Líderes do mercado, históricamente Honda e Yamaha travam uma guerra de lançamentos no país. Uma fez a Tornado, a outra respondeu com Lander. Uma trouxe o PCX, a outra passou a fabricar o NMax. E assim por diante. Agora, quem sabe, em 2021 surjam as (possíveis) novas Twister 250 e XRE 300.
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Motos que devem ser lançadas em 2021
Mas vamos por partes. Depois de um ano para esquecer, marcado por paralisações e retrocesso de vendas, as montadoras devem se preparar para seguir o caminho do crescimento trilhavam desde 2018. Para isto, precisam apresentar lançamentos relevantes para seus respectivos públicos e nichos – mas com os pés no chão, já que será um ano de retomada gradual.
Ou seja, acreditamos que várias motos serão lançadas no Brasil em 2021. Elaboramos a lista a seguir apontando algumas possibilidades. Veja abaixo.
1 – Nova Honda ‘Twister 250’
2 – Nova Honda ‘XRE 300’
3 – Honda Africa Twin 1100L
4 – Honda CBR 1000RR-R Fireblade
5 – Honda Forza 350
6 – Honda NC 750X DCT
7 – Yamaha MT 07
8 – Yamaha MT 09
9 – Yamaha Ténéré 700
10 – BMW F 900 R
11 – BMW F 900 XR
12 – Dafra Jet 14
13 – Ducati Monster
14 – Ducati Street Fighter V4
15 – KTM 390 Adventure
16 – Harley-Davidson Pan America
17 – Royal Enfield Meteor 350
18 – Suzuki V-Strom 1050
19 – Triumph Tiger 850 Sport
20 – Triumph Trident 660
21 – Voltz EVS
Nova Twister 250 vir em 2021
Em 2001 a Honda apresentou a CBX 250 Twister, com motor DOHC, seis marchas e visual inspirado na CB 600F Hornet. Em 2005, a Yamaha respondeu com a YS 250 Fazer, a primeira moto ‘pequena’ do país com injeção eletrônica. Depois, a Honda apresentou a CB 300R e, um ano depois, a Yamaha deu o troco com um banho de loja na Fazer.
Em 2015 chegou a CB 250F Twister, um projeto completamente novo, e no mesmo ano a Yamaha revidou com outra reestilização da Fazer. Dois anos depois a Yamaha tomou a frente e apresentou a Fazer ABS, conciliando o motor já conhecido a um conjunto praticamente inédito, incluindo novos chassi, rodas, tanque, banco, painel e sistema de frenagem.
A próxima cartada precisa ser da Honda. Primeiro para atualizar seu projeto, uma vez que ele não teve novidades significativas desde que chegou ao mercado, há cinco anos. Segundo, porque a marca necessita frear o crescimento da Yamaha que, atualmente, tem na Fazer 250 seu o modelo mais vendido no país.
Como será a Twister 2022?
Então, como será a nova Twister 250? Deve ser um novo modelo e não uma atualização da CB já existente, uma vez que históricamente a Honda opta por não criar ‘segundas-gerações’ na categoria (foi assim com a Strada, com Twister e com CB 300R).
Além disso, deve seguir a atual identidade visual da marca (que tem tornado o design da CB 250F defasado), próximo da CB 500F. Já o motor tende a ser de um cilindro e 300 cilindradas, para se distanciar do desempenho oferecido pela Fazer. Porém, deve se manter arrefecido a ar (e não a líquido) para não encarecer o produto e acabar brigando com MT 03 e similares.
Ou, quem sabe, a Honda inove. Ao invés de criar algo ‘made in Brazil’, adote um produto já à venda no exterior. A CB300R obedece ao conceito New Sports Café e tem projeto moderno. Porém, precisa ser rebatizada antes de chegar ao nosso mercado – evitando indesejáveis comparações com a ‘nossa’ antiga CB 300R e seus respectivos problemas.
