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A Dafra Kansas 150 chegou ao mercado brasileiro com design valorizando o estilo custom. O modelo também contava com itens pouco comuns na baixa cilindrada, como roda de liga leve, partida elétrica, freio a disco dianteiro. Assim, logo agradou quem queria rodar com estilo e gastando pouco.

Dafra Kansas 150, sucesso de vendas

A Dafra Kansas 150 chegou a ser um dos modelos custom mais vendidos do Brasil. Estreou no mercado em 2008 e até 2010 já contabilizava mais de 33 mil unidades emplacadas. Desta forma, a Kansas conquistou o consumidor brasileiro pelo conjunto de preço acessível, design custom e economia.

Com mais de 30 mil emplacamentos em três anos, Dafra Kansas 150 chegou a ser um dos modelos custom mais vendidos no país

Ao longo do tempo ela sofreu leves atualizações, mas sempre conservando seu estilo e motorização. Em 2011, surgiram novas rodas e escapamento, ampliando ainda mais o apelo visual da Dafra 150 e corrigindo algumas críticas de consumidores.

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Estilo custom

Seguindo uma receita clássica, a Kansas 150 tinha tanque em formato de gota e um segundo visor sobre o compartimento, indicando qual marcha estava engatada. Além disso, farol redondo, painel analógico e vários itens cromados completavam o conjunto.

Produzida de 2002 a 2016, a Intruder 125 fez uma legião de fãs

Kansas encarou de frente outro sucesso do setor, a Suzuki Intruder 125

Por falar nele, o painel era outro item relevante para a pequena custom. Apesar de simples ele era bem posicionado, acima da mesa de direção, oferecendo boa leitura das informações. Além disso, o painel único e centralizado, em corpo cromado, era obedecia ao legítimo estilo custom.

Motor

Na motorização a Kansas 150 contava com tecnologia chinesa da Zongshen. O propulsor monocilíndrico de 149,5 cm³ gerava 13,1 cv a 8.400 rpm de potência máxima e 1,13 kgf.m de torque máximo, a 7.100 rpm.

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Em nosso teste, a Kansas 150 agradou pelo desempenho e economia, ambos dentro do esperado para uma moto de seu porte. Rodou mais de 30 km com um litro

Pontos positivos

O primeiro ponto alto da Dafra Kansas 150 era o conforto proporcionado pelo conjunto e pela posição de pilotagem. O freio a disco na dianteira era outro ponto positivo em uma moto de baixo custo. Além disso, o visual custom garantia o diferencial dessa 150 que competia no mercado com as populares street japonesas.

O apelo visual é o ponto mais forte do modelo

A economia também era outro ponto chave do sucesso do modelo. Segundo informado pela fabricante na época, o consumo girava em torno de 30 Km/l no perímetro urbano. Número comprovado por nós, já no teste do Motonline foi possível rodar 207 km com 6,75 litros – ou seja, média de 30,6 km/l.

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Pontos negativos

Apesar de econômica, a Dafra Kansas 150 podia ainda mais não fosse a adoção pelo antiquado carburador. Apesar disso, as críticas mais recorrentes dos proprietários eram voltadas ao pós-vendas da marca.

Sem uma ampla rede de concessionários pelo país (como dispunham Honda e Yamaha, por exemplo), era natural que surgissem problemas para manter a manutenção nas autorizadas e também encontrar peças originais.

Dafra Kansas 150 vale a pena?

O mercado das custom de baixa cilindrada no Brasil foi esquecido pelas fabricantes mais tradicionais do país há bastante tempo. Justamente por isso, a Dafra sempre ofereceu opções neste nicho, antes com a Kansas 150 e, desde então, com a Horizon 150.

Painel redondo e analógico sobre a mesa do guidão e um painel auxiliar sobre o tanque. Tudo envolto por muito cromado, ao melhor estilo custom

Apesar de não contar com uma rede forte no país e grande disponibilidade de peças, o modelo ainda pode ser encontrado em boas condições no mercado de usadas. Segundo a FIPE, o modelo 2008 tem preço médio de R$ 2.856. Já o preço médio de uma 2015 é de R$ 4.577. Vale lembrar que esses valores irão variar de acordo com o estado de conservação da motocicleta, bem como pela lei da oferta e procura da região onde está.

Modelo foi produzido de 2008 a 2015, quando cedeu lugar à Dafra Horizon 150

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Dafra Kansas 150, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Dafra Kansas 150

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 149.4 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 12 cv a 8500 rpm
Torque Máximo: 1.22 kgf.m a 7100 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 marchas
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, com 130 mm de curso
Suspensão traseira: Bichoque, com 110 mm de curso
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 2,75 – 18 42P
Pneu Traseiro: 3,50 – 16
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 114 kg
Comprimento: 2070 mm
Largura: 1140 mm
Altura do Banco: 860 mm
Distância entre Eixos: 1400 mm
Capacidade do tanque: 12 litros
Preço (FIPE, dezembro de 2020)
2008: R$ 2.856,00
2015: R$ 4.577,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza