Ao ouvir o termo ‘Maverick‘ você logo lembra do novo Ford ou do antigo clássico com poderoso motor V8? Então saiba que outro veículo ostenta esse emblemático nome… e que ele é praticamente uma moto com 4 rodas! Aliás, é fabricado por uma marca que já foi referência em motocicletas. Confira!
Ford ou clássico? Maverick é inspirado em moto!
Que os quadriciclos tem suas semelhanças com as motos já percebemos! Afinal de contas, em ambos os condutores conduzem montados. Não surpresa, fabricantes como a Honda, Yamaha e Kawasaki já exibiram seus modelos de quatro rodas.
E nesse mercado, os UTV (Utility Task Vehicle), ou veículo utilitário multitarefas em bom português, são uma espécie de meio termo entre um carro e um quadriciclo. Mas como destaque, esses pequenos ‘carrinhos off-road’ se inspiram na versatilidade e poder das motocicletas. Duvida?
A Can-Am é uma marca canadense famosa por diferentes produtos, especialmente quadriciclos, UTVs e o Spyder, uma espécie de motocicleta de três rodas. E também famosa por ser a fabricante do utilitário Maverick.
Essa linha de modelos, com o clássico nome homônimo do carro da Ford, tem semelhanças com os quadriciclos, conta com estrutura tubular. Aliás, abriga dois passageiros – piloto e navegador, no caso de ralis.
E falando em rali, os modelos Can-Am Maverick já venceram edições de competições mundiais como o Dakar e também o desafios sul-americanos de referência, como o Sertões.
Veja também:
- Moto com nome de carro: como é a nova moto elétrica da Can-Am
- Quadriciclos podem andar nas ruas da cidade?
- Novas motos off-road 2023: agora é a vez da Sherco
Das motos ao Maverick X
Nos anos 1970 e 1980, a Can-Am também se destacava na produção de motocicletas. Mais do que isso, a empresa foi a primeira a fabricar um veículo para neve da América do Norte. Assim, essa fama fez com que a marca migrasse para o mundo de off-roads, passando a introduzir veículos para o campo.
Avançando no tempo, em 2013 a Can-Am lançou o Maverick, um UTV voltado para recreação e competição. No ano seguinte surgiu o Maverick X, o primeiro com motor turbo de fábrica da história. Um propulsor que herda muito das motos de alta performance, aliás.
Uma máquina que atualmente é movida por um propulsor de três cilindros turbo 900cc, que produz 135 cv de potência ou 200 cv quando equipado com filtro de ar de alta performance. O UTV possui ainda transmissão CVT, controle eletrônico do acelerador e 4 modos de tração.
No conjunto ainda estão a suspensão do tipo Double A-arm no eixo dianteiro e 4-Link no eixo traseiro, aliado a um amortecedor da FOX. O Maverick tem freios a disco nos dois eixos aliados a pinças de dois pistões, possui sistema keyless, faróis full LED e painel de instrumentos digital. No Brasil, o modelo chega em 5 variantes e com preço a partir de R$ 154.990.