CRF 300 para substituir a XRE 300? Difícil
Não, a Honda não deve trazer a nova CRF 300L para substituir a XRE 300 nacional. O modelo apresentado há pouco na Ásia logo estará à venda em diversos mercados. Porém, é mais refinado que a ‘nossa’ trail e, logo, seu preço também seria menos acessível. Motor com arrefecimento a líquido e suspensão e amortecer Showa, bem como a dianteira invertida, são itens que encarecem o projeto.
A antecessora CRF 250 Rally, por exemplo, atualmente custa 6.350 euros na Europa e 6 mil dólares nos Estados Unidos – algo na casa dos R$ 39 mil e R$ 31 mil, respectivamente. Mesmo nacionalizando, seu preço ficaria incompatível com a realidade do nosso mercado. Além disso, trazer uma ‘nova XRE / CRF’ com valor acima dos R$ 25 mil é abrir brecha para a Lander ABS vender – ainda – mais.
Entretanto, a XRE 300 está ‘no mesmo barco’ da CB Twister. Sem novidades mecânicas relevantes desde que foi lançada, em 2009, o modelo teve apenas uma reestilização, em 2019. Assim como ocorreu com a street CB, a XRE tem visto a participação de vendas da concorrente crescer lentamente, ano a ano, o que pode ameaçá-la no futuro.
Por isso, acreditamos que o modelo seja renovado em breve. Ou melhor, que a Honda desenvolva um novo produto para representá-la neste nicho, compartilhando a mesma base que utilizará na ‘nova CB Twister’. Assim, para facilitar a criação dos dois novos produtos, reforçamos a nosa tese de que a Honda está trabalhando em um novo projeto nacional ao invés de importar existentes – como CRF 300, CRF 250 Rally ou CB300R Neo Sports Café.
Além das novas Twister e XRE: motos que devem ser lançadas em 2021
Nem só de Honda e Yamaha, muito menos de motos de 250 e 300 cm³ é que vive o mercado. Por isso, veja abaixo lançamentos de motos que devem chegar ao Brasil em 2021.
Honda: Africa Twin 1100, Forza 350, Fireblade e NC 750X DCT
A Honda já anunciou a chegada de três modelos. Forza 350, Africa Twin 1100L e CBR 1000RR-R Fireblade irão desembarcar por aqui ao longo de 2021, com datas e preços ainda a serem divulgados. Dividirão espaço nas vitrines, acreditamos, com as novas ‘CB Twister’ e ‘XRE 300’. Outra aposta é a NC 750X equipada com câmbio DCT, tecnologia que a Honda quer expandir no território nacional.
Yamaha: esqueça a Ténéré 320 (se a 700 vier já está ótimo)
Nós também adoraríamos ver uma versão trail da MT 03, mas não há qualquer movimento para criar uma ‘Ténéré 320’. Aliás, se a Yamaha trouxer a Ténéré 700, que o público espera desde 2017, já está ótimo. O modelo foi anunciado em junho e desde então não houve qualquer avanço sobre seu lançamento – ao menos nada foi divulgado.
Como ‘é a vez’ da Honda apresentar novidades nas trail e street de 250 cilindradas, a marca dos diapasões não deve lançar nada no segmento tão cedo. Entretando, pode estar preparando para trazer as novas MT 07 e MT 09, apresentadas na Europa, ao nosso mercado – seguindo os passos do que fez com a MT 03.
BMW: F 900 R e F 900 XR
As irmãs F 900 R e XR devem estar no planejamento da alemã BMW para o Brasil. Elas compartilham o mesmo motor da F 850 GS e, inclusive, a naked foi registrada aqui antes mesmo de dar as caras oficialmente, no Salão de Milão de 2019. Seguindo o jogo de siglas da marca, a 900 R é a versão urbana (ou roadster) da plataforma, enquanto a XR segue o mesmo conceito crossover encontrado na S 1000 XR.
