A próxima geração das BMW 310 GS e R, aventureira e roadster, podem ganhar tecnologia da grande big trail 1250 GS. Isso porque os modelos de entrada da marca devem adotar o sistema ShiftCam, que aumenta o desempenho e a eficiência de combustível.
BMW 310 com tecnologia da 1250 GS
A BMW registrou no exterior um pedido de patente que sugere o desenvolvimento de um sistema de distribuição variável de válvulas – do tipo ShiftCam – para um motor monocilíndrico. Caso o esperado se confirme, isso pode significar um grande passo para a linha BMW 310, adotando um tecnologia consagrada em modelos como a big trail 1250 GS.
A patente foi registrada ainda em 2021 e publicada pelo departamento de patentes alemão em fevereiro deste ano. E as novidades com as aplicações da tecnologia ShiftCam na gama de motos G 310 da BMW podem ser grandes.
Obviamente, até o momento, a marca alemã ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre a novidade, nem mesmo falou sobre planos para integrá-la em modelos futuros. Mas, dado os recentes registros e a constante exigência por eficiência do mercado mundial, parece provável que veremos algumas atualizações num futuro próximo.
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O que é o ShiftCam BMW
O sistema de atuação de válvula ShiftCam da BMW pode controlar o tempo e a elevação de uma ou mais válvulas simultaneamente. Tudo isso, ao conectar várias peças de came ou usar uma única peça de came com vários contornos.
Em resumo, trata-se de um design mais compacto e um conjunto de válvulas que economiza peso. Todas essas alterações podem oferecer ainda mais agilidade e capacidade de resposta para o motor na estrada. Confira como o sistema funciona por dentro na 1250 GS:
Além disso, ao incorporar dois ou mais perfis de atuação, o motor pode ter a opção para que condutores possam até personalizar sua experiência de pilotagem – com base nas suas preferências ou nas exigências das condições da pista.
Ou seja, estamos falando de um sistema que pode oferecer desempenho aprimorado em todos os aspectos. Assim, se aplicado nas pequenas BMW 310 pode melhorar a resposta de potência e torque, até oferecer um melhor consumo de combustível e emissões reduzidas.