Honda NX 400i Falcon

Honda NX 400i Falcon
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Honda NX 400i Falcon
Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua existência. A Falcon ficou praticamente sozinha num segmento entre as trail e as urbanas e agradou a uma legião de fãs com seu motor de um cilindro, muito torque e suspensões de longo curso, ideais para enfrentar os muitos buracos das cidades brasileiras. Essa versatilidade deu à ela boa fama no uso policial. Apesar de ter sido descontinuada em 2009, a Honda relançou-a em 2012, já com injeção eletrônica de combustível e freios com ABS, com o nome ligeiramente modificado para NX4 Falcon 400i. Seu último ano de fabricação foi 2015.

Ficha Técnica

Cilindrada: 397
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 28.70 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo: 3.27 kgf. m a 6.000 rpm
Transmissão: 5 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico convencional, 215 mm de curso
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Monochoque com Link, 180 mm de curso
Peso (seco): 157
Comprimento: 2162
Largura: 789
Altura: 1222
Altura do Banco: 850
Distância entre Eixos: 1433
Pneu Dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro: 120/90 – 17M/C (64S)
Capacidade do tanque: 15,3 litros
Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga
Balança: Convencional

Outras Versões

NX 4 Falcon 400:   2000
NX 400i Falcon:   2015 / 2014 / 2013 / 2012
NX 400i Falcon Africa Twin:   2015 / 2014
mais opções

Todas as Avaliações da Honda NX 400i Falcon

Recomendo
Classificação
Prós:
Contras:
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra
Quilometragem:
0
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 20/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
19 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Tenho uma Falcon 2006 (carburada, lógico), e optei por ela justamente porque queria algo a mais que 250cc, e estava disposto a comprar uma moto usada (tive duas motos antes que comprei usadas e nunca tive problemas.. é só escolher com muita paciência, sem pressa). Comprei a minha com 9 mil km, toda original (pneus, relação, vela, bateria, etc), agora está com 25 mil km. Seguem abaixo as minhas impressões após 2 anos de uso:

- A Falcon é tipo "todo terreno" e encara estradas de terra, buraqueira, areia, pista molhada, etc.
- Pode ser comparada à Lander, XRE, Tenerezinha, Tornado, bem como à motos maiores como XT600, 660, DR600, etc.
- A NX4 é uma moto ótima para percorrer longas distâncias com conforto, sem pressa (velocidade de cruzeiro é 110km/h).
- A posição de pilotagem deixa o piloto com disposição para rodar até secar o tanque (a autonomia é de 300km com um tanque, que tem capacidade de 15litros, depois de uns 280km é melhor parar no primeiro posto, para não ter pane seca hahaha)
- Se vai rodar por trechos com mais de 300 km sem postos para abastecer pode ser adaptados tanques plásticos de até 24 litros, à venda em muitos sites.
- A Falcon não é uma esportiva ou naked ou similar! não adianta querer rodar acima de 150km com uma Falcon original que não vai (até se atinge 150, 160km, mas a perda de estabilidade é grande, e o consumo maior ainda).
- A velocidade de cruzeiro dela é 110km/h, sobrando fôlego para ultrapassagens, tanto em subidas, engarupado, com báu, etc (o grande diferencial da Falcon contra as motos 250cc é seu torque, perdendo só para motos maiores, claro)
- O consumo médio dela é 22km/l, andando até 110km/h (rodando junto com uma Titan já fiz mais de 25km/h.. numa média de 80km/h) (mas já fiz tb 15km/l, rodando acima de 130km/h, com vento contra.. tudo depende da mão do piloto).
- Quando desligada, o óleo do motor se deposita em num reservatório, do lado direito do tanque. De forma que sempre que precisar usar a Falcon, e ela estiver a mais de 4 ou 5 horas desligada, é preciso acionar o afogador para ligá-la e esperar uns 2 minutos para o óleo rodar pelo motor e esquentar um pouco (isso é regra, é completamente normal, se não fizer isto começam aparecer problemas de mecânica).
- O custo de manutenção da Falcon condiz com o seu tamanho: não é uma 150cc, também não é uma 250cc, mas também não é um 600cc ou 660cc (conseguem compreender o raciocínio lógico? rsrsrsrs)
- Precisa trocar a bateria 1 vez por ano (coisa normal).
- Pneu traseiro (original pirelli) durou 15 mil km
- Pneu dianteiro (original pirelli) durou 20 mil km)
- O valor de mercado já estabilizou depois que parou a produção nacional, sendo que o mercado vende e troca fácil as usadas, sem grande desvalorização (agora com o lançamento da Falcon i.E é melhor esperar para ver se as usadas vão ser valorizadas ou não).
- No verão o calor do motor incomoda a perna direita do piloto (quando se está de bermuda, o que não é aconselhável usar ao pilotas uma moto, certo?).
- É ótima para encarar uma estrada de terra, brita, areia, etc... mas não queira entrar na lama com a Falcon: é uma moto pesada e alta, não foi feita pra isso (se quer encarar lama compre uma Lander ou Tornado).

A moto no geral é um excelente custo benefício (com 15 mil reais dá pra uma Falcon com baixíssima km, dois conjuntos de capacetes, botas, luvas e roupas de cordura de boa qualidade, e ainda sobre dinheiro para equipar a moto com bauleto, pedaleiras, mata-cachorro, alforges e pegar estrada).

Na cidade é muito ágil, e uma das motos mais eficientes para transpor o trânsito, ruas alagadas, obstáculos, aclives, etc.. até mais eficiente do que motos de maior CC como a Versys, XTs, etc. Na estrada é uma boa pedida para um casal, que leva muita tralha e prima pelo conforto ao invés da velocidade, mas tem grana para comprar uma GS ou XT.
Prós:
Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade;
Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né);
Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.
Contras:
Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...);
Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né);
Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
25000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Comentários:
Tenho uma Falcon 2000, comprei com cerca 54.000 Km por um bom preço. Após 6 meses com ela e mais de 20.000 km rodados avalio como um ótimo negócio.

Assim que comprei tive que dar aquela geral, pois a moto já tem 15 anos e como sempre estou na estrada não quero passar por apuros. Troquei os 2 pneus, pastilhas e discos de freio, óleo e filtro, filtro de ar, escapamento esportivo, vela, etc. A moto vem se mostrando muito confiável e nunca me deixou na mão, exceto semanas atrás que por causa de uma gasolina duvidosa a moto começou a engasgar e perder potência, mas foi prontamente resolvido quando abasteci em outro posto.

Muito boa para viagem com garupa. Isso se o intuito for curtir a estrada sem pressa, pois vibra muito acima dos 110 Km/h. Sinto falta da 6ª marcha, já que estava acostumado com ela na minha CB 400. Estou pensado em trocar o pinhão para ver se ajuda um pouco (se alguém já tiver feito isso, deixa um comentário com a avaliação).
Prós:
Excelente torque, boa em retomadas e ultrapassagens.
Facilidade para peças e manutenção com preço bem acessível;
Boa para uso urbano e viagens mais longas com garupa e bagagem;
Freio muito bem equilibrado.
Contras:
Vibração acima dos 110 km/h;
Falta 6ª marcha;
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
72000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 03/03/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Torque, moto ágil no trânsito, aerodinâmica, moto bonita e possui bom desempenho.
Contras:
Parte elétrica, crônico na Falcon. SÓ.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
27000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/11/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Confortável, econômica (consumo entre 23km/l e 28km/l cidade - estrada), as peças são muito fáceis de encontrar e baratas geralmente compatíveis com outros modelos populares da Honda. Motor responde bem até 120km/h em uma ultrapassagem, mas tb não passa muito disso.
Contras:
Velocidade máxima fica entre 130 e 140km/h.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
16000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 24/01/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
A moto é um trator, torque, resistência, confortável. Dirigibilidade e suspensão acertadas. Vai bem em viagens de até 500km.
Contras:
Consumo e vibração do motor mono. Fique atento ao óleo pois é complicado de acompanhar a medição. Siga o manual.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
52000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 30/05/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
779 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Muito conforto e segurança na pilotagem dentro de cidade.
Contras:
Consumo muito alto, e muita vibração do motor.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
23000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
753 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Mesmo com os prós e contras, sou mais uma Falcon usada do que uma XRE nova.
Prós:
Tenho uma Falcon desde seu lançamento em 1999 e ela está com cerca de 115.000 Kms; Concordo com praticamente tudo o que foi dito pelo nosso companheiro e acrescento o fator suspensão. Usei a Falcon carburada por cerca de 10 anos em viagens curtas e longas e por todo tipo de terreno sem passar por nenhuma dor de cabeça. Hoje tenho uma XL 1000V Varadero que uso para minhas viagens maiores e posso atestar que nunca houve uma moto com uma suspensão tão bem dimensionada quanto a Falcon. Ela mantem alto nível de conforto mesmo com garupa e bagagem. Lamento o fato de a nova Falcon ter perdido potencia em benefício da PROMOT 3, pois neste caso, pioraram exatamente o que todos os donos de Falcon sempre reclamaram que é justamente a falta de potencia para uma viagem mais rápida. Assim sendo, manterei a minha velha guereira ainda por muito tempo, já que ela é mais potente que a nova. Vejamos agora como se comporta a "nova" Falcon com relação ao consumo. Com a relação alterada já andei por muitas vezes acima de 170 Km/h mas a vibração incomoda e assusta devido ao pouco peso para esta velocidade.
Contras:
Velocidade final limitada, já que o motor mostra que ainda tem fôlego mas não consegue desempenho.
Alto consumo se comparada a NC700X que se afirma fazer acima de 25 Km/l
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
115000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Recomendo
Classificação
Comentários:
Foi a minha primeira moto, atendeu a todas as minhas expectativas e foram 12000km rodados praticamente em viagens somente, com certeza um ícone das motocicletas, uma pena a Honda ter mantido sua política de assaltar descaradamente o consumidor brasileiro e cobrar 19k numa motocicleta dese tipo, em outros mercados isso seria considerado uma piada, mas como dizem alguns Honda e Honda....
Prós:
Confortável, custo de manutenção baixa, facilidade na aquisição de peças, seguro barato, encara qualquer terreno.
Contras:
Consumo elevado ( modelo carburado ), alta vibração e pouca proteção aerodinâmica em velocidades acima dos 130km/h.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
12200
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Comentários:
Quem reclama do preço da Nx 400i é porque não observou o aumento da inflação e do salário mínimo. Em 2008 a Falcon custava 14 mil pq o salário mínimo era de 415 reais. Agora em 2013 o salário mínimo é de 678 reais. Fazendo os cálculos necessários perceberão que o preço não mudou nada, apenas foi corrigido de acordo com a inflação do país. Quem optar por comprar uma moto mais forte que a Falcon como por exemplo uma XT660 ou equivalente à faixa de preço da Nova Falcon precisa observar que essas motos possuem custo de manutenção alta, coisa que na Falcon é mais fácil tanto para peças como para serviços.
Prós:
Moto divertida, bonita, tem um vigoroso torque, muito econômica com média de até 33km/l na estrada, muito confortável com banco macio e ciclística que apelam ao bem-estar do piloto e garupa. O motor agora injetado é bem acertado e tem entrega de potência bem linear. Sua manutenção é fácil e barata. Remendos, buracos, pista de pedra entre outros obstáculos são absorvidos pela suspensão que é o cartão de visitas da Falcon. Quem se importa com conforto, torque e confiança é a moto.
Contras:
Pesada para novatos, não admite erros. Falta pisca-alerta, lampejador e freios abs. Aros e balança comuns. Essa moto merecia mais atualizações.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
16485
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
mais opções

Outras motos Honda à venda

De R$ 12.000,00 a R$ 12.000,00 entre 6 ofertas
Honda NX 400i Falcon
R$ 12.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 14.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 20.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 18.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 17.000,00
Honda NX 400i Falcon

Guias de motos Honda

foto moto honda/magna-750 Honda Magna 750
Honda Magna 750
foto moto honda/cb-1000r Honda CB 1000R
Honda CB 1000R
foto moto honda/xr-200 Honda XR 200 R
Honda XR 200 R
foto moto honda/crf-450x Honda CRF 450X
Honda CRF 450X
foto moto honda/cg-150-titan-esd-mixflex Honda CG 150 Titan ESD Mix/Flex
Honda CG 150 Titan ESD Mix/Flex

Notícias sobre motos da Honda

capa noticia Teste Honda NX 400i Falcon
Teste Honda NX 400i Falcon
Teste Honda NX 400i Falcon
capa noticia Lançamento: 3 importantes novidades na Honda Pop 110 2025
Lançamento: 3 importantes novidades na Honda Pop 110 2025
Lançamento: 3 importantes novidades na Honda Pop 110 2025
capa noticia Além da Gold Wing: Honda trabalha em novo airbag para motos
Além da Gold Wing: Honda trabalha em novo airbag para motos
Além da Gold Wing: Honda trabalha em novo airbag para motos
capa noticia Copia, só não faz igual: como a Honda criou a nova CB 350
Copia, só não faz igual: como a Honda criou a nova CB 350
Copia, só não faz igual: como a Honda criou a nova CB 350