A big trail mais vendida do mundo está prestes a mudar – mais uma vez. Recentemente, o que deve ser a nova BMW R 1300 GS foi flagrada em testes, no exterior.
Veja também
- Veja o teste com a BMW R 1250 GS
- BMW GS: 40 anos de inovações e tecnologia
- CG, XMAX, GS 1250 e mais: 25 motos mais vendidas de maio
Uma nova BMW GS 1300 a caminho
A motocicleta estava coberta por uma criteriosa camuflagem, indicando que a BMW tem algo a esconder. Desta forma, é difícil antecipar quais novidades a substituta da R 1250 GS trará ao segmento, mas as fotos já apontam para alguns caminhos.
Nem mesmo o motor está totalmente exposto. O cabeçote dos tradicionais cilindros opostos foi coberta, indicando que o propulsor é um dos elementos que terá importantes atualizações.
Quem sabe o ShiftCam (comando de válvulas variável), mesmo novo, já seja aprimorado. O escapamento parece menor e deve trazer mudanças já atento às novas exigências de emissões de ruídos que a Euro5 trará em 2024.
A ciclística também deve trazer novidades. Aparapente, o chassi e subchassi são novos, assim como o braço oscilante. Entretanto, mais uma vez, não é possível oferecer qualquer detalhe com um mínimo de segurança.
No design, mais mistério. As carenagens sobre o tanque e demais componentes plásticos devem chegar à versão definitiva apenas na etapa final do projeto. Porém, o visual tende a seguir a nova identidade da marca, com elementos mais simétricos – algo parecido com o que aconteceu com a 1000 RR recentemente. Por isso, provavelmente a BMW R 1300 GS tenha ‘outra cara’ se comparada com as antecessoras.
Novidades aguardadas
O mercado sempre cria expectativa ao ver uma grande marca como a BMW desenvolvendo um novo projeto. Isto ganha ainda mais força quando se trata do maior sucesso de vendas da empresa em questão, caso da GS.
Por isso, é possível apontar algumas novidades que virão com a nova BMW GS 1300. O modelo deve estar equipado com novas tecnologias recém desenvolvidas pela companhia, como o controle de cruseiro por radar e o sistema de detecção de pontos cegos. As luzes direcionais – e em LED – também devem marcar presença.
Mas há muito mais. Talvez a 1300 traga uma nova central multimídia, quem sabe tão grande funcional como o imenso TFT de 10,2 polegadas da R 1250 RT. Tem se falado até em versões alternativas, como uma M 1300 GS com foco no off road e uma 1400 GS ainda mais apta para grandes viagens. Mas, lembrando, até aqui tudo são apenas especulações.