Dafra irá lançar novo scooter
A informação de que a Dafra irá trazer um novo scooter já foi confirmada pela própria empresa. A marca afirma estar trabalhando em algo ‘entre 150 e 200 cc’ e ‘reforçando sua parceria’ com SYM e TVS. Isso nos leva a três possibilidades: Jet 14 200, Joyride S 200i e DRG 160, todas da taiwanesa SYM. Acreditamos que virá a JET, com visual mais agressivo, que lembra o da NMax.
Ducati: novas Monster e Street Fighter V4
A nova geração da Monster foi anunciada sem o tradicional chassi de treliça, sua marca registrada desde a primeira geração, no início dos anos 1990. A 821 deve vir ao nosso mercado no próximo ano como atualização da Monster 797 e mantendo o lineup tupiniquim atualizado. Além disso, também gostaríamos de ver a Street Fighter acelerando seu motor V4 por aqui. Aliás, quem saiba a marca até apresente a Multistrada V4 no país.
Adventure 390 estava nos planos da KTM
O tempo passa, mas aqui no Motonline não deixamos nada cair em esquecimento. Em 2019 conversamos com a Factory Powersports, empresa que representa a KTM por aqui que, na ocasião, destacou o interesse em disponibilizar a 390 Adventure no nosso mercado. Isto, segundo a organização, demandaria um processo de nacionalização do modelo, assim como já ocorre com as KTM 390 e 200 Duke. Agora é esperar para ver se o desejo se concretiza.
Harley e a Pan America
Os últimos episódios vividos pela Harley no mundo (e também no Brasil) renderiam um livro. Mudanças de posicionamento estratégico, divulgação e cancelamento de novos projetos, dança das cadeiras na diretoria, More Roads e Rewire e por aí vai. Fato é que a marca confirmou o lançamento global da Pan America para fevereiro, o que fortalece nossa esperança de ver a primeira big trail da marca rodando, também, em solo verde e amarelo.
Royal Enfield já disse que a Meteor 350 virá
Segundo a Royal Enfield, a vinda da Meteor 350 é só questão de tempo. Ainda não sabemos em qual mês ela desembarca por aqui e nem com qual preço, mas imaginamos que será entre R$ 17 mil e R$ 19 mil, uma vez que ela deve ser o novo acesso à gama da marca e não pode custar mais que os R$ 19.430 da Himalayan. Saiba mais sobre A Meteor aqui.
Suzuki: V-Strom 1050
Em junho a Suzuki registrou a nova geração da V-Strom no Brasil, dando indícios de que a marca representada pela empresa JTZ tem interesse em lançar o modelo por aqui. A V-Strom 1050 é 6 cv mais potente que a antecessora (com 107 cv e 10,2 kgf.m de torque) e também possui novos recursos eletrônicos, como controle de velocidade de cruzeiro, iluminação full LED, tomada USB, painel em LCD completo, sistema LowRPM e embreagem assistida e deslizante.
Triumph deve atacar com novas Tiger 850 e Trident
A Triumph tem adotado um posicionamento agressivo no Brasil, o que é comprovado pela vinda da Rocket e de toda a família da Tiger 900 ao nosso imenso país. Desta forma, a empresa deve garantir que seus novos lançamentos, Tiger 850 Sport e Trident 660 – novo modelo de acesso ao universo da marca -, também desembarquem por aqui ao longo de 2021.
A elétrica Voltz EVS
A primeira motocicleta da startup brasileira Voltz, especializada em veículos elétricos, já foi confirmada para o Brasil. Entretanto, o modelo ainda não chegou às lojas – e, por isso, está na nossa lista de motos que serão lançadas em 2021. Entre os destaques do modelo estão o painel em TFT e a potência gerada por seu motor elétrico, equivalente a uma moto de 125 cilindradas, que pode ser dosada em três ‘modos’. Saiba mais sobre o projeto aqui ou no site da empresa.