relação a CB carburada.
Mas, para quem prefere a nostalgia da velha CB, saiba que ela atingia a marca de 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A sua velocidade máxima, ou top speed, era outro destaque do modelo, afinal a 500 superava os 170 km/h reais, chegando aos 200 km/h no painel.
No entanto, o motor de ótimo desempenho e rotações altas (comparadas ao ‘padrão’ atual) - junto da alimentação por carburadores - cobrava seu preço no consumo. A média ficava na casa dos 20 km/litro, mas caia para aproximadamente 13 km/litro em tocada esportiva. Em comparação, uma CB 500F supera a marca de 28 km/litro em velocidade de cruzeiro.
Foi sucesso nacional
A CB 500 antiga chegou com uma missão difícil. Precisava substituir à altura a CB 450, que era um sucesso de vendas e ícone nacional de esportividade nos anos 1980. Além disso, precisava se mostrar atual para os ‘novos’ padrões da época. Lembrando que o Brasil tinha se aberto para importações recentemente.
O modelo CB 500 já era oferecido na Europa (onde chegou a ter uma segunda geração e outras versões) e também agradou por aqui. Sua principal concorrente era a Suzuki GS 500E, que estava um passo atrás em tecnologia – especialmente pelo motor, com 2 válvulas por cilindro.
Assim, a CB 500 ‘antiga’ vendeu mais de 21 mil unidades no país. Aliás, o modelo era nacionalizado, integrando a linha de montagem da fábrica da Honda em solo verde e amarelo, localizada em Manaus. Depois de 2005, a CB 500 foi substituída pela famosa CB 600F Hornet.