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Alguns dos principais movimentos do mercado não geram eventos e nem são transmitidos via live em redes sociais. E foi assim, sem causar alardes, que a Dafra retirou dois modelos do mercado nacional: a street Next 300 e o scooter Cityclass 200i. E tem novidades vindo aí.

Dafra anunciou a saída de dois modelos do mercado brasileiro. A Next…

As informações são do gerente de marcas da Dafra, José Ricardo Siqueira, que respondeu nossa reportagem e apresentou alguns norteadores da marca neste novo momento do mercado nacional. Além disso, claro, confirmou o encerramento da montagem dos dois produtos no Brasil.

Scooter Cityclass 200i por R$9.990,00 à vista

… e a Cityclass 200i não fazem mais parte do catálogo da marca

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Dafra: a estratégia de vendas

Como não dispõe de mais de 1.000 concessionárias, como a Honda, ou de uma tradição que vem desde a primeira metade da década de 1970, como a Yamaha, a Dafra precisou trilhar seu próprio caminho para se estabelecer no mercado. A forma encontrada foi simples e eficiente: ter bons produtos em segmentos pouco disputados, sem (ou ao menos com baixa) concorrência de marcas mais tradicionais.

Dafra aposta em nichos pouco desputados para ganhar mercado. É o caso da custom de pequena cilindrada, onde oferece a Horizon 150

Este posicionamento pode ser exemplificado nas pequenas custom. Afinal, apenas Dafra e HaoJue comercializam motos no estilo de baixa cilindrada no Brasil, respectivamente, as Horizon 150 e Chopper Road 150. Outro segmento em que a empresa nacional aposta desde que foi criada é o de scooter, porém, agora há várias outras marcas de olho em fatias deste bolo.

Baixa do Cityclass. Queda nas vendas do Citycom

Da mesma forma como ocorria com sua pequena custom, até o início deste ano a Dafra seguia praticamente sozinha no segmento dos scooter médio. E ia ‘muito bem, obrigado’. Kymco Downtown 300i e Honda SH 300i não pareciam ter força para ameaçar a liderença do líder Citycom e, desta forma, a Dafra emplacou 1.759 unidades – contra 1.064 do Kymco e 617 do Honda. Ou seja, liderança

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Cityclass ao lado do PCX. Dafra sentiu a chegada de novos concorrentes no mercado e vendas caíram gradativamente

Porém, outras montadoras notaram o potencial do segmento. Yamaha trouxe o XMax no início de 2020 e ele logo tomou o primeiro lugar, emplacando 2.320 motos de janeiro a outubro (no mesmo período, foram apenas 980 Citycom, mesmo recebendo uma nova versão do modelo). Além disso, a Honda está prestes a trazer o Forza 350, o que torna a situação da Dafra no segmento ainda mais vulnerável. Ou seja, incerteza.

Dafra Cityclass 200i – Emplacamentos

2015 1.743 unidades
2016 927
2017 588
2018 448
2019 218
2020 77
TOTAL: 4.001

Paralelamente, o Cityclass sentiu a chegada de concorrentes. Apesar do bom conjunto, o scooter lançado em 2015 perdeu vendas ano a ano, ao mesmo tempo em que NMax chegou ao mercado (em 2016) e PCX ganhou novas, e aperfeiçoadas, gerações. Assim, o Cityclass caiu de 1.743 unidades vendidas por ano em 2015 para 77 nos primeiros dez meses de 2020.

Nem a chegada do HD 300, variação do Citycom, salvou as vendas do scooter da Dafra. Segmento dos médios é dominado pela Yamaha e em breve terá lançamento da Honda

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De acordo com José Ricardo Siqueira, “com a crescente concorrência no segmento o modelo perdeu competitividade e, portanto, optamos por descontinuar o modelo e trabalhar sua substituição num futuro breve”.

E a Dafra Next, por que saiu de produção?

O Next 250 já entrou no mercado preparado para uma briga de cachorro grande. Quando foi lançado, em 2012, Honda CB 300R e Yamaha Fazer 250 já eram modelos consolidados e o estreante precisava apresentar algo diferente para se destacar dos rivais. Desta forma, apostava na performance do motor arrefecido a líquido e seus 25 cv. Deu certo.

Para encarar modelos como CB 300R e Fazer, a Next tinha um projeto moderno, motor potente e bom nível de acabamento. No início, deu certo

No ano de estreia foram mais de 4 mil unidades emplacadas. Porém, o número caiu gradativamente até que em 2017 a Dafra reagiu e atualizou o modelo para 300 cc. Não adiantou. As vendas tiveram uma pequena reação em 2019 mas não se aproximaram dos números iniciais.

Para dar novo fôlego ao modelo, Dafra anunciou a Next 300 em 2017. Entretanto, as vendas não respoderam como o esperado

Além da concorrência externa, o Next passou a dividir a preferência do público com o Dafra Apache RTR 200. Lançado no ano passado, o modelo emplacou 233 unidades no calendário e 384 em 2020. Pode não ser um número impressionante, mas é quatro vezes maior que as 93 Next emplacadas no período, de janeiro a outubro do ano vigente.

Dafra NEXT 250 / 300 – Emplacamentos

2012 4.103 unidades
2013 3.902
2014 2.456
2015 1.045
2016 256
2017 208
2018 172
2019 390
2020 93
TOTAL 12.625

Aliás, a decisão de dar fim à produção do Next está ligada em focar na moto menor. “O modelo (Next) foi muito importante para a marca no Brasil, entretanto foi descontinuado por entendermos que a Apache RTR 200, com 21,02 cv, representa melhor a Dafra neste segmento”, afirmou o gerente Siqueira.

Apache RTR 200 é a nova aposta da Dafra no segmento das street. Sobre o modelo, marca acredita em ‘grande aumento de vendas em 2021’

Futuro da Dafra e lançamento de novo scooter

Diante do novo cenário, a Dafra traçou outra estratégia. Além de oferecer apenas uma street (a Apache), buscará “fortalecer nossa parceria com nossos dois principais parceiros, a taiwanesa SYM e a indiana TVS”. E, além disso, trará um novo scooter ‘150 – 200 cc’ ao Brasil em 2021.

Dafra liderava o segmento com o Citycom, mas ‘o tempo fechou’ com a chegada de concorrentes. Agora, marca trará novo scooter entre 150 e 200 cc

 

Desta forma, a empresa pode estar trabalhando na vinda de um novo scooter SYM, uma vez que a TVS não oferece produtos na faixa de cilindrada informada pelo gerente. Portanto, podemos receber modelos como o Jet 14 200 (de visual moderno, iluminação em LED, tomada USB e já no padrão da Euro5) ou Joyride S 200i (com linhas próximas aos do Citycom e proposta mais ‘touring’). Outra opção é o DRG 160, scooter compacto, sem parabrisa, com design repleto de ângulos, painel em LCD, iluminação em LED e freios ABS nas duas rodas.

Jet 14 200

Jet 14 200

DRG 160

DRG 160

Joyride S 200i

Joyride S 200i

Ou, quem sabe, a Dafra nos surpreenda trazendo outro modelo. Sobre as novidades da marca, José Siqueira comentou que “existe diferencial de imposto entre as empresas, o que impõe escolha cuidadosa dos nichos de atuação. Outra questão é a da maior dificuldade de crédito para clientes de determinados nichos de mercado, nos quais preferimos deixar de atuar. Mas este não é o caso das street acima de 20cv, onde esperamos grande aumento de vendas em 2021 com a Apache RTR 200. Também não é o caso do nicho scooter 150-200cc, no qual teremos lançamento em 2021”. Agora é esperar.